Arquivo de julho 31America/Sao_Paulo 2024

Crianças com altas habilidades e superdotação visitam a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia

Postado por [email protected] em 31/jul/2024 - Sem Comentários

Encontro foi com o Instituto Apontar, que desenvolve crianças da rede pública de ensino que possuem alto desempenho

Mesmo tão jovem, Helena Alves, de 10 anos, moradora da comunidade de Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro, já tem o sonho de ser engenheira civil. Aproveitando a oportunidade de aprender mais sobre a área dentro das ações de desenvolvimento do Instituto Apontar, ONG que busca jovens com alto desempenho educacional em escolas públicas, ela saiu da sua terra natal junto com um grupo de alunos da instituição para conhecer as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, em São Pedro da Aldeia. A visita foi realizada pela Prolagos e a Carioca Engenharia, empresa responsável pela construção da unidade, e teve o objetivo de complementar as atividades da ONG, que hoje ajuda esses pequenos talentos a desenvolverem ainda mais suas habilidades atendendo às suas necessidades especiais.

A pequena Helena usou o momento do encontro com os técnicos da nova estação para aprender mais sobre a profissão que deseja seguir.

“Está sendo muito legal, uma experiência única, pois eu posso aprender várias coisas. Muitas coisas que eu não sabia, eu estou aprendendo aqui hoje e isso é muito importante porque eu quero ser engenheira civil quando crescer”, conta Helena.

Além dela, participaram da visita estudantes entre 8 e 10 anos e os pais das crianças, que assistiram a uma apresentação virtual do novo espaço e puderam ver de perto as novas unidades operacionais de tratamento de esgoto. O objetivo foi mostrar a complexidade da obra e apresentar os desafios da engenharia nesta construção.

Para Rômulo Nunes, gerente de projetos do Instituto Apontar, ter experiências na prática com as diversas áreas do conhecimento é um incentivo para a construção do futuro dos jovens.

“Nossas crianças possuem traços de alta habilidades das escolas públicas do Rio de Janeiro, que vieram conhecer esse espaço. Alguns querem ser engenheiro. Eles têm vários sonhos para o futuro, e esses sonhos ajudam a se transformar em metas quando conhecemos a realidade”, explica Rômulo.

Ver o conhecimento sendo realizado na prática é crucial para a aprendizagem das crianças, explica Vanessa Alves, mãe de Helena.

“Antes, nós só víamos o tratamento do esgoto pelos livros, agora tivemos a oportunidade de conhecer de perto o processo. Essa imersão para as crianças será fundamental para a vida acadêmica de delas”, comenta Vanessa.

Obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia

Com aumento da capacidade média de 120 litros por segundo para 180 litros por segundo de esgoto tratado, a obra de ampliação da estação da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, está prestes a ser finalizada. Estão sendo construídos dois decantadores, responsáveis pela remoção dos resíduos sólidos em suspensão presente no esgoto; uma unidade de adensamento, que irá ajudar a reduzir o lodo proveniente do tratamento; um tanque biológico, que realizará a degradação da matéria orgânica, e um canal de desinfecção ultravioleta.

A obra possui grande complexidade e traz diversos benefícios para o município de São Pedro da Aldeia, comenta Marcos Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.

“Essa ampliação está sendo um grande desafio da engenharia, pois estamos ampliando 15 mil metros quadrados de construção, além de fazer também de implantação na estação existente. Além de gerar melhorias para a população quanto ao saneamento, a obra também está promovendo a geração de emprego”, explica Marcos.

Mulheres do quilombo da Baía Formosa, em Búzios, recebem forno a lenha para produção de cerâmica

Postado por [email protected] em 25/jul/2024 - Sem Comentários

A iniciativa faz parte do Somos Divas na Luz do Candeeiro, projeto do Instituto Carlos Scliar e Prolagos, que estimula o empoderamento feminino por meio da geração de renda

O quilombo da Baía Formosa, em Armação dos Búzios, ganhou um reforço para a produção de peças de cerâmica artesanais com a instalação de um forno a lenha na localidade. A iniciativa faz parte do projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro, que tem o objetivo de dar maior alcance a cultura quilombola e promover a capacitação e geração de renda para as mulheres. A nova fornalha não só apoia na confecção dos materiais e na profissionalização de todo o processo, mas também promove a retomada das raízes e tradições da comunidade.

Culturalmente, o forno a lenha é utilizado pelos quilombos na culinária com a preparação de diversos pratos típicos, que são um dos principais atrativos para a visita de turistas no local. Agora, com a construção de um novo forno, a ferramenta ganha uma nova função, podendo ser utilizado na criação de verdadeiras obras de arte em cerâmica, além de impulsionar a autonomia das artistas.

“Foi muito maravilhoso poder continuar com a tradição dos nossos antepassados, da minha avó, de quem veio daquela geração que fazia tudo a lenha”, comenta Valquíria dos Santos Conceição, integrante do projeto na Baía Formosa.

O processo de montagens das peças é bem longo e complexo. Primeiro, a argila é moldada em diversos tipos de materiais que precisam secar na sombra durante 20 dias. Após esse período, é preciso aquecer o forno a lenha em alta temperatura por três horas antes do cozimento do material. Depois dessa etapa, os objetos demoram mais dois dias para esfriar. Por fim, para garantir a impermeabilidade das peças, ainda existe o processo de vitrificação, que consiste em uma segunda queima do produto.

