Notícias
Ação tem foco em capacitar as lideranças para criação de iniciativas e estratégias para captação de recursos
Investir em projetos sociais é uma forma de criar oportunidades para a população, gerando impacto e transformação social. Para auxiliar as lideranças comunitárias das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a captarem recursos para os projetos desenvolvidos nas comunidades, a Prolagos realizou um treinamento para elaboração de projetos sociais. A iniciativa faz parte do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e líderes comunitários, onde mensalmente são realizados encontros para ouvir e esclarecer as demandas da população.
O conteúdo do workshop foi escolhido em enquete feita com os próprios líderes. Durante o encontro também foram abordados temas como: identificação de carências na região, mapeamento das iniciativas já existentes, como desenvolver um projeto, entre outros. “Foi um treinamento maravilhoso. Saí dessa capacitação com muita informação, aprendizado e vontade de já elaborar algum projeto social que vá contribuir para o desenvolvimento da população do meu bairro”, ressalta Marta Rodrigues, conselheira da Associação de Moradores do Caminho de Búzios.
Os líderes terão ainda uma mentoria por quatro meses com a Oito Sustentabilidade, empresa que ministrou o curso, onde poderão tirar dúvidas e terem apoio na elaboração dos projetos. “Cada comunidade possui uma carência diferente e nós, como iniciativa privada, não conseguimos suprir todas elas. Por isso, oferecemos essa capacitação para que as lideranças consigam criar as iniciativas e tenham estratégia para captar recursos de diversas fontes de forma que eles não dependam de doações esporádicas”, pontua a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.
Desde 2008 mais de 85 mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas sociais da concessionária. Além do Afluentes, a empresa realiza diversas outras iniciativas, respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno.