Notícias
Esta foi a quarta vez, sendo a terceira consecutiva, que representantes da concessionária conquistam o prêmio entre as unidades da Aegea Saneamento
A reutilização do lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA) para a confecção de peças de cerâmica por quilombolas do projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro. Foi com esta ideia que as estudantes Manuela Costa e Daniele Fontes, ambas de 18 anos, venceram, na terça-feira (3), a etapa nacional do Pioneiros, programa de responsabilidade socioambiental da Prolagos. Esta foi a quarta vez, sendo a terceira consecutiva, que representantes da concessionária conquistam o prêmio, que teve a participação de estudantes do programa de outras 14 unidades da Aegea Saneamento, grupo do qual a Prolagos faz parte.
“Estou muito feliz com essa conquista. Porque corremos atrás, passamos dias dedicando 90% do nosso tempo para o desenvolvimento do nosso projeto. Muitas vezes parecia que não iria dar certo, mas nunca pensamos na opção de desistir. As nossas instrutoras sempre nos motivaram e também nos ajudaram com muito conhecimento sobre a área. Foi muito gratificante ver que todo o nosso esforço valeu a pena”, contou Manuela.
O Pioneiros tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho e promover transformação social nas comunidades locais. A edição deste ano formou 25 estudantes. Manuela e Daniele, que foram acompanhadas pelas orientadoras e colaboradoras da Prolagos Karine Bento e Samea Hussein, já tinham vencido a etapa regional, onde concorreram com outros 13 projetos. Com a conquista, elas vão ganhar uma bolsa de estudos integral na Universidade Veiga de Almeida, além de concorrer a vaga de Jovem Aprendiz na concessionária.
“Participar da 6ª edição do Pioneiros foi incrível, uma oportunidade única. Durante os quatro meses de curso, pude aprender sobre o saneamento básico, entender que tem todo um processo para a água chegar em nossas casas… Tudo que aprendi vou levar pra vida toda, principalmente a experiência de montar um projeto pensando no lado social. Poder conhecer a história e os desafios das mulheres quilombolas foi realmente incrível”, completou Daniele.
O Pioneiros é um dos 17 programas socioambientais desenvolvidos pela Prolagos neste ano, com o objetivo de gerar um impacto relevante nas esferas da educação, saúde e geração de renda. Ele tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e apresentá-los a diferentes profissões. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa e sobre serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.
Participam do projeto de 20 a 30 alunos do ensino médio (16 a 20 anos) selecionados preferencialmente em escolas da rede pública de ensino. Após um período de imersão nos assuntos, os alunos tem o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro em que vivem.
“O Pioneiros tem a ideia de trazer um grande legado de conhecimento e capacitação para os jovens que participam, os colocando no universo corporativo e no saneamento como um todo. Nele, os jovens aprendem sobre como a rotina de uma grande empresa, assim como o funcionamento de cada setor dentro da Prolagos, abrindo um universo de possibilidades profissionais. Além da oportunidade única de aprendizado, o projeto ainda possibilita uma inclusão no mercado de trabalho, através das vagas de jovens aprendiz que são oferecidas por meio de um processo seletivo”, explicou a coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.
Sobre o projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro
O Somos Divas na Luz do Candeeiro é desenvolvido pelo Instituto Cultural Carlos Scliar em parceria com a Prolagos. Desde o início, em 2020, o projeto já impactou mais de 30 mulheres dos quilombos da Baía Formosa e Maria Joaquina, em Cabo Frio, e Caveira, em Botafogo, São Pedro da Aldeia. Durante o projeto, as mulheres aprenderam a produzir diversos tipos de utensílios como copos, xícaras, pratos, luminárias, biojoias, entre outros, para serem vendidos em feiras dos municípios e nos próprios territórios. A iniciativa está alinhada ao Respeito Dá o Tom, programa realizado por todas as empresas do grupo Aegea que promove ações com foco na igualdade e diversidade racial.
Além da capacitação para a confecção de cerâmicas e o início da montagem de uma linha de produção nos próprios quilombos, as mulheres também passaram, neste ano, por um treinamento sobre empreendedorismo e redes sociais, em parceria com o Sebrae, para ajudá-las a tornarem a atividade em um ramo sustentável financeiramente.