Arquivo de abril 19America/Sao_Paulo 2025

Comunicado

Postado por [email protected] em 19/abr/2025 - Sem Comentários

A concessionária informa que um reparo emergencial em uma adutora, tubulação de grande porte, causou interrupção no abastecimento nos bairros da Rasa, Vila Verde e Baía Formosa, em Búzios, e Maria Joaquina, em Cabo Frio, neste sábado (19). A previsão é que o serviço seja concluído até as 14h30, com o abastecimento retornando gradativamente.

A recomendação é que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais. Casos emergenciais podem ser informados pelos canais de atendimento através de ligação ou WhatsApp pelo 0800 7020 195.

Divulgados os nomes dos 30 jovens selecionados para o Pioneiros, da Prolagos

Postado por [email protected] em 16/abr/2025 - Sem Comentários

Projeto visa oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional através da imersão no universo do saneamento

Trinta jovens da rede pública de ensino, de comunidades tradicionais e pessoas em situação de vulnerabilidade social foram escolhidos para o Pioneiros, projeto da Prolagos que proporciona uma experiência prática em saneamento. As ações são realizadas por meio de diversas atividades, como palestras, workshops e visitas técnicas à sede e a unidades operacionais da concessionária.

No final, os participantes desenvolverão um projeto para concorrer a oportunidades de Jovem Aprendiz e bolsa de estudos na universidade. A primeira aula acontecerá nesta quinta-feira (17), na sede da Prolagos, para apresentação do programa para os estudantes e abertura nacional do programa.

Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social, Aline Araújo, essa é uma chance para os jovens se inserirem no mercado de trabalho.

“Com o projeto Pioneiros, os jovens terão uma visão ampla do saneamento básico da região, abordando áreas como engenharia, comunicação, tecnologia da informação e outras. Isso representa uma oportunidade valiosa para eles iniciarem sua carreira profissional, já munidos de experiência e conhecimento relevante.”, comenta Aline.

A empresa entrou em contato com os jovens para informar os aprovados da edição deste ano.

Confira a lista:

Alice G. R. C.

Ana Clara A. T.

Carlos Vitor M. dos S.

Clara O. R.

Enzo S. L.

Evellen R. P. V.

Guilherme da S. S.

Julia A. G.

Karinny M. S.

Kaykky Rosberk N. M.

Kevelly D. T.

Lara B. C.

Lara F. M.

Laura de O.

Livia M. dos S.
Lucielly A. dos S.

Luiz Miguel de O.

Maria Eduarda dos S. P.

Maria Eduarda S. M.

Matheus da C. R.

Maylon R. F. R.

Michael Junnior da C.

Raquel Cristina V. A.

Renan F. M.

Rodrigo P. A.

Sofia de F. S. N.

Stella L. de M.

Vitória S. B.

Vitória S. G.

Yohanna Kathelen dos S. de O.

Operação conjunta flagra lançamento clandestino de esgoto na Lagoa de Araruama

Postado por [email protected] em 16/abr/2025 - Sem Comentários

Ação foi realizada pelo Inea, com as polícias Civil e Ambiental e secretarias de Meio Ambiente de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, com o apoio da Prolagos

Uma ação conjunta flagrou pontos de despejo clandestino de esgoto na Lagoa de Araruama, nesta terça-feira (15). A Operação Tolerância Zero foi realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com a Polícia Ambiental, agentes da delegacia de Cabo Frio, representantes das secretarias de Meio Ambiente de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, com o apoio da Prolagos.

Em São Pedro da Aldeia, a operação constatou que duas empresas estavam lançando ilegalmente esgoto na Lagoa de Araruama, após um trabalho de investigação e monitoramento. Uma loja que funciona como lava-jato também teve as atividades interrompidas, pois foi flagrada lançando resíduos de óleo no corpo hídrico. A ação foi nos bairros Camerum e São João.

“Apoiar ações como essa reforça nosso compromisso em proteger a Lagoa de Araruama e garantir a preservação do meio ambiente. Vamos continuar trabalhando incansavelmente para auxiliar os demais órgãos e os municípios banhados pela laguna para identificar casos como estes”, disse o gerente de Serviços da Prolagos, Ricardo Crescencio.

Em Cabo Frio, foram constatados mais dois locais irregulares, exercendo atividades sem licenciamento ambiental, no bairro Palmeiras e na Ilha da Conceição. Todos os responsáveis foram autuados pelo Inea.

Ligações clandestinas de água

A operação também buscou locais suspeitos de furtos de água, sendo flagrados seis pontos de fraudes nos bairros São João, em São Pedro da Aldeia, e Monte Alegre e Boca do Mato, em Cabo Frio. Duas pessoas foram levadas para a delegacia. Como não eram os responsáveis pelos empreendimentos, foram ouvidas como testemunhas e liberadas.

