Notícias

Ver notícia

Em um dos locais, um caminhão-pipa clandestino foi apreendido. Ação teve apoio do Inea e da Polícia Civil

Uma operação da Prolagos com o INEA e a Polícia Civil flagrou cinco ligações clandestinas de água em quatro locais, nesta quarta-feira (26), em Cabo Frio e Armação dos Búzios. Em um dos pontos vistoriados pela fiscalização, foi encontrado um caminhão-pipa clandestino, que ficou apreendido.

As três primeiras ações aconteceram no Bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. Uma ligação clandestina foi flagrada em um imóvel na Travessa Paraná. Já um local na Rua Durval Silva, onde havia uma suspeita de fraude no hidrômetro, os fiscais encontraram o caminhão-pipa clandestino estacionado. Ele foi apreendido junto com uma bomba de água. A operação teve sequência no Jardim Esperança, com o flagrante de mais uma ligação clandestina na Travessa Alzira Soares dos Santos.

Depois, os agentes visitaram um imóvel na Travessa Pau Brasil, em Búzios. Lá, foram encontradas duas ligações clandestinas e três bombas foram apreendidas. Não houve presos na operação, mas os responsáveis serão identificados e notificados. A execução de atividade e a captação de recursos hídricos sem licença de operação têm multas que variam entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão.

“É fundamental destacar os impactos negativos que fraudes no abastecimento de água podem causar na comunidade. Essas ações ilegais podem afetar, não apenas residências, mas também comércios locais, pois o furto de água pode provocar perda de pressão na rede. Por isso, contamos com a colaboração da população para permanecer vigilante e denunciar qualquer suspeita. Nosso objetivo é intensificar a fiscalização e coibir esses casos, garantindo um abastecimento de água seguro e justo para todos”, comentou o gerente Comercial da Prolagos, Saimon Moreira.

Em 2024, a Prolagos realizou 12.804 vistorias. Delas, em 8.955 foram flagradas fraudes, o que representa uma assertividade de 70% nas fiscalizações. Antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Basta entrar em contato com a Prolagos por meio de ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.