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Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas para o Réveillon nas cidades da área de concessão

 

O verão chegou e com ele, aumenta o fluxo de turistas nas cidades da Região dos Lagos. A expectativa é que cerca de 1,5 milhão de pessoas curtam a chegada no ano novo nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Com a possibilidade de cidades cheias, assim como acontece com os demais serviços, aumenta a demanda por água e para garantir o abastecimento, a Prolagos preparou uma série de medidas para reforçar a distribuição de água. Ao todo, serão 90 dias de operação especial.

O período será beneficiado pelas ações do Plano Verão 2022/2023, com atividades e investimentos que foram aplicados durante todo o ano, como a instalação de novas estações de bombeamento (booster) para reforçar a pressão nas tubulações e aperfeiçoar o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades; troca de transformadores na principal subestação de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA); substituição de trechos de adutoras (tubulação de grande porte que transporta água) na RJ-102, em Búzios; RJ-106 e Rua do Fogo, em São Pedro; e na Estrada dos Passageiros, em Cabo Frio.  As ações visam garantir maior segurança operacional e melhor funcionamento do sistema. “Assim que um verão termina, já começamos a nos preparar para o próximo. Durante todo o ano nos dedicamos para melhorar cada vez mais o abastecimento para nossos clientes, investindo em melhorias e ampliações no nosso sistema”, explica o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

A concessionária também abasteceu os 39 reservatórios do sistema, o que representa um volume de 54 milhões de litros de água, ou 54 mil caixas d’água de 1000 litros. Os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como de coleta e tratamento de esgotos funcionarão 24 horas com capacidade plena. Equipes do setor operacional da concessionária estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência na área de concessão.

Para atender ao aumento da população, o quadro de funcionários das lojas foi reforçado e os horários de atendimento foram ampliados, com funcionamento das unidades de segunda à sexta, das 8h às 17h, e  aos sábados, das 8h às 12h. Para evitar filas e aglomeração de pessoas, os usuários podem agendar o atendimento pelo site https://aegea.agendamento.ai. Os clientes que precisarem entrar em contato com a concessionária também podem optar pelo aplicativo Águas APP, que dá acesso a débito automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos; Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que funciona 24h, e WhatsApp, disponíveis pelo telefone 0800 70 20 195.

Além de toda preparação da concessionária, também é necessário que cada morador faça a sua parte. É importante manter as cisternas e caixas d’água cheias, o registro do hidrômetro sempre aberto, verificar as boias e as instalações hidráulicas. “Uma dica fundamental é se certificar que a capacidade de reservação de água do imóvel é correspondente com a média de consumo das pessoas que você irá receber. Como cada um consome em média, 200 litros de água diariamente, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água com capacidade de reservação para cinco dias, ou seja, de 5.000 litros. Adotando esses cuidados, a população vai ajudar minimizar os impactos no abastecimento”, ressalta Gabriela Negreiros, coordenadora de Operações da concessionária.

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