Os famosos “gatos” de água podem causar sérios danos ao sistema de abastecimento. Entre as consequências negativas da prática estão a perda da pressurização na rede, prejudicando o abastecimento nos locais mais distantes e elevados; a contaminação da rede de água; e vazamentos que podem danificar os imóveis.

Esta prática é considerada crime pelo artigo 155 (furto) do Código Penal. A Prolagos conta com um canal de denúncias, que pode ser usado pela população, de forma anônima, por meio do número 0800 70 20 195 (ligação ou WhatsApp).

Crianças do Manoel Corrêa, em Cabo Frio, iniciam aulas gratuitas de judô

Postado por [email protected] em 11/abr/2025 - Sem Comentários

Projeto com incentivo da Prolagos vai levar os ensinamentos do esporte para 80 jovens da comunidade

A Mudança através da Esperança. Com esta frase marcada nas paredes do espaço onde funciona a ONG Ame Mais, no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, que crianças do local começaram a receber as aulas gratuitas de judô pelo Projeto Educando para a Vida. A iniciativa conta com o incentivo da Prolagos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE), e o apoio do Instituto Aegea.

Oitenta crianças estão matriculadas no projeto, cujas inscrições estão encerradas. O grupo está dividido em turmas com aulas às terças e quintas, pela manhã e à tarde. Segundo o coordenador da ONG, Ciarlam Junior, as aulas chegam para agregar a um trabalho já desenvolvido em outras frentes na comunidade.

“Me sinto grato e muito feliz por ser presenteado com esse projeto que a Prolagos proporcionou. Isso consolida nosso trabalho na comunidade, mostrando, através da esperança, uma busca constante pela captação de oportunidades para o crescimento das crianças, dos adolescentes e das famílias por meio do judô. Estamos certos de que vamos aplicar excelência para que todos recebam o melhor de nós”, disse Ciarlam.

Durante a aula inaugural, foram distribuídos lanches, com sanduíches e suco. Para o professor, sensei Willian Geribá, que já possui participação em outros projetos em comunidades da região, esta é uma oportunidade para o desenvolvimento de talentos e um futuro melhor.

“O início aqui do nosso projeto foi muito gratificante. Fui bem recebido pelos alunos, pela comunidade, os pais que estiveram presentes. E esse projeto traz grande crescimento para a nossa comunidade. Aqui, a gente faz uma resistência através do esporte, que traz benefícios para essas crianças, engrandece o que já existe e traz uma soma para que a gente consiga, através dele, levar benefícios e saúde para todos os jovens que alcançamos com esse projeto”, comentou.

O apoio da Prolagos ao projeto de aulas gratuitas de judô no Manoel Corrêa se junta aos 19 projetos socioambientais da concessionária. Eles seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno.

“É uma satisfação muito grande ver projetos como este do Manoel Corrêa se tornarem realidade. Ao apoiar essa iniciativa, estamos buscando contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da comunidade, oferecendo oportunidades de crescimento e inclusão social. Acreditamos que a educação e o esporte são ferramentas poderosas para transformar vidas e construir um futuro melhor”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.

Líderes comunitários visitam a Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia

Postado por [email protected] em 08/abr/2025 - Sem Comentários

Ação foi o primeiro encontro do ano do programa Afluentes, da Prolagos, que reúne representantes de comunidades da região

Onze líderes comunitários fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que está em fase de conclusão das obras de ampliação e modernização. Este foi o primeiro encontro do ano do programa Afluentes, da Prolagos, que reúne representantes de comunidades das cidades em que a concessionária atua.

“Foi um prazer receber os líderes e compartilhar informações sobre nossos projetos e ações. Essa troca é fundamental para fortalecer a relação entre a Prolagos e as comunidades que atendemos, além de promover a conscientização sobre a importância do saneamento básico e da proteção ambiental”, pontuou a coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.

Durante o encontro, os moradores tiveram uma conversa com representantes da Prolagos, que explicaram os investimentos para melhorias no esgotamento sanitário realizados ao longo dos quase 27 anos de atuação da empresa. Foram atualizados, também, sobre as ações que estão acontecendo para proteção do meio ambiente, como da Lagoa de Araruama.

“Foi maravilhosa (a reunião). Primeiro, para a gente conhecer como o esgoto é tratado, ver que existem projetos para melhorias e saber que eles trabalham em tempo integral. E foi rico tudo o que foi falado, tudo que foi aprendido. E agradeço a Prolagos por isso”, comentou a representante do bairro Aldeia Emaús, em Cabo Frio, Flavia Sampaio.

