Notícias

Ver notícia

Evento da Prolagos reuniu lideranças da região e tem como objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos moradores por meio do conhecimento

O saneamento é muito mais do que realizar obras, é um serviço essencial que impulsiona o desenvolvimento de cidades, turismo, economia e renda, que proporciona mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. Por isso, a Prolagos vai além do básico para ouvir as demandas da população e se relacionar com a comunidade, ampliando o impacto positivo do tratamento da água e do esgoto. Foi com esse foco que a concessionária realizou nesta quinta-feira (06), no auditório da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, uma palestra sobre responsabilidade social e o cenário do saneamento no Brasil.

O debate foi conduzido pelo diretor-presidente da empresa, Pedro Freitas, e pelo presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, referência em saneamento e meio ambiente, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos moradores por meio do conhecimento. “Esse é um momento importante para nós, pois mais do que falar sobre os nossos investimentos, estamos ouvindo a sociedade, os formadores de opinião. As vezes no dia a dia da concessionária, a gente acaba não sabendo de demandas específicas, e esses acabam sendo momentos de troca. Conseguimos passar o que estamos fazendo, a responsabilidade que temos com a Região dos Lagos, mas acima de tudo, é uma oportunidade de reflexão para escutá-los e vermos o que precisamos melhorar, e por isso a Aegea incentiva às concessionárias a abrir cada vez mais canais de comunicação com a sociedade”, ressalta Édison.

O encontro, que reuniu lideranças das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, teve a participação de cerca de oitenta pessoas, por meio do programa Afluentes, canal direto entre os representantes dos bairros e a concessionária. “Achei o evento muito construtivo. Uma oportunidade de tirar não só as minhas dúvidas, como também de toda a liderança e de trazermos as demandas das nossas comunidades pois somos nós quem vivenciamos o dia a dia. As explicações que vocês nos dão fazem com que a gente mude o nosso olhar com relação ao serviço da concessionária e entenda como funcionam os investimentos”, relata Conceição Barbosa, presidente da Associação de Mulheres de Cabo Frio.

Responsabilidade Socioambiental

Desde 2008 mais de 85 mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas sociais da concessionária, sendo cerca de 6 mil somente em 2022, quando a Prolagos realizou outros 12 programas: Pioneiros (tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho), Portas Abertas (realiza visitas guiadas nas unidades operacionais da empresa), CaptaAção (trabalha território, identidade e cultura com estudantes), De Olho no Óleo (coleta e reutiliza óleo de cozinha usado), Somos Divas na Luz do Candeeiro (voltado para o empoderamento de mulheres quilombolas), Bolsa Socioambiental (promove renda para as colônias de pesca durante o defeso da Lagoa de Araruama), Voluntariado (ações sociais promovidas pelos colaboradores da concessionária), Respeito Dá o Tom (promove equidade racial nas relações de acesso e crescimento na empresa), Estatística Pesqueira (monitoramento mensal da pesca na Laguna de Araruama), Negócio Cultural (oficinas on-line e mentorias gratuitas, com o objetivo de capacitar microempreendedores), Impulso (com a construção da Colônia de Pesca de Iguaba Grande) e Tarifa Social (benefício que concede 50% de desconto na fatura de água).

Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Comunicados Saiba mais
Comunicados