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Substituição aumenta a segurança operacional e reforça a confiabilidade do sistema elétrico, com foco no aprimoramento do abastecimento

 

Uma grande operação foi montada, nesta semana, para efetuar a troca de três transformadores e a implantação de um quarto equipamento na principal subestação de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. O trabalho mobilizou cerca de 35 colaboradores, que fizeram a substituição dos equipamentos por aparelhos mais potentes, que proporcionarão maior segurança operacional e permitirão que maquinários elétricos e eletrônicos funcionem com maior estabilidade, aprimorando ainda mais o abastecimento de água nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

O trabalho iniciou semanas antes, com um planejamento detalhado da intervenção, que organizou as pessoas envolvidas, materiais que seriam utilizados e os horários em que cada ação seria realizada. Durante a atividade, a energia elétrica da ETA teve que ser desligada, o que parou a produção e, consequentemente, o fornecimento de água para os municípios. Com o auxílio de guindastes, os transformadores antigos foram substituídos pelos mais modernos, que pesam, em média, cinco toneladas, cada. Toda ação foi acompanhada por profissionais da Segurança do Trabalho. “Assim como em uma orquestra, a operação precisou ser sincronizada, pois como trabalhamos com equipamentos muito robustos, foi necessária muita atenção em cada detalhe do serviço para que não houvesse risco a nenhum dos colaboradores”, explica Armstrong Porto, coordenador de Eletromecânica.

Após a troca, mais de 40 painéis elétricos e eletrônicos passaram por uma parametrização de ajuste da tensão elétrica e os motores também foram reconfigurados. A ação faz parte do Plano Verão 2022/2023 da concessionária, que contou ainda com outras quatro frentes de trabalho com operações simultâneas, como troca de válvulas, trechos de adutoras e interligações de sistemas de distribuição de água. As atividades mobilizaram cerca de 70 pessoas entre colaboradores de diversos setores da concessionária e funcionários de empresas terceirizadas e foram acompanhadas de perto pelo diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida. “Todas essas ações nos colocam a um passo à frente na busca pela segurança operacional e melhoria contínua dos nossos serviços. Potencializamos esta parada programada no sistema com a inclusão de diversos serviços a fim de minimizar os impactos para a população, evitando novas paradas, inclusive, emergenciais. Todo este trabalho só pôde ser executado, pois contamos com uma equipe extremamente qualificada e engajada”, acrescenta.

Após a conclusão dos serviços, os sistemas foram retomados, mas a normalização da pressurização na rede é feita de maneira gradual para evitar o rompimento de tubulações, podendo levar até 24 horas para a normalização e equalização das pressões nos locais mais elevados e distantes da operação. Em função da localização da estação de tratamento, a água produzida leva cerca de 12 horas para chegar às residências, por isso, a concessionária reforça a importância de que todos os imóveis tenham reservatório com capacidade adequada para atender os moradores por cinco dias, conforme previsto no termo de adesão.

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