“Com o Divas, nós começamos a nos unir mais e trabalhar com a questão do artesanato. Antigamente, nós éramos mais individuais e agora estamos com esse coletivo de mulheres”, conta Esila Andrade, participante do projeto.

Sobre o projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro

O Somos Divas na Luz do Candeeiro é desenvolvido pelo Instituto Cultural Carlos Scliar em parceria com a Prolagos. Desde o início, em 2020, o projeto já impactou mais de 30 mulheres dos quilombos da Baía Formosa e Maria Joaquina, em Cabo Frio, e Caveira, em Botafogo, São Pedro da Aldeia. Durante o projeto, as mulheres aprenderam a produzir diversos tipos de utensílios como copos, xícaras, pratos, luminárias, biojoias, entre outros, para serem vendidos em feiras dos municípios e nos próprios territórios. A iniciativa está alinhada ao Respeito Dá o Tom, programa realizado por todas as empresas do grupo Aegea que promove ações com foco na igualdade e diversidade racial.

Além da capacitação para a confecção de cerâmicas e o início da montagem de uma linha de produção nos próprios quilombos, as mulheres também passaram, neste ano, por um treinamento sobre empreendedorismo e redes sociais, em parceria com o Sebrae, para ajudá-las a tornarem a atividade em um ramo sustentável financeiramente.

“Estamos sempre procurando novas parcerias e iniciativas para oferecer capacitação qualificada para que elas sejam donas de seus próprios negócios. Iniciamos com a arte da cerâmica e agora estamos focando em várias áreas do empreendedorismo para que possam, ao final, mostrar sua arte e receber pelo seu trabalho”, afirma Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Comunicação – Manutenção Programada

Postado por [email protected] em 22/jul/2024 - Sem Comentários

O abastecimento de água poderá ficar impactado no distrito-sede de Arraial do Cabo, na quarta-feira (24), devido à substituição de um equipamento da estação de bombeamento que atende à região. O fornecimento para os demais distritos não será afetado.

O serviço deve ser concluído até 22h e o retorno do abastecimento será gradativo. A orientação é fazer o uso consciente da água. Casos emergenciais podem ser informados pelos nossos canais de atendimento, por ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.

Comunicado

Postado por [email protected] em 19/jul/2024 - Sem Comentários

O abastecimento está temporariamente impactado na região do Grande Jardim Esperança, em Cabo Frio, devido a um reparo emergencial na estação da bombeamento de água que atende a localidade.

Bairros impactados: Jardim Esperança; Porto do Carro (Cabo Frio); Monte Alegre; Boca do Mato; Jardim Peró; Reserva do Peró; Nova Cabo Frio; Colinas do Peró; Guriri; Tangara; Parque Eldorado.

O reparo deve ser concluído até 22h e o abastecimento será retomado gradativamente. A concessionária orienta a população a fazer o uso consciente da água. Casos emergenciais podem ser informados pelos nossos canais de atendimento, por ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.

Arraial do Cabo recebe novo contador de veículos da Prolagos 

Postado por [email protected] em 17/jul/2024 - Sem Comentários

Equipamento instalado na rotatória que liga a região central aos distritos auxilia planejamento da concessionária visando ao abastecimento de água na região 

Com o objetivo de reforçar o acompanhamento do fluxo de pessoas, especialmente durante a alta temporada e períodos de recesso, a Prolagos instalou um novo contador de veículos em Arraial do Cabo. O equipamento foi instalado na rotatória situada entre o acesso à região central da cidade e o distrito de Monte Alto, na rodovia RJ-102. 

Localizadas em diversos pontos considerados estratégicos pela região, especialmente nas vias de acesso aos municípios, as câmeras, que operam associadas a um sistema computadorizado, de acompanhamento em tempo real, permitem mensurar a quantidade de pessoas que transitam na região, propiciando um melhor planejamento quanto à distribuição de água para moradores e visitantes. O coordenador do setor Operacional Água da Prolagos, João Cláudio Macedo, explica como funciona o equipamento. 

“O contador de veículos tem como objetivo analisar e realizar a contagem do tráfego de automóveis através de um software com inteligência artificial. A estrutura é feita com duas câmeras e um sinal de telemetria, que transmite para os nossos servidores, que ficam em nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e armazena em um banco de dados, onde são gerados relatórios e que influenciam na tomada de decisões da concessionária”, esclarece. 

Localizado na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, o CCO possui um dos modelos mais avançados dentro do setor de saneamento do país, que permite acompanhar em tempo real todo o sistema de abastecimento de água, analisar históricos de vazão, pressão, consumo de energia e níveis de reservatórios, e projetar a demanda de consumo para executar ações preventivas.  

Informações que ajudam a planejar o Turismo 

As informações geradas a partir do monitoramento feito pelos contadores de veículos não são importantes apenas para o planejamento operacional da Prolagos, mas também são de grande utilidade para o segmento turístico. Os dados do fluxo de entrada e saída de pessoas são compartilhados com as prefeituras da região e entidades privadas. 

A presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveros, destaca como os dados repassados colaboram para o fortalecimento do setor ao longo de todo o ano. 

“As informações compartilhadas sobre o volume de veículos e passageiros chegando em nossa região são fundamentais para um melhor planejamento turístico na alta temporada. E mais: nos norteiam para trabalhar na divulgação da cidade nos períodos com menos fluxo de visitantes, que é o que chamamos de Melhor Temporada. Esses dados facilitam muito a identificar os períodos em que precisamos reforçar nossa marca em outras cidades e estados”, afirmou.