Postado por [email protected] em 28/jun/2024 - Sem Comentários
O abastecimento está temporariamente impactado no bairro Guriri, em Cabo Frio, devido ao rompimento de uma adutora que atende a essas localidades.
O reparo deve ser concluído até 20h e o abastecimento será gradativo. A concessionária orienta a população a fazer o uso consciente da água. Casos emergenciais podem ser informados pelos nossos canais de atendimento, por ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 28/jun/2024 - Sem Comentários
O abastecimento está temporariamente impactado nos bairros Alecrim e Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, devido ao rompimento de uma adutora que atende a essas localidades.
O reparo deve ser concluído até 20h e o abastecimento será gradativo. A concessionária orienta a população a fazer o uso consciente da água. Casos emergenciais podem ser informados pelos nossos canais de atendimento, por ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 18/jun/2024 - Sem Comentários
Banhada pela Lagoa de Araruama, Praia do Caiçara recebeu sinal verde do Júri Nacional do programa; Ubás, em Iguaba Grande, e Pedras de Sapiatiba, em São Pedro, buscam renovar certificação
A Região dos Lagos está próxima de ampliar o número de praias certificadas com a Bandeira Azul para a temporada 2024/2025. O Júri Nacional do programa aprovou as candidaturas das Praias de Tucuns, em Armação dos Búzios, e do Caiçara, no distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, esta banhada pela Lagoa de Araruama. Outras cinco praias da região, entre elas, as também lagunares Ubás, em Iguaba Grande, e Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, pleiteiam a renovação do selo.
A Bandeira Azul é uma certificação reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras. Para obtê-la, as praias devem atender a 38 critérios, incluindo qualidade da água, gestão ambiental e patrimonial, segurança, serviços e educação e informação ambiental. Para a consultora local do programa, Paloma Arias, a ampliação do número de praias certificadas representará um impulso na atividade turística regional.
“Para a Região dos Lagos, significa um aumento da conscientização ambiental e preservação dos ecossistemas, além de incluir a região no Turismo Sustentável, que, não apenas traz benefícios econômicos para todos os municípios da Costa do Sol, como também preserva suas praias oceânicas e lagunares, que são espaços de lazer, mas também ecossistemas que devemos cuidar e preservar”, ressalta.
Para atestar a qualidade da água nas praias, um dos principais critérios para concessão do selo Bandeira Azul, são feitas coletas e análises semanalmente, com o apoio da Prolagos. O Laboratório de Controle de Qualidade da concessionária capacita os funcionários das prefeituras, para garantir que não haja interferências nas análises, e envia as amostras para um laboratório credenciado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A possibilidade de mais uma praia lagunar receber a Bandeira Azul endossa a recuperação da Lagoa de Araruama, como aponta o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador do projeto Imersão, da Universidade Veiga de Almeida, que monitora as águas da laguna.
“Com certeza é uma evidência a mais da recuperação da Lagoa e de sua balneabilidade recuperada: três praias lagunares com Bandeira Azul; aumento da produção pesqueira; a volta dos esportes náuticos; os quiosques e pousadas no entorno. São muitas as evidências de qualidade e melhoria da saúde ambiental da Lagoa”, destaca.
Investimentos que protegem o meio ambiente
A recuperação da Lagoa de Araruama necessariamente passa pelos investimentos de mais de R$1,4 bilhão feitos pela Prolagos em saneamento básico na região, nas duas últimas décadas e meia, mas não parou por aí. Com a aprovação do plano de investimentos pela Agenersa na última semana, serão feitas novas obras para reforçar a proteção ao ecossistema lagunar.
O pacote inclui a modernização de Estações de Tratamento de Esgoto, tornando-as de nível terciário, com destaque para a unidade situada na Praia do Siqueira, que terá aumento de 50% na capacidade média de tratamento. Também serão implantados novos trechos do cinturão coletor de esgoto no entorno da laguna, finalizando os 26 km iniciados em 2022, com obras no Recanto das Dunas, Vila do Sol, Porto do Carro e Perynas, em Cabo Frio, Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro, Mossoró, Recanto do Sol, Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia. Os novos trechos se unem aos 38 Km já construídos anteriormente.
Crédito da Foto/Praia do Caiçara: Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo
Postado por [email protected] em 11/jun/2024 - Sem Comentários
Investimentos aprovados pela Agenersa, nesta terça-feira (11), incluem principalmente ampliação e modernização de Estações de Tratamento de Esgoto da Prolagos
A Prolagos irá iniciar no segundo semestre deste ano uma série de obras de saneamento com o objetivo de promover melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgoto. Até o fim de 2025, será realizada a modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que atendem à região. Assim, todas as unidades de tratamento da concessionária irão operar em nível terciário.
