Notícias
Ação tem o objetivo de sinalizar ao município pontos de ligações irregulares que impactam diretamente a Lagoa de Araruama
A Prolagos iniciou, nesta sexta-feira (31), uma operação de fiscalização em São Pedro da Aldeia com foco no descarte irregular de esgoto na Lagoa de Araruama. A ação, que iniciou pelas localidades do Camerum, Porto D’aldeia, e pelo bairro Fluminense, faz parte de uma série de iniciativas da concessionária com foco em apoiar o município na avaliação da regularidade de estruturas de esgotamento sanitário de residenciais e comércios.
Durante a ação de hoje, foram encontrados três imóveis na beira da laguna, que possuíam fossa na faixa marginal de proteção, o que pode contaminar o lençol freático, e, consequentemente, a Lagoa de Araruama. Nos próximos dias, a fiscalização continua, com ações em outros bairros de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.
Em paralelo, outra vistoria foi realizada na tarde de hoje. Equipes da concessionária estavam acompanhando a Câmara Técnica de Pesca, do Comitê de Bacias Hidrográfica Lagos São João. Foram analisados os sistemas de drenagem e de esgotamento sanitário dos bairros Campo Redondo, próximo ao loteamento Olga Diuana Zacarias, São João, Mossoró, e Palmeiras, em Cabo Frio, incluindo o Canal Palmer.
Como forma de contribuir com a coletividade e o meio ambiente, o morador ou o proprietário de um comércio têm um papel fundamental, que é fazer a conexão dos imóveis à rede de esgoto. Caso não esteja disponível em sua rua, é necessário adotar a solução determinada pela legislação de cada cidade, como fossa, filtro e sumidouro.
Iniciativas fazem parte de plano da concessionária em apoio à proteção da laguna
Como forma de contribuir com a população e o meio ambiente, a concessionária segue buscando em conjunto com Consórcio Intermunicipal Lagos São João, INEA e secretarias municipais de Meio Ambiente ações para contribuir com a qualidade ambiental da Lagoa de Araruama.
Na última semana, a concessionária, em reunião com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, orientou o poder público que condicione a liberação da licença de obra de novos e grandes empreendimentos ao documento de viabilidade de rede e condições para coleta de esgoto, que, a partir desta semana, também está sendo enviado à secretaria responsável cada vez que é emitido pela empresa.
Já nesta semana, a Prolagos esteve em reunião com a prefeitura de Cabo Frio e com o INEA para debater sobre a tratativa final da cessão do terreno municipal para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio e a dragagem da Praia do Siqueira, que será feita a partir de um estudo realizado pela concessionária com foco em apoiar a prefeitura.
Pacote de investimentos da Prolagos seguem a todo vapor
Para suprir as novas necessidades geradas pelo crescimento dos municípios, a Prolagos está ampliando o cinturão coletor de esgoto no Canal do Mossoró, em São Pedro. Investimento que inclui 12 pontos de captação e mais de 1,3km de extensão que vão captar o esgoto daquele local e levar para tratamento na unidade operacional da cidade.
Outros investimentos também estão sendo realizados, como a ampliação das estações de tratamento de esgoto em Cabo Frio, São Pedro e Arraial, e a implantação de novos pontos de cinturão no entorno da Lagoa de Araruama, 26km no total, que irão se somar aos 38km que já existem.
A partir dos investimentos na operação, manutenção e melhoria contínua das estruturas de esgotamento sanitário, a Prolagos reforça o compromisso com a preservação ambiental, contribuindo para saúde e qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável dos municípios.