Arquivo de outubro 16America/Sao_Paulo 2024

Voluntariado da Prolagos realiza ação festiva para crianças de comunidades quilombolas de Armação dos Búzios 

Postado por [email protected] em 16/out/2024 - Sem Comentários

Mobilização na Casa Museu Carlos Scliar teve atividades recreativas e culturais 

Um grupo de 50 crianças entre 5 e 12 anos das comunidades quilombolas da Rasa, Maria Joaquina e Baía Formosa, em Armação dos Búzios, teve um 12 de outubro diferente e muito divertido. O Comitê de Voluntariado da Prolagos promoveu uma ação festiva na Casa Museu Carlos Scliar, em Cabo Frio, no último fim de semana, para comemorar a data dedicada aos pequeninos.  

A garotada foi recebida com muita animação pelo grupo de voluntários e pelo Prolaguito, mascote da concessionária. Em meio às atividades recreativas, não faltaram pipoca, algodão doce e cachorro-quente para dar um sabor ainda mais especial às brincadeiras. Para tornar a experiência ainda mais doce, todos participaram de uma oficina de cupcakes, antes de assistirem a um curta-metragem que trazia a mensagem da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente. 

“Essa experiência vai ficar marcada na memória dessas crianças. Além do espaço ser maravilhoso e cultural, eles estão numa sala de cinema, que é a primeira vez que a maioria está entrando. Então, é um Dia das Crianças especial, e eu sou muito feliz de poder contribuir com para trazer as crianças aqui”, destacou Marta da Costa, uma das responsáveis pelo grupo de crianças quilombolas da Rasa. 

O evento contou ainda com a participação de integrantes do Cabo Frio Motoclube, que levaram suas máquinas possantes para frente da Casa Museu Scliar, fazendo a alegria das crianças, que posaram para inúmeras fotos. Ao fim da programação, a festa ficou completa com a distribuição dos presentes.  

“Reunimos os voluntários e trouxemos as crianças quilombolas para passar um dia diferente na Casa Museu Carlos Scliar. Realizamos essa ação com o coração cheio de alegria e muita vontade de ajudar o próximo”, destacou a coordenadora do Voluntariado da Prolagos, Flavia Pentagna.  

O Programa de Voluntariado da Prolagos foi criado em 2019, com o objetivo de incentivar a atuação dos colaboradores em prol da população mais vulnerável. Nesse período, já foram realizadas inúmeras ações, como atividades recreativas em abrigos para crianças e lar de acolhimento de idosos, doação de sangue para o Hemolagos, entre outras.  

Praia lagunar do Caiçara, em Arraial do Cabo, receberá a Bandeira Azul na temporada 2024/2025   

Postado por [email protected] em 11/out/2024 - Sem Comentários

Júri internacional do programa também renovou a certificação das praias de Ubás, em Iguaba Grande, e de Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, também às margens da Lagoa de Araruama 

A Bandeira Azul será hasteada em mais um ponto às margens da Lagoa de Araruama, durante a temporada 2024/2025. O Júri Internacional do programa confirmou a certificação da Praia do Caiçara, no distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, juntamente com a Praia de Tucuns, em Armação dos Búzios, que é banhada pelo mar.  

Com isso, a área de atuação da Prolagos passa a contar com sete das doze praias aprovadas para a Bandeira Azul no estado do Rio de Janeiro. Além da primeira certificação do Caiçara, as também praias lagunares de Ubás, em Iguaba Grande, e de Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, obtiveram a renovação do selo por mais uma temporada. Entre as praias oceânicas, seguem certificadas as Praias do Peró, em Cabo Frio; do Forno e da Azeda e Azedinha, em Armação dos Búzios.  

A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, ressalta o impulso que a Bandeira Azul promove para os locais que a recebem.  

“A Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade; é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Além de atrair turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda”, destaca.  

A Bandeira Azul é uma certificação reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras. Para obtê-la, as praias devem atender a 38 critérios, incluindo qualidade da água, gestão ambiental e patrimonial, segurança, serviços e educação e informação ambiental.   

O secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinicius Lavalle, celebrou a renovação do selo para o município.  

