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Iniciativa, que une representantes dos bairros e técnicos da Prolagos, tem como objetivo proporcionar melhor experiência aos moradores por meio do conhecimento
Tirar dúvidas, apresentar demandas dos bairros, trocar ideias que podem proporcionar uma melhor experiência aos moradores e orientar sobre o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto. Com estas pautas, a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, promoveu um encontro online com líderes comunitários das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A iniciativa faz parte do Projeto Afluentes, canal direto entre os representantes dos bairros e a concessionária.
Durante o encontro, técnicos da concessionária explicaram o modelo do sistema de esgotamento sanitário em vigor na região: o coleta em tempo seco, que capta as contribuições que passam pelas galerias pluviais e encaminha para a estação de tratamento. Este modelo definido no passado foi fundamental para a melhoria da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, pois evita que o esgoto chegue in natura ao ecossistema. Em complemento a este sistema, a concessionária também vem implantando redes separativas. “Aqui na Região dos Lagos existem dois modelos de esgotamento sanitário. Um deles é o de captação em tempo seco, que utiliza rede de drenagem da água da chuva, em que a limpeza e manutenção são de responsabilidade dos municípios. O outro, é a rede separativa, que é quando a coleta do esgoto é feita de forma totalmente separada. Neste caso, a população fica responsável por se ligar na rede e a Prolagos por manter e limpar as tubulações” – explica a analista Samea Hussein, que faz parte do setor Operacional Esgoto.
Como operadora dos serviços de saneamento, a concessionária já empregou mais de R$1,4 bilhão nos serviços de água e esgoto, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Com esta contribuição, o índice de coleta de esgoto passou de 0% para 80% e 100% do que é coletado é tratado em uma das sete estações operadas pela Prolagos.
Entre a participação das lideranças comunitárias, Marta Rodrigues, representante da associação de moradores do bairro Caminho de Búzios, ressaltou a importância da troca de ideias e da aproximação com a companhia. “É muito importante sabermos essas informações. Desta forma, podemos ser multiplicadores nos bairros onde moramos. Isso ajuda a desmistificar o trabalho da concessionária e fazer a população entender que todos precisam fazer a sua parte” – pontuou Marta.
O encontro virtual do programa Afluentes teve a mediação da equipe do setor de Responsabilidade Social da Prolagos. As reuniões são realizadas periodicamente por meio da plataforma Microsoft Teams, para ampliar o trabalho já realizado presencial e localmente antes da pandemia. A iniciativa apresenta diversas áreas da empresa para os líderes, que podem escolher os temas de acordo com as necessidades dos bairros. “Para o segundo semestre, estamos programando um treinamento online sobre água e esgoto, desde da captação, tratamento e abastecimento de água, até a captação, tratamento do esgoto e retorno do efluente tratado para o meio ambiente. O conteúdo vai ser baseado nas dúvidas e sugestões dos líderes comunitários” – acrescentou Simony Dias, coordenadora do setor.