Um dos principais investimentos aprovados é a ampliação da ETE localizada na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, que terá a capacidade média de tratamento aumentada em cerca de 50%. A primeira etapa da obra já está em andamento e, com a aprovação dos investimentos pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), a segunda etapa, que conta com a implantação de novos decantadores e tanques biológicos, vai começar imediatamente após a conclusão da primeira fase. A outra unidade do município, que opera no bairro Jardim Esperança, também será ampliada e modernizada, com aumento de 100% da capacidade média de tratamento.
Em Arraial do Cabo, as Estações de Tratamento de Esgoto da Rua Rebeche, na Praia Grande, e de Monte Alto serão desativadas. Com isso uma nova unidade será implantada em uma área distante dos centros urbanos. A nova ETE de Arraial do Cabo irá tratar em média 180 litros de esgoto por segundo, capacidade 125% maior do que a média da estação da Praia Grande, e absorverá a demanda da ETE Monte Alto. Além disso, o município cabista também receberá melhorias no sistema de coleta de esgoto.
Em complemento aos investimentos feitos nas unidades de tratamento, serão implantados novos trechos do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama, finalizando os 26 km iniciados em 2022, com obras no Recanto das Dunas, Vila do Sol, Porto do Carro e Perynas, em Cabo Frio, Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro, Mossoró, Recanto do Sol, Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia.
Já Iguaba Grande, cidade em que se iniciou a finalização do cinturão coletor de esgoto com um trecho na Praia de Ubás, irá receber até 2025 a etapa mais complexa da blindagem da Lagoa de Araruama: a rede de captação em tempo seco no Rio Salgado. Essa será uma importante obra que irá contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade da laguna. No início deste ano, o município recebeu ainda a implantação de 10km de rede de água em Igarapiapunha, uma antiga demanda da população.
O pacote de investimentos prevê ainda a implantação de 41 km de rede de abastecimento para as localidades de Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, e São Jacinto, em Cabo Frio, beneficiando cerca de 2.800 pessoas. Também será concluída a extensão da rede de água para os distritos de Arraial do Cabo, até Pernambuca, incluindo os bairros Caiçara e Sabiá, cuja obra já foi iniciada. Ao todo, serão implantados 20 km de adutora de água; 56 km de rede distribuição de água, beneficiando cerca de oito mil pessoas.
As obras também irão chegar em Armação dos Búzios, com investimentos no sistema de esgotamento sanitário, além de obras de melhoria no abastecimento de água em áreas definidas como prioritárias pela prefeitura municipal e que são impactadas em momentos de alta temporada pela superpopulação na cidade, como Alto da Rasa e Vila Verde.
O pacote de investimentos foi aprovado nesta terça-feira (11), durante uma sessão extraordinária da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).
“A aprovação desses investimentos representa um novo marco no saneamento da Região dos Lagos. São investimentos importantes já demandados pela população e que agora são realidade. No fim desta série de obras, teremos um dos sistemas mais modernos de tratamento de esgoto do Rio, sendo exemplo para todo o estado de como o saneamento básico muda a realidade das pessoas e do meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas.
Postado por [email protected] em 07/jun/2024 - Sem Comentários
O abastecimento está temporariamente impactado nos bairros Nova São Pedro, Mossoró, Boqueirão, Pitória, Sudoeste, Poço Fundo, Baleia, Praia do Sol, Camerum e Centro, em São Pedro da Aldeia, devido ao rompimento de uma adutora que atende a essas localidades.
O reparo deve ser concluído até 13h e o abastecimento será gradativo. A concessionária orienta a população a fazer o uso consciente da água. Casos emergenciais podem ser informados pelos nossos canais de atendimento, por ligação ou WhatsApp, pelo número 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 04/jun/2024 - Sem Comentários
Ação do Inea, com apoio da Prolagos, retirou oito ligações irregulares para abastecimento de caminhões-pipa clandestinos; parte da água era armazenada em uma piscina em péssimas condições de higiene
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, nesta segunda-feira (3), uma ação para desmantelar pontos clandestinos de abastecimento de caminhões-pipa, no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio. Equipes da Prolagos e do 25º Batalhão de Polícia Militar deram apoio à ação. Ninguém foi encontrado pelos fiscais, mas os proprietários dos imóveis serão intimados pelas autoridades ambientais a esclarecer os fatos.
Ao todo, os fiscais flagraram oito ligações irregulares à rede de abastecimento da concessionária, em dois endereços na localidade. No primeiro local, na Rua Por do Sol, foram encontrados três poços e duas ligações clandestinas, além de duas bombas hidráulicas. A água era armazenada em uma caixa de dez mil litros e em uma piscina de 50 mil litros, ambas em precário estado de higiene.
No segundo endereço, na Rua Flexeiras, foram encontrados mais três “gatos” e dois poços clandestinos, além de equipamentos para abastecer os caminhões-pipa. Na mesma rua, foram encontradas outras três ligações irregulares.
“Ações como essa, além de crime previsto na legislação, podem causar uma série de problemas à rede de distribuição de água, prejudicando a população, como perda da pressão, vazamentos e contaminação da rede de abastecimento”, disse o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
As denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, pelo qual usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.