“Recebemos com muita alegria a informação que a Praia dos Ubás foi classificada para mais uma temporada do Bandeira Azul. Cumprimos mais uma vez todos os critérios de obrigatoriedade para que isso fosse possível, na parte urbanística e na parte ambiental, de educação ambiental e coleta da água. Destaco a parceria imprescindível da Prolagos que, desde o primeiro momento, acreditou nessa ideia e trabalhou ao nosso lado para que esses resultados fossem possíveis”, ressaltou.  

Investimentos que protegem o meio ambiente 

Em 26 anos de concessão, a Prolagos investiu mais de R$ 1,4 bilhão em saneamento, fato decisivo para garantir a qualidade da água das praias da região e da Lagoa de Araruama, um dos principais critérios para obtenção e renovação do selo Bandeira Azul. Em 1998, quando a Prolagos assumiu a concessão do saneamento, não havia coleta de esgoto na região e, com os investimentos realizados, hoje o percentual é superior a 90%, com 100% de tratamento do esgoto coletado.   

Além da conquista do selo internacional nas sete praias, as obras realizadas nas últimas décadas, como a construção das Estações de Tratamento de Esgoto e a implantação de 38Km do cinturão coletor de esgoto no entorno da laguna, proporcionaram maior proteção ao ecossistema local e, consequentemente, desenvolvimento econômico, turístico e social das comunidades do entorno.  

“Conquistas como essa nos fazem perceber que estamos no caminho certo, mas não podemos parar. Dentro do plano de investimentos que já estamos realizando, vamos implantar novos trechos do cinturão, finalizando os 26 km iniciados em 2022, e modernizar quatro das nossas estações de tratamento, que já estão com obras em andamento. Este é um compromisso nosso com o desenvolvimento das cidades, com a saúde da população e com a preservação do meio ambiente”, comenta Luiz Fernando Fabbriani, diretor-presidente da concessionária. 

Operação interdita pontos de abastecimento clandestino de água em Armação dos Búzios 

Postado por [email protected] em 10/out/2024 - Sem Comentários

Ação do Instituto Estadual do Ambiente foi realizada em Tucuns, com apoio da Prolagos e da polícia 

A captação ilícita de água para caminhões-pipa clandestinos está na mira das autoridades. Uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizada nesta quarta-feira (9), com apoio da Prolagos e da polícia, flagrou duas centrais ilegais de abastecimento no bairro Tucuns, em Armação dos Búzios.  

Em um dos pontos, na Rua Custódio Alves, foram interditados quatro poços artesianos e uma cisterna de 100 mil litros usada para armazenar a água. Uma ligação clandestina foi desfeita e cinco bombas hidráulicas, apreendidas.  

Em outro endereço, na Rua Aspino Gomes Quintanilha, foi encontrado um sistema irregular para o abastecimento de caminhões-pipa. Quatro poços e uma cisterna de aproximadamente 150 mil litros foram desativados e uma bomba apreendida pelos agentes. Um suspeito de ser o responsável pelo local foi autuado e levado para delegacia para prestar esclarecimentos. 

Essa foi a segunda operação realizada nas últimas semanas com objetivo de desarticular um esquema de fraudes contra a rede de distribuição de água para abastecimento de caminhões-pipa clandestinos. No fim de setembro, o Inea, apoiado por equipes da Prolagos e das Policiais Civil e Ambiental, fecharam cinco centrais ilegais em Cabo Frio, nos bairros Jardim Esperança, Jardim Peró, Tangará e Maria Joaquina.  

Além de crime, o furto de água prejudica o sistema de distribuição, podendo provocar impacto no abastecimento, devido à perda de pressão na rede. O consumo de água de caminhões-pipa clandestino também representa um risco para a saúde, por causa das condições inadequadas de higiene no armazenamento.  

“Vamos continuar firmes no combate às fraudes contra a rede de água, seja dando apoio às ações do Inea, seja fiscalizando as possíveis ilegalidades cometidas por estabelecimentos comerciais e pessoas físicas. Atitudes ilícitas comprometem a coletividade e a Prolagos não mede esforços para oferecer um serviço de qualidade, promovendo saúde e bem-estar para a população”, ressalta o diretor-executivo da concessionária, José Carlos Almeida. 

As denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, pelo qual usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Luiz Fernando Fabbriani é o novo diretor-presidente da Prolagos 

Postado por [email protected] em 09/out/2024 - Sem Comentários

Com mais de 10 anos de atuação no setor de saneamento, executivo era diretor da Águas do Rio 

A Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, tem um novo diretor. Luiz Fernando Fabbriani assume a presidência da concessionária responsável pelo tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento esgoto das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.  

O diretor-presidente é engenheiro civil, com Mestrado Profissional Internacional de Engenharia Urbana e Ambiental, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); MBA Executivo COPPEAD UFRJ, e MBA Finanças Corporativas IAG Master (PUC-RJ).    

O executivo atuava na concessionária Águas do Rio, também do Grupo Aegea, durante três anos, como diretor responsável por nove municípios da Baixada Fluminense, contribuindo para o avanço da cobertura dos sistemas de água e esgoto, a melhoria dos indicadores de saúde e qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região. Durante sua gestão, atuou na boa relação institucional com os poderes concedentes, Legislativo, órgãos reguladores e sociedade civil. 

O novo diretor-presidente da Prolagos sucede a Pedro Augusto Freitas, que ocupava o cargo desde maio de 2021 e assumiu a presidência da concessionária Águas de Manaus, que faz parte da mesma holding da Prolagos e da Águas do Rio. 

Comunicado – Horário de Atendimento das lojas

Postado por [email protected] em 07/out/2024 - Sem Comentários

Nesta terça-feira (08), as lojas de atendimento funcionarão das 8h às 11h devido a uma atividade interna.

O atendimento pode ser feito através de ligação ou WhatsApp pelo 0800 7020 195.

Programa de Trainees 2025 da Aegea tem inscrições abertas até 14 de outubro 

Postado por [email protected] em 04/out/2024 - Sem Comentários

Grupo do qual a Prolagos faz parte promove décima edição de programa voltado para universitários recém-formados e finalistas 

Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para o Programa de Trainees 2025 da Aegea, grupo do qual a Prolagos faz parte. Os aprovados no processo seletivo da 10ª edição do programa terão a oportunidade de trabalhar em uma das empresas líderes no setor de saneamento básico no Brasil. Quem tiver interesse deve consultar os detalhes e realizar a inscrição por meio do link https://www.ciadetalentos.com.br/traineeaegea.

As vagas oferecem a oportunidade de trabalhar em uma das empresas líderes no setor, com um time de mais de 19 mil colaboradores que, por meio do saneamento, impactam diariamente a vida de mais de 31 milhões de pessoas em todas as regiões do país, contribuindo para levar saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável nos mais de 500 municípios dos 15 estados onde a Companhia atua.  

O engenheiro Malcom Bispo entrou na Aegea em 2019 por meio do Programa de Trainee, atuando na Prolagos, onde ficou até 2021, e teve a oportunidade de se tornar coordenador. Atualmente, ele é gerente de Operações e Serviços da Águas da Rio.

“O programa é uma excelente forma de ingressar na empresa, porque é um acelerador do desenvolvimento dos profissionais. A seleção é bastante acirrada, elegendo candidatos capacitados para passar por um processo de aprendizagem acelerada, permitindo o desenvolvimento eficiente da carreira. Hoje eu vejo uma imensa possibilidade de continuar conquistando conhecimento e ter novas oportunidades dentro do grupo. Mas além disso, é chance de fazer a diferença no saneamento dos locais onde trabalho, melhorar a vida das pessoas e isso me motiva diariamente”, relata Malcom, natural de Campinas, em São Paulo. 

Podem se inscrever pessoas com graduação completa entre dezembro 2021 e dezembro 2024, em um dos cursos:  Engenharia Ambiental, Química, Civil, Hídrica, Produção, Mecânica, Elétrica e outras; assim como Administração, Ciências Econômicas e Direito.  

Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Companhia, conta que o Programa de Trainee Aegea é uma grande possibilidade para profissionais de diversas áreas exercerem suas vocações.  

“Nosso programa busca pessoas com um olhar inovador e humanizado, que queiram fazer a diferença na vida de milhões de pessoas atendidas pela Companhia atualmente, se juntando ao nosso propósito de movimentar vidas e de gerar prosperidade compartilhada nos locais onde estamos presentes. É uma oportunidade de serem capacitadas para trabalhar em uma empresa referência no mercado de saneamento e que atua de forma íntegra, inclusiva e comprometida com as comunidades que atende. Os futuros trainees terão chances de ampliar seus conhecimentos e criar novas oportunidades”, diz.  

