Notícias
Com mais de 60% de conclusão da primeira etapa, projeto recebeu dois equipamentos para o tratamento preliminar do sistema
“Este equipamento é responsável por realizar a filtração dos resíduos sólidos grosseiros, como materiais plásticos, tampinhas de garrafa, cotonetes, que chegam pelo sistema de esgoto, além da retirada de areia, óleo e gordura. Apesar de serem compactos, estas unidades pesam toneladas, o que tornou a instalação desafiadora, necessitando de guindastes reforçados para suspendê-las”, explica Luis Henrique Antas, coordenador de Engenharia da Prolagos.
Para receber os equipamentos, a concessionária construiu duas lajes suspensas com cerca de dez metros de altura, o equivalente a um prédio de três andares, sustentados por estacas com mais de sete metros de comprimento cravadas no solo. Nos próximos meses, mais um equipamento preliminar será instalado, permitindo não só o aumento da capacidade de tratamento da estação, mas também uma maior segurança operacional.
“Após o término desta fase no início do próximo ano, iremos começar a implantação de decantadores e tanques biológicos, ampliando o tratamento convencional. Ao final da obra, a estação terá a capacidade média de tratamento aumentada em cerca de 50%”, completa o coordenador.
Além da ETE da Praia do Siqueira, o município cabo-friense também contará com a outra unidade de tratamento do município modernizada. A estação que opera no bairro Jardim Esperança passará por um aumento de 100% da capacidade média de tratamento. Com a ampliação das duas estações, que passarão a operar em nível terciário, será possível gerar ao final do processo de tratamento água de reuso, que poderá ser usada para irrigação de jardins e outros fins.
Mais saneamento para a Região dos Lagos
Em complemento as obras em Cabo Frio, a Prolagos também está realizando a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia, que está em fase de conclusão, e a modernização do tratamento de esgoto de Arraial do Cabo, com a construção de uma nova estação de tratamento, distante dos centros urbanos.
Para reforçar a proteção ambiental da Região dos Lagos e, principalmente, da Lagoa de Araruama, dentro dos investimentos que estão sendo realizados e que estão previstos para 2025 pela concessionária, está em andamento a implantação de 26 Km restantes do cinturão coletor de esgoto que blinda a laguna, que inclui obras em Cabo Frio; São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.