Notícias
Iniciativa beneficia os bairros Monte Alegre, Jardim Esperança e Porto do Carro
O novo interceptor de esgoto implantado no bairro Monte Alegre, em Cabo Frio, já está integrado ao sistema principal operado pela Prolagos e em funcionamento. A obra, que beneficia os bairros Monte Alegre, Jardim Esperança e Porto do Carro, que reúnem quase um terço da população cabo-friense, contou com 625 metros de tubulação implantados e reconstruiu o trecho do sistema da Avenida Central, iniciando próximo à rua Cinquenta e Sete, seguindo até o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos.
A iniciativa teve o objetivo de modernizar este trecho do sistema com a implantação de novos tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), material mais resistente que proporciona maior durabilidade e segurança operacional. A ação contou ainda com a recomposição do pavimento das ruas onde foram realizadas as intervenções.
“Um grande desafio encontrado foi conseguir fazer a substituição sem a paralisação do sistema. Isso aumentou muito a dificuldade da obra, pois não era possível construirmos um novo interceptor em paralelo, devido às interferências existentes, como: a rede de drenagem pluvial, rede de distribuição de água, e também a rede de gás natural. Para garantir a segurança operacional, foi necessário prolongar a linha de bombeamento de esgoto que sai da elevatória Porto do Carro. Este desvio possibilitou trabalharmos no trecho que foi reconstruído”, explica o engenheiro Weslley Pereira, que acompanhou a substituição.
A obra faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária, que tem foco em levar mais saneamento e qualidade de vida para a população por meio de obras de extensão de rede de água e de coleta de esgoto, ampliação e melhorias nas estações de tratamento e implantação de novas unidades de bombeamentos. Além de Cabo Frio, a Prolagos é responsável pelos sistemas de tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A estrutura do sistema de esgotamento sanitário da concessionária é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.