Notícias
Iniciativa da Prolagos tem foco em evitar o descarte irregular do material
As associações de moradores do Conjunto Habitacional Monte Carlo, no Jardim Esperança, em Cabo Frio; e do Parque das Garças, em Arraial do Cabo; e a Associação de Mulheres de Cabo Frio, em Tamoios; receberam ecopontos para a coleta de óleo de cozinha usado. A ação faz parte do programa “De Olho no Óleo”, promovido pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, que tem como foco evitar o descarte irregular do material, estimulando atitudes mais sustentáveis, a preservação do meio ambiente e evitando a degradação das redes públicas.
Para doar, basta armazenar o óleo frio em uma garrafa pet e levar até às sedes das Associações de Moradores ou procurar a liderança comunitária do Bairro. O material será encaminhado para uma Empresa licenciada e especializada em reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. O valor arrecadado com o reaproveitamento é revertido em donativos para a comunidade. “O coletor é muito prático. A pessoa junta dois litros de óleo de cozinha usado e ganha uma unidade de detergente de 500 ml. A iniciativa é boa porque ao deixar de jogar o óleo de cozinha usado no ralo, não entope o esgoto e faz bem para o meio ambiente” – explica a presidente da Associação de Mulheres de Cabo Frio, Conceição Barbosa.
Os novos ecopontos se somam aos já instalados em outras associações e secretarias municipais de Meio Ambiente das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que arrecadam óleo da população local, comércios e restaurantes. “O nosso objetivo é despertar na população a consciência de que cada um tem a sua parcela de responsabilidade na preservação do meio ambiente, na sustentabilidade e conservação da rede de esgoto e do meio ambiente” – pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
Quando descartado de forma irregular, apenas 50 ml de óleo é o suficiente para poluir 25 mil caixas d´água de mil litros. Além disso, quando jogado na pia, ele pode causar entupimento da tubulação da residência. Já no caso da rede de esgoto , ao ser misturado com areia ou outros resíduos sólidos, é formada uma espécie de concreto, causando obstruções que podem provocar retorno de esgoto para residência ou alagamentos em períodos de chuva.
Serviço:
- A Associação de Moradores e Amigos do Monte Carlo fica na Rua Américo Gomes da Fonseca, 1150, quadra 4ª, no escritório comunitário, no Jardim Esperança, em Cabo Frio.
- A Associação de Moradores do Parque das Garças está localizada na Rua Castelo, 3, no Parque das Garças, em Figueira, Arraial do Cabo.
- A Associação de Mulheres de Cabo Frio fica na Rua da Torre, 132, Aquarius, em Tamoios.