O programa será focado no negócio da Companhia, e é necessário ter mobilidade para atuar e residir em qualquer região do Brasil. O processo seletivo será dividido em 4 fases classificatórias. A primeira etapa é a de inscrições (até 14 de outubro), dinâmica de grupo (novembro), painel e entrevistas (dezembro), entrevista com Comitê Executivo (janeiro). O resultado será divulgado no final de janeiro de 2025, o processo de admissão ocorrerá em fevereiro, e o início do programa, que tem duração de 18 meses, está previsto para março.  

Diversidade e inclusão 

Com 14 anos de trajetória, a Aegea conta com mais de 19 mil colaboradores e é uma empresa comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, prezando pela diversidade. A companhia tem o programa de diversidade, o “Respeito Dá o Tom”, que completou sete anos em 2024 e que tinha o objetivo inicial de espelhar a demografia da população brasileira em seu quadro de colaboradores. Em 2022, a atuação do programa foi ampliada, passando a integrar também o olhar para a equidade de gênero, com foco em mulheres.  

Como evolução de um trabalho consistente e com ações estruturadas, a Companhia assumiu publicamente o compromisso de ampliar a participação de pessoas negras e mulheres na liderança. As metas, a serem alcançadas até 2030, consistem em aumentar de 17% para 27%, e de 32% para 45%, o percentual de negros e mulheres, respectivamente, em cargos de liderança na empresa. Essas metas estão atreladas à emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), em uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil. A Aegea também foi a primeira companhia do País a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas de diversidade racial em cargos de liderança. 

Em sinergia com as metas e compromissos da Companhia, na última edição do Programa de Trainees Aegea (2023), 45% do time foi composto por pessoas autodeclaradas negras e 61% por mulheres.   

Comunicado

Postado por [email protected] em 04/out/2024 - Sem Comentários

O abastecimento de água poderá ficar impactado no bairro Nova São Pedro, em São Pedro da Aldeia, na terça-feira (8), devido a uma intervenção na rede de distribuição. O serviço iniciará às 8h e deve ser concluído até 15h. O retorno do abastecimento será gradativo. A orientação é fazer o uso consciente da água.

Casos emergenciais podem ser informados pelos nossos canais de atendimento, por ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.

Inscrições de trabalhos para o projeto CaptaAção estão abertas 

Postado por [email protected] em 03/out/2024 - Sem Comentários

Estudantes do 9º ano da rede pública devem enviar vídeos sobre o tema “Caminho das águas: nossa relação e compromisso” até o próximo dia 31 de outubro 

Estão abertas as inscrições de trabalhos audiovisuais para o projeto CaptaAção, promovido pela Prolagos em parceria com a Casa Museu Carlos Scliar. Até o próximo dia 31 de outubro, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia poderão enviar um vídeo de até três minutos de duração, no formato Reels, com base no tema “Caminho das águas: nossa relação e compromisso”. 

Juntamente com o vídeo, os alunos deverão enviar o roteiro de produção, com o passo a passo do conteúdo trabalhado e as referências utilizadas, e a ficha de inscrição, que está disponível em https://forms.gle/wfXLbpTF8wHyTLaK9, para o e-mail [email protected]. Os trabalhos serão avaliados com base na criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro, e os vencedores vão receber tablets e celulares, entre outros prêmios.

O regulamento e o cronograma do concurso podem ser visualizados pelo link https://www.prolagos.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Regulamento-CaptaAcao-7°-edicao-2024.pdf

“A cada ano, a expectativa é que o nível dos trabalhos supere o que foi apresentado nas edições anteriores. Estamos certos de que os vídeos inscritos serão de grande qualidade, em termos de linguagem utilizada e abordagem criativa do tema”, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo. 

O CaptaAção é um projeto cultural, com foco no desenvolvimento do potencial de transformação do ser integral, abordando temas relevantes para a sociedade, de modo a estimular o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação dos estudantes da rede pública de ensino. Antes da etapa de inscrições dos trabalhos, foram realizadas visitas mediadas ao Museu Casa Scliar e oficinas, com escolas da rede municipal localizadas na área de atuação da concessionária.