Notícias

Ver notícia

Na ação, foram vistoriados três pontos com ligações clandestinas nos bairros Praia Linda, Balneário São Pedro e Campo Redondo

 

A Prolagos e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizaram, nesta segunda-feira (17), uma ação em conjunto de fiscalização contra o despejo irregular de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama. Foram visitados três pontos da cidade, em que foram flagradas ligações clandestinas.

O primeiro deles foi na Praia da Tereza, no bairro Balneário São Pedro. Representantes da concessionária e da Secretaria de Meio Ambiente foram verificar uma ligação irregular de esgoto de uma casa diretamente na rede de drenagem pluvial, mas sem passar pelo sistema da empresa, sendo despejado diretamente na laguna. O proprietário do imóvel será notificado pelo município.

Já na Praia Linda, foi identificado o despejo de resíduos por parte de um condomínio diretamente na Lagoa. Fiscais constataram que se trata de esgoto, embora a síndica do empreendimento tenha alegado se tratar de água de um poço artesiano que teria extravasado. Ela deverá fechar a saída da água e, após isso, uma nova verificação será feita.

No bairro Campo Redondo, as equipes constataram que o sistema de esgotamento sanitário funciona normalmente, após ser identificado resíduo de óleo diesel nos dutos, há duas semanas. Segundo o município, está sendo investigada a origem do produto. Após identificado, o responsável também será notificado.

Desde o dia 31, quando foi iniciada a operação para fiscalização do descarte irregular de esgoto em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, a Prolagos identificou mais de 30 pontos de ligações clandestinas, que são comunicadas para as respectivas secretarias de Meio Ambiente. Nas vistorias, as equipes contam com o auxílio de um pequeno robô, que tem a capacidade de fiscalizar de que forma o despejo de esgoto é realizado. Ele percorre as tubulações e pode identificar imóveis que tem jogado esgoto fora de forma irregular.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.