Notícias
Concessionária recebeu o troféu do Prêmio Nossa Rádio 2022. Mais de 40 mil pessoas votaram para eleger os destaques do ano
A Prolagos foi destaque no 2º Prêmio Nossa Rádio. A concessionária recebeu a premiação, na noite deste domingo (11), em reconhecimento pelos projetos socioambientais realizados durante o ano. Mais de 40 mil pessoas participaram da votação para eleger as empresas e personalidades que mais contribuíram em suas áreas de atuação. Desde 2008, mais de 85 mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas sociais da concessionária, sendo 5 mil somente em 2022. O troféu foi entregue para a coordenadora de Responsabilidade Social, Simony Dias.
Só neste ano a concessionária realizou 11 programas: Afluentes (programa de relacionamento com as lideranças comunitárias), Pioneiros (tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho), Saúde Nota 10 (promove educação socioambiental para crianças de escolas públicas municipais), Portas Abertas (realiza visitas guiadas nas unidades operacionais da empresa), CaptaAção (trabalha território, identidade e cultura com estudantes), De Olho no Óleo (coleta e reutiliza óleo de cozinha usado), Somos Divas na Luz do Candeeiro (voltado para o empoderamento de mulheres quilombolas), Bolsa Socioambiental (promove renda para as colônias de pesca durante o defeso da Lagoa de Araruama), Voluntariado (ações sociais promovidas pelos colaboradores da concessionária), Respeito Dá o Tom (promove equidade racial nas relações de acesso e crescimento na empresa) e Tarifa Social (benefício que concede 50% de desconto na fatura de água). O investimento tem foco em promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades, gerando o fortalecimento da população para atuar no mercado de trabalho, preservando a história, cultura e o desenvolvimento turístico da região onde atua. “Esse resultado reforça nosso compromisso em desenvolvermos cultura, educação e geração de renda, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social, contribuindo para uma agenda comum de desenvolvimento focada nas pessoas”, pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. A concessionária também se dedica em ampliar o acesso à água tratada por meio da Tarifa Social.
Para ampliar o acesso ao benefício, a Prolagos está realizando diversas ações como: atendimento itinerante nos bairros, parcerias com os Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) e também com líderes comunitários, que informam a comunidade e indicam à concessionária os moradores que possuem os requisitos necessários para aderir ao programa. “A adesão ao programa é simples e pode ser feita nas lojas da empresa, pelo telefone ou WhatsApp 0800 7020 195, ou pelo e-mail [email protected], apresentando fotos de documentos pessoais e do imóvel. Os pedidos são analisados individualmente, observando as condições socioeconômicas dos moradores e o enquadramento nas condições exigidas. Assim que o cadastro das famílias é aprovado, os moradores já passam a ser beneficiados”, explica Simony Dias.
Para aderir ao programa o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo e ter consumo mensal de até 10 m³ de água.