Postado por [email protected] em 30/dez/2023 - Sem Comentários
[ATUALIZAÇÃO]
O reparo foi concluído e o abastecimento será normalizado de maneira gradativa.
_________________________________________________
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia está temporariamente impactado devido ao rompimento de uma adutora no início do sistema de distribuição, em São Vicente de Paulo, Araruama. Para que a intervenção seja feita com segurança, a Estação de Tratamento de Água da concessionária está operando com capacidade reduzida. O reparo deve ser concluído até as 8 horas deste sábado, dia 30, e a normalização acontecerá de maneira gradativa.
A concessionária orienta que os clientes priorizem atividades importantes e adiem tarefas de alto consumo de água. Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone: 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 29/dez/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água nos bairros do Jardim Esperança, Boca do Mato, Vila do Ar, Jardim Peró, Tangará, e Monte Alegre 1 e 2, em Cabo Frio, ficará temporariamente reduzido até a meia-noite de sábado (30) para a instalação emergencial de uma unidade reserva de bombeamento de água para a melhoria do abastecimento nessas localidades..
A normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa e imóveis com reservatório não devem ser afetados pela redução temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados através dos canais de atendimento.
Postado por [email protected] em 29/dez/2023 - Sem Comentários
Equipes da Prolagos apoiaram as ações, que ocorreram em Armação dos Búzios e Cabo Frio
Com o início do verão, as ações de combate à captação irregular de água na região foram intensificadas. Após o feriado de Natal, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já desarticulou quatro centrais de abastecimento clandestino, uma nesta terça-feira (26), no Capão, em Armação dos Búzios, e outra, na quarta (27), no Jardim Esperança, em Cabo Frio. Na quinta (28), os fiscais estiveram na Rasa, em Búzios, e em Maria Joaquina, em Cabo Frio. As ações foram realizadas após denúncias anônimas.
Na primeira delas, que contou com a apoio de equipes da Prolagos e da Polícia Civil, foram encontrados três poços e duas ligações clandestinas na rede de abastecimento. No local, havia duas cisternas de aproximadamente 100 mil litros cada. Um caminhão-pipa foi apreendido e o dono do veículo, detido. A fiscalização do Inea também apreendeu cinco bombas hidráulicas de diferentes potências.
No Jardim Esperança, os fiscais do Inea, com apoio de uma equipe da concessionária, estiveram em outra central clandestina, na Rua Bezerra da Silva, onde foram encontradas três ligações irregulares, uma bomba d’água e duas cisternas de aproximadamente 50 mil litros cada. Assim como ocorreu em Búzios, o local foi interditado.
Na Rasa, por sua vez, foram encontrados três poços clandestinos em um terreno na Rua Otacilio Gonçalves. Um caminhão-pipa foi apreendido no local. Já em Maria Joaquina, a ação ocorreu na Rua Laurindo, onde foram encontrados outros três poços, além de três ligações clandestinas para a rede de abastecimento e uma cisterna com capacidade para 300 mil litros. No total, quatro bombas hidráulicas foram apreendidas pela fiscalização.
Em meio à alta temporada, caracterizada pelas temperaturas elevadas e pelo aumento do consumo de água, as ligações representam perdas significativas para o sistema, prejudicando o abastecimento de bairros inteiros. No Jardim Esperança, por exemplo, o desvio dos recursos hídricos ocorria próximo à unidade de bombeamento que atende aos bairros do Jardim Esperança, Nova Cabo Frio e Colinas do Peró.
Considerando todas as ligações clandestinas à rede encontradas nos últimos dias, a perda mensal estimada era de 256 milhões de litros, quantidade necessária para abastecer mais de 22 mil famílias durante 30 dias. “As ações do Inea irão se intensificar durante o verão para combater todos os ilícitos ambientais”, garantiu o chefe de Fiscalização do Instituto, Alexandre da Mata.
Da mesma forma, as equipes de fiscalização da Prolagos encontram-se mobilizadas para dar suporte às ações. “Para além de todas as ações de reforço que implantamos para garantir o abastecimento na região durante o verão, seguiremos dando apoio ao Inea no combate a essa prática ilegal, que tanto prejudica o sistema de distribuição de água para a população”, afirma o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
Saiba como denunciar
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
Postado por [email protected] em 25/dez/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, foi temporariamente impactado, devido a um vazamento em uma adutora no início do sistema de distribuição de água em São Vicente de Paulo, Araruama, na madrugada desta segunda-feira (25). Para que a intervenção fosse feita com segurança, o sistema atuou com capacidade reduzida durante o reparo, que já foi concluído. A normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa.
A Prolagos recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado.
Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 21/dez/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia pode ser temporariamente impactado devido a um problema técnico na adutora que fica localizada no bairro Cruz, em São Pedro da Aldeia, na manhã desta quinta-feira (21). Em razão disso, a vazão no sistema foi reduzida durante o período do reparo, que já foi concluído.
A normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa e imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone: 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 21/dez/2023 - Sem Comentários
As cinco etapas do evento comemorativo ao Jubileu de Prata da concessionária movimentaram 2.200 corredores no total
Foi em grande estilo o encerramento do Circuito 25 Anos Prolagos, que teve a quinta e última etapa disputada em Cabo Frio no último fim de semana, na orla da Praia do Forte. Levando a mensagem da promoção da saúde e da qualidade de vida por meio do esporte, o evento de corridas de rua comemorativo ao Jubileu de Prata da concessionária reuniu mais de 2.200 pessoas, incluindo as etapas anteriores, realizadas em São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios.
Diferentemente das outras etapas, a prova cabo-friense foi disputada em horário noturno, mas, como das outras vezes, a motivação dos participantes para percorrer os 5 km de percurso foi alta. Na categoria feminina, Luciana de Oliveira cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 22 minutos e 42 segundos. Essa foi a terceira vitória da atleta em cinco etapas do Circuito, mas desta vez o sabor foi todo especial, por se tratar de um triunfo dentro de casa.
“Estou muito contente, porque aqui é o quintal da minha casa. Então correr aqui na Praia do Forte, nessa noite linda, foi inenarrável. Encerrar em primeiro lugar na minha terra fecha o Circuito com chave de ouro”, descreve.
No masculino valeu a persistência do atleta José Ferreira, mais conhecido como “Raio”, que garantiu o lugar mais alto do pódio pela primeira vez, depois de ficar em segundo lugar em outras três ocasiões. Cheio de disposição, “Raio” finalizou a prova em 17 minutos e 36 segundos, com grande vantagem sobre os concorrentes.
“A gente dá o nosso melhor sempre. Eu já tinha treinado ali antes, e quando chegou em uma certa distância, pensei: “quem quiser me acompanhar, que me acompanhe”. E acabou que, graças a Deus, ninguém ali conseguiu me acompanhar”, festejou.
Mais uma vez, a criançada não ficou de fora e deu show de fofura durante a Kids Run, que antecedeu ao teatro infantil com o Prolaguito, mascote da concessionária. Os vencedores de cada categoria receberam troféus e todos os atletas ganharam medalhas de participação. Mas a maior recompensa para muita gente foi a possibilidade de aproveitar o evento juntinho da família, caso da colaboradora da Prolagos Flávia dos Santos, que participou de todas as etapas, acompanhada do marido Afonso e do filho Pedro Afonso, de cinco anos.
“Foi uma experiência muito bacana poder trazer a família pra dentro desse ambiente da empresa. E pra gente foi um divisor de águas, por incentivar a prática de esporte, de motivar a gente ter uma vida mais saudável, e dar o exemplo para o nosso filho”, ressaltou.
Postado por [email protected] em 15/dez/2023 - Sem Comentários
[ATUALIZAÇÃO 17/12 – 18:00]
A concessionária de energia elétrica reestabeleceu o serviço na Estação de Tratamento de Água da Prolagos na tarde deste domingo (17). A unidade estava operando por geradores e com capacidade reduzida após um incêndio na subestação de energia que aconteceu na madrugada de sexta-feira (15). A normalização do abastecimento de água acontecerá de maneira gradativa.
Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas.
A concessionária recomenda que os clientes continuem priorizando o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
____________________________________________________________________________________________________________
Devido a um incêndio na subestação da concessionária de energia que atende a Estação de Tratamento de Água da Prolagos na madrugada desta sexta-feira (15), o abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia está temporariamente impactado. A estação da Prolagos está operando com geradores e com capacidade reduzida. A concessionária de energia elétrica está atuando no local para reestabelecer o fornecimento.
A normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa após o retorno dos serviços. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas.
A Prolagos antecipou e reforçou as ações do Plano Verão 2023/2024 com a locação do dobro de geradores para a estação de tratamento de água para reduzir o impacto das falhas de abastecimento de energia elétrica.
A concessionária recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.
Postado por [email protected] em 13/dez/2023 - Sem Comentários
Durante evento que reuniu a imprensa de toda a Região dos Lagos, foram premiados os melhores trabalhos em sete categorias
A 5ª edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental teve seus vencedores anunciados durante um evento que reuniu profissionais de imprensa de toda Região dos Lagos, na noite desta terça-feira (12), em Cabo Frio. Ano após ano, a solenidade também se consolida como uma autêntica confraternização de fim de ano da classe jornalística regional.
Neste ano, foram premiados os dois melhores trabalhos em sete categorias, dentro da proposta de falar sobre o legado construído pela Prolagos no saneamento básico da região ao longo dos 25 anos de concessão. Os primeiros e segundos colocados das categorias profissionais receberam R$ 4.500,00 e R$ 2.500,00 em dinheiro, respectivamente. Para o vencedor da categoria universitária, a premiação foi de R$ 1.000,00.
Vencedora na categoria Fotojornalismo pelo quarto ano seguido, com o trabalho “Reflexos de Pureza na Laguna de Araruama”, Mariana Ricci, celebrou a oportunidade.
“Eu queria muito agradecer a Prolagos por mais um ano do Prêmio de Jornalismo Ambiental. Se não fosse o trabalho de vocês para o pessoal do jornalismo da Região dos Lagos, a gente não sairia da caixinha, não ia correr atrás de mostrar o trabalho de vocês e o trabalho que a natureza faz de reestruturação dela mesma”, destacou Mariana Ricci.
Novidade do ano, a categoria Mídias Alternativas premiou novos formatos e propostas de conteúdos jornalísticos. Estreante na premiação, assim como a própria categoria, Renata Cristiane venceu com o episódio sobre a Bandeira Azul de Iguaba Grande no RC Cast, publicado no YouTube do Portal RC24h. Ela festejou a oportunidade de encontrar os colegas e destacou o papel da imprensa na cobrança por melhorias sociais.
“É um dia de festa, bem próximo do Natal. Dá aquele sentimento de leveza, de que o ano está terminando, que as coisas vão ser melhores no ano que vem e já estão sendo. A Lagoa de Araruama está mais bonita, a água está mais clara e é por isso que a gente briga: não só pela lagoa, mas por todos os mares, rios e oceanos, porque o papel do jornalista é, da melhor maneira possível, otimizar as relações sociais em que a insatisfação da sociedade se torna política pública em benefício do povo”, destacou.
Alexandre Kapiche, da InterTV, faturou o bicampeonato em Telejornalismo, desta vez contando a história das mulheres pescadoras do Parque das Garças, em Arraial do Cabo, que agora atuam como artesãs de biojoias, peças feitas de material retirado dos peixes. Ele celebrou o trabalho em equipe, que teve a participação da produtora Deborah Carvalho e do repórter cinematográfico Sidnei Pontes.
“Primeiramente quero agradecer à Prolagos por reconhecer a profissão, que é tão malvista por muitos, e por representar toda a emissora InterTV. Esse prêmio aqui não é meu, tem uma galera junto aqui”, agradeceu.
Nos trabalhos premiados, não faltaram histórias e personagens que ajudaram a contar essa trajetória de desenvolvimento, promovido com a contribuição da Prolagos, que completa o Jubileu de Prata em 2023. Para o diretor-presidente da concessionária, Pedro Freitas, os profissionais de imprensa desempenham papel determinante no relato das transformações ocorridas nas últimas décadas, que se traduzem em uma nova realidade atualmente.
“O legado é tudo o que a gente faz hoje para gerações futuras. Quer dizer a recuperação da Lagoa de Araruama; a Bandeira Azul para duas praias lagunares; a universalização do abastecimento de água; o avanço do esgotamento sanitário na região e tudo isso vem sendo muito bem retratado pelos nossos jornalistas. Esse prêmio hoje é uma coroação para todo esse trabalho incrível que tem sido feito para retratar os avanços na região e esse legado que estamos trabalhando hoje para gerações futuras”, enaltece.
