Notícias
Viva Vida Mulher, que apoia pacientes com câncer, é a primeira entidade beneficiada no programa da Prolagos
Alimentos, artigos de higiene, tecido e algodão siliconado. Estes foram os itens recebidos pela ongViva a Vida Mulher, que transformou óleo de cozinha usado em donativos para pacientes com câncer por meio da campanha De Olho no Óleo, promovida pela Prolagos. O material doado será utilizado para complementar cestas básicas e confeccionar máscaras, tapa-olhos e pequenas almofadas em formato de coração para mulheres mastectomizadas.
Para arrecadar os resíduos, voluntárias da ong contaram com apoio da população e restaurantes parceiros. A meta, agora, é continuar o trabalho. “Nos últimos dois meses nos dedicamos para coletar o óleo usado e fechamos o Outubro Rosa, que é tão importante para a entidade, com esses donativos que ajudarão muitas famílias. Como a campanha segue até dezembro, continuaremos a coleta com a expectativa de conseguirmos mais doações para as cestas de fim de ano”, comenta Sílvia Andrade, presidente da entidade, que há seis anos atua em São Pedro da Aldeia.
Além dos alimentos e do kit com as almofadas em forma de coração, a ong também oferece apoio emocional para as pacientes. “Infelizmente, muitas mulheres são abandonadas pelos maridos quando descobrem o câncer de mama, o que acaba agravando a situação. As doações ajudam na subsistência dessas famílias, muitas com crianças pequenas, mas o suporte emocional é fundamental para que elas se sintam fortalecidas e consigam passar por este momento tão difícil”, acrescenta.
A ong Viva a Vida Mulher foi a primeira entidade premiada nesta edição da campanha De Olho no Óleo. O programa foi lançado pela concessionária no ano passado e tem como objetivo estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado, evitando que seja lançado em pias, ralos e vasos, o que pode gerar prejuízos para a rede pública de esgoto e drenagem e para o meio ambiente. Neste ano, em função da pandemia, a Prolagos adaptou a campanha para contribuir com associações de moradores e entidades sociais, transformando o resíduo coletado em itens de necessidade das comunidades.
A campanha, que faz parte do programa Afluentes, canal de comunicação entre a Prolagos e lideranças comunitárias, neste ano possui a intenção de mobilizar a população em prol da solidariedade e sustentabilidade. “Além de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto desse resíduo, buscamos com essa ação minimizar os impactos sociais causados pela pandemia, que prejudicou diversos segmentos da economia, como o turismo, que é a principal fonte de renda de alguns municípios da Região dos Lagos”, comenta Ricardo Azevedo, gerente de Responsabilidade Social da Prolagos.
A edição 2020 da campanha De Olho no Óleo tem a parceria da Reveg Resíduos, empresa responsável pela coleta e destinação correta do óleo usado. Associações de moradores, colônias de pescadores e entidades sociais dos cinco municípios atendidos pela Prolagos (Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) podem participar da campanha, que segue até o dia 15 de dezembro. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.prolagos.com.br.