Notícias
Ação do Inea, com apoio da Prolagos, retirou oito ligações irregulares para abastecimento de caminhões-pipa clandestinos; parte da água era armazenada em uma piscina em péssimas condições de higiene
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, nesta segunda-feira (3), uma ação para desmantelar pontos clandestinos de abastecimento de caminhões-pipa, no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio. Equipes da Prolagos e do 25º Batalhão de Polícia Militar deram apoio à ação. Ninguém foi encontrado pelos fiscais, mas os proprietários dos imóveis serão intimados pelas autoridades ambientais a esclarecer os fatos.
Ao todo, os fiscais flagraram oito ligações irregulares à rede de abastecimento da concessionária, em dois endereços na localidade. No primeiro local, na Rua Por do Sol, foram encontrados três poços e duas ligações clandestinas, além de duas bombas hidráulicas. A água era armazenada em uma caixa de dez mil litros e em uma piscina de 50 mil litros, ambas em precário estado de higiene.
No segundo endereço, na Rua Flexeiras, foram encontrados mais três “gatos” e dois poços clandestinos, além de equipamentos para abastecer os caminhões-pipa. Na mesma rua, foram encontradas outras três ligações irregulares.
“Ações como essa, além de crime previsto na legislação, podem causar uma série de problemas à rede de distribuição de água, prejudicando a população, como perda da pressão, vazamentos e contaminação da rede de abastecimento”, disse o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
As denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, pelo qual usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.