Notícias

Ver notícia

Treinamento oferecido pela Prolagos apresentou os sistemas de água e esgoto

 Promover o conhecimento sobre algo essencial para saúde e qualidade de vida, o saneamento básico, e formar multiplicadores de conhecimento nas comunidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Esse foi o objetivo do treinamento para líderes comunitários organizada pela Prolagos, em parceria com a Academia Aegea, plataforma de educação corporativa da Aegea Saneamento, grupo do qual a concessionária faz parte. Ao todo, mais de 40 representantes de associações de moradores e ONGs da região participaram dos dois dias da capacitação que percorreu o ciclo completo do saneamento, iniciando na captação e tratamento de água e finalizando na coleta e o tratamento de esgoto.

“O objetivo desse curso é apresentar o caminho que precisa ser totalmente percorrido pela água e pelo esgoto para garantirmos a preservação do meio ambiente. Tivemos uma participação grande dos líderes comunitários da região, bastante interessados em aprofundar o conhecimento sobre saneamento básico”, comenta Ana Helena Berenhauser, diretora técnica da Hydrus, empresa voltada para capacitação de profissionais de saneamento básico, que conduziu o treinamento dos líderes.

Além da parte técnica e operacional dos sistemas, a capacitação, que aconteceu de maneira virtual, apresentou aos líderes como o usuário pode ser mais ativo em todo ciclo, ensinando informações simples, como o funcionamento do hidrômetro e como o descarte irregular de lixo doméstico pode prejudicar a rede de esgoto.

“Foi muito legal da parte da Prolagos nos proporcionar esse ensinamento de como devemos contribuir com os cuidados ao meio ambiente, com a água que recebemos e como devemos cuidar do nosso consumo. Toda essa informação eu pretendo passar para os moradores aqui do meu bairro”, disse Maristela Macacchero, líder comunitária da Associação de Moradores do Jardim Nautilus, em Cabo Frio.

A capacitação faz parte do Programa Afluentes, canal de comunicação e relacionamento entre a empresa e lideranças comunitárias, que, mensalmente, realiza reuniões virtuais para ampliar o trabalho já realizado presencialmente e localmente antes da pandemia. A iniciativa apresenta diversas áreas da empresa para os líderes, que podem escolher os temas de acordo com as necessidades dos bairros.

“A ideia de fazer esse treinamento surgiu a partir das dúvidas que apareciam nas reuniões mensais do programa. Cada mês tratamos sobre um tema e muitos questionamentos sobre os processos em si eram levantados pelos líderes. Então, decidimos fazer essa ação para capacita-los e torna-los multiplicadores da informação”, comenta Angelica Braz, do setor de Responsabilidade Social da Prolagos e responsável pelo programa.

Para complementar o conhecimento adquirido nos dois dias de treinamento, os participantes foram convidados a conhecer nas próximas semanas a sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, onde irão receber os certificados do curso e visitar o Centro de Controle Operacional, a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.