Notícias

Ver notícia

 ‘Projeto Imersão’ nomeará programa de monitoramento das lagoas e ações de educação ambiental

A profundidade das lagoas da região e o aprofundamento nos conhecimentos técnicos-científicos serviram de inspiração para dois alunos do curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida desenvolverem a marca que irá representar o programa de cooperação técnica entre a universidade e a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. A parceria prevê o monitoramento dos recursos hídricos, como as lagoas de Juturnaíba e Araruama, levantamento da avifauna, produção de relatórios técnico e fotográfico, além de promover ações de educação ambiental.

Criada pelos universitários Victor Hugo Fortini e Jonathan Rios, a marca vencedora é a “Imersão”. Utilizando as cores azul e verde, que representam a natureza, o logotipo traz a letra ‘O’ estilizada formando um barco na lagoa e uma gota, que representa o ciclo completo da água, desde a retirada da água bruta até seu retorno ao meio ambiente, após tratamento. “Quando soubemos do concurso, ficamos muito animados para participarmos. Foi um enorme desafio desenvolver uma marca para um projeto tão importante, em um espaço de tempo tão curto. Mas conseguimos criar uma identidade que é forte e remete a mergulhar em busca de conhecimento e estar pronto para a transformação” – explica o estudante do sétimo período, Jonathan Rios.

Em menos de um mês, os estudantes passaram por todas as etapas de criação de uma identidade visual. Eles receberam o briefing (guia para a execução do projeto), apresentaram as primeiras propostas para o corpo docente e fizeram a defesa da marca para a equipe de Comunicação da Prolagos. Todo o trabalho teve o acompanhamento do professor da disciplina Agência Experimental, Ronaldo Piloto, que, junto com a coordenação do curso, abraçou o concurso proposto pela concessionária. “Foi um prazer participar do desafio que uniu a expertise da Prolagos e o conhecimento acadêmico de nossos alunos. Com a divulgação do projeto ganhador, comemoramos não só a premiação, como também o engajamento de todos os envolvidos” – ressalta Vanessa Ribeiro, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.

Dos cinco trabalhos apresentados, três finalistas foram selecionados e passaram pela avaliação da diretoria da concessionária, que escolheu o ganhador, considerando os quesitos: criatividade e flexibilidade. “Nossa intenção foi estimular a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e estender a parceria com a universidade. Foi um grande desafio selecionarmos uma entre tantas propostas tão bem elaboradas. A dedicação e o profissionalismo dos alunos nos surpreenderam tão positivamente que já estamos pensando em novos projetos” – revela Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Como reconhecimento do trabalho e dedicação dos alunos, o projeto vencedor receber prêmio de R$ 1.000,00 e a identidade visual será utilizada em todas as peças de divulgação do projeto Imersão.

PARCERIA – Lançado em maio, o programa prevê a integração do conhecimento técnico e acadêmico, reunindo os profissionais e unidades operacionais da Prolagos e universitários sob a supervisão de professores. Com uma frente multidisciplinar, fazem parte das atividades alunos dos cursos de Engenharias Civil, Ambiental e de Produção, além de Administração, Pedagogia, Direito, Serviço Social e Comunicação. O projeto vai permitir que o corpo acadêmico possa assessorar permanentemente e orientar as tomadas de decisão da concessionária, buscando as melhores soluções para a sociedade e para o meio ambiente.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.