Confira abaixo os vencedores de todas as categorias:
Jornalismo Universitário
Beatriz Bernarque
Podcast “Fashion Craft: moda sustentável e artesanato em foco”
Podcast Jornalismo Ambiental, Rádio UVA Cabo Frio
Fotojornalismo
1º lugar – Mariana Ricci l Folha dos Lagos
2º lugar – Mariane Siqueira l Prensa de Babel
Jornalismo Impresso
1º lugar – Cristiane Zotich l Folha dos Lagos
Reportagem – Praia dos Ubás, um tesouro de Iguaba Grande
2º lugar – Célio Pimentel l Hora Certa
Reportagem – A Prolagos e a Revolução Ambiental na Região dos Lagos
Radiojornalismo
1º lugar – Luiz Felipe Rodrigues l Rádio Costa do Sol
Reportagem – Jeriguaba: da laguna morta à Bandeira Azul
2º lugar – Suellen Rodrigues l Estação 104
Reportagem – Caminhos da água em Arraial do Cabo: um percurso de desenvolvimento da economia, chegada de empreendimentos, fomento do turismo nos distritos e bem-estar da população
Mídias Alternativas
1º lugar – Renata Cristiane l Portal RC24h
RC Cast episódio Bandeira Azul em Iguaba Grande
2º lugar – Vinicius Pereira l LN Notícias
Reportagem: Água para Todos
Webjornalismo
1º lugar – Fernanda Carriço l Folha dos Lagos
Reportagem – Penicos, cacimbas e torneiras: a Região dos Lagos antes do saneamento
2º lugar – Luciano Motta l Portal Fonte Certa
Reportagem – Histórias de renascimento que se entrelaçam: seu Evaldo e a Lagoa de Araruama
Telejornalismo
1º lugar – Alexandre Kapiche l InterTV
Reportagem – Biojoias de Arraial do Cabo
2º lugar – Carlos Dorador l Record TV
Reportagem – Acesso à água potável é essencial para a saúde do ser humano
Postado por [email protected] em 13/dez/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia foi temporariamente impactado, durante a madrugada desta quarta-feira (13), devido ao rompimento de uma adutora no início do sistema de distribuição, em São Vicente de Paulo, Araruama. Para que a intervenção fosse feita com segurança, a Estação de Tratamento de Água da concessionária ficou paralisada durante o período do reparo, que já foi concluído.
A normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa e imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone: 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 08/dez/2023 - Sem Comentários
Com apoio da Prolagos e da polícia, agentes interditaram o local, no Jardim Esperança, onde também funcionava um lava a jato
Uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) flagrou um ponto de abastecimento clandestino de caminhões pipa, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, nesta quinta-feira (07). No local, também funcionava um lava a jato que usava água furtada da rede. Motivada por uma denúncia anônima, a ação teve o apoio de uma equipe da Prolagos e da Polícia Militar.
No momento da operação, ninguém foi encontrado e não havia caminhões-pipa no local, que foi interditado e multado. A equipe da concessionária retirou as ligações clandestinas instaladas na rede. Foram flagradas três ligações com a rede, que desviavam água 24 horas por dia, ocasionando uma perda média de 100 mil litros diariamente, o suficiente para atender cerca de 200 famílias.
No mês passado, outra operação do Inea, com a participação da Prolagos, localizou dois pontos de abastecimento irregular de caminhões-pipa, no Jardim Peró, também em Cabo Frio. Ao todo, foram descobertas 21 ligações para a rede, feitas de maneira irregular.
As ligações clandestinas podem causar grande impacto no abastecimento de toda a região, principalmente durante a alta temporada ou em feriados, períodos em que as cidades da área de concessão recebem milhares de visitantes. Além disso, a prática ilegal representa risco à saúde da população, em razão da possível contaminação da rede.
“As ligações irregulares reduzem a pressão da água na rede e impede que ela chegue em locais mais elevados e distantes do sistema de abastecimento. Essa irregularidade num período de alta temporada, quando a expectativa é que a população salte de 425 mil pessoas, para cerca de 1,5 milhão de habitantes, prejudica ainda mais o desempenho do abastecimento, impactando milhares de moradores e turistas”, explica o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
Saiba como denunciar
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.