Depois das palestras, os líderes comunitários fizeram um passeio pelas instalações da ETE e puderam acompanhar os novos espaços construídos para ampliação e modernização da Estação. As obras estão em fase de conclusão. Eles tiveram a oportunidade, ainda, de conhecer o laboratório, onde são feitos os rigorosos testes de qualidade da água que retorna à natureza após o tratamento.

“Acho que, se todo mundo tivesse a oportunidade de vir aqui conhecer realmente como funciona a Prolagos, a gente ia ter outra mentalidade do que é a empresa. Eu fiquei feliz pelo que vi. Obtive muitos conhecimentos e vou levar para outras pessoas. Vou buscar trazer outras pessoas para cá para conhecer a empresa também”, disse o presidente da Associação dos Moradores do bairro São Cristóvão, também em Cabo Frio, Alexandre Moreira.

Concessionária investe em melhorias no esgotamento sanitário

A ampliação da ETE de São Pedro da Aldeia é uma das ações da Prolagos de melhorias no esgotamento sanitário. Atualmente, a empresa está investindo R$ 450 milhões em obras, sendo maior parte com este foco. Além de São Pedro, as duas estações de tratamento de Cabo Frio e a de Arraial do Cabo também serão ampliadas e modernizadas.

A concessionária está fazendo, ainda, a construção de mais 26 quilômetros de cinturão coletor ao redor da laguna, ampliando a barreira de proteção. A estrutura se soma aos 38 quilômetros de cinturão já existentes. A empresa também está adiantando investimentos emergencialmente em obras de ampliação do sistema nos bairros Camerum, São João e Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia.

Com sete estações de tratamento e mais de cem estações de bombeamento de esgoto que compõem o sistema nos cinco municípios atendidos, a concessionária ajuda a evitar que mais de cem milhões de litros de esgoto in natura sejam jogados por dia no meio ambiente.

Sobre o Afluentes

Um dos 20 programas socioambientais previstos pela Prolagos para 2025, o Afluentes tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, e ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados. Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões do Afluentes são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.

Mulheres Encanadoras: líderes comunitárias participam de treinamento sobre hidráulica

Postado por [email protected] em 03/abr/2025 - Sem Comentários

Workshop da Prolagos encerrou a programação de março em homenagem ao Mês da Mulher e o Mês da Água

Vinte mulheres de comunidades da região atendida pela Prolagos tiveram uma manhã de aprendizado sobre hidráulica. O workshop Mulheres Encanadoras aconteceu no último dia 28 de março, em uma unidade operacional da concessionária, em São Pedro da Aldeia, e fez parte do Afluentes, um dos 20 projetos socioambientais da Prolagos que irão acontecer ainda neste ano.

No evento, as mulheres receberam dicas de técnicas que podem ser usadas no dia a dia, em casa ou no trabalho. Com uma cartilha didática e produzida especialmente para o projeto, foram repassadas orientações, desde a identificação dos tipos de tubos, reparo de vazamentos internos até instalação de caixas d’água.

“São momentos como esse que nos lembram do poder da educação e do empoderamento das mulheres. Estamos comprometidos em continuar incentivando e promovendo iniciativas como essa, que fortalecem a igualdade de gênero e o desenvolvimento das comunidades que atendemos”, comentou a Executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes.

Durante o workshop, também foram revelados dados que chamam a atenção sobre a importância de se prevenir vazamentos. Uma torneira gotejando, por exemplo, pode gastar 46 litros de água por dia, equivalente a 1.380 litros ao mês. Caso seja um filete de água, a quantidade já sobe, podendo chegar a 4.140 litros no mês. Para a Silvana Braga, moradora do Jardim Esperança, em Cabo Frio, esta foi uma oportunidade imperdível para adquirir novos conhecimentos.

“Gostei muito do que aconteceu aqui. Esse encontro com essas mulheres, no Mês da Mulher, para a gente aprender uma coisa que é tida como coisa de homem. Eu achei muito importante. Foi dinâmico, o material está maravilhoso, está supercompleto”, disse Silvana.

Além dos conhecimentos para as próprias integrantes do grupo de mulheres, a ação da Prolagos ainda serviu de inspiração para que elas compartilhassem os ensinamentos nas comunidades em que estão inseridas. Como a Marta da Silva, representante da Associação de Moradores do Caminho de Búzios, que disse que vai repassar os conhecimentos.

“O conteúdo realmente é muito importante para nós, não só para ser aplicado em casa, mas, também, para ser replicado nas comunidades as quais a gente lidera. Nós somos lideranças comunitárias, mulheres que estão ali em contato direto com os moradores. Então, eu fiz as anotações, inclusive, para depois fazer um relatório de tudo que vi aqui para colocar no grupo da Associação do Bairro, da Associação dos Moradores”, contou Marta.