Postado por [email protected] em 30/nov/2023 - Sem Comentários
A Prolagos informa que o abastecimento de água nos bairros Balneário das Conchas, Vinhateiro, Alecrim e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia, e Centro, Vila Nova, Passagem, União e Algodoal, em Cabo Frio poderá ficar temporariamente interrompido nesta quinta-feira (30) devido ao rompimento de adutoras que atendem as localidades. A previsão de término é 17h e a normalização do sistema acontecerá de maneira gradativa após a conclusão do serviço.
Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que os usuários adiem as tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via telefone ou WhatsApp 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 30/nov/2023 - Sem Comentários
[ATUALIZAÇÃO – 17:55]
A nova previsão de término do serviço é às meia-noite e a normalização do sistema acontecerá de maneira gradativa após a conclusão.
____________________________________________________________________________________________________________
A Prolagos informa que o abastecimento de água em Iguaba Grande poderá ficar temporariamente interrompido nesta quinta-feira (30) devido à uma intervenção emergencial no sistema de distribuição no Centro da cidade. Por conta de uma obra no local, a concessionária vai precisar remanejar a adutora de água existente. A previsão de término é às 18h e a normalização do sistema acontecerá de maneira gradativa após a conclusão do serviço.
Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que os usuários adiem as tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via telefone ou WhatsApp 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 29/nov/2023 - Sem Comentários
Parceria inédita promovida pela Prolagos prevê coletas trimestrais de resíduos em municípios da região
O projeto Blue Keepers, da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, chegou à Região dos Lagos nesta semana, com o objetivo de buscar soluções em conjunto com a sociedade para a preservação ambiental das áreas litorâneas. Essa é a primeira vez que esta iniciativa da Organização das Nações Unidas atua na região, por iniciativa da Prolagos, parceira local do projeto.
A partir das coletas amostrais de resíduos em praias oceânicas e lagunares nos cinco municípios atendidos pela concessionária, serão levantados dados para a avaliação do material encontrado quanto à sua origem. A proposta é que o procedimento seja repetido nos mesmos locais a cada três meses, durante um ano.
A primeira mobilização aconteceu na segunda-feira (27), no canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, com a participação de integrantes do projeto Imersão, uma parceria da concessionária com a Universidade Veiga de Almeida. Segundo a coordenadora do projeto Blue Keepers, Gabriela Otero, a proposta é envolver os agentes locais, públicos e privados, na formulação de políticas de conservação dos ambientes aquáticos, caso da Lagoa de Araruama.
“A partir desses dados, vamos começar a trabalhar uma análise, pensando soluções multisetoriais, além do saneamento. Pensar se é problema de infraestrutura; se é melhorar a coleta; se é questão de se comunicar melhor para a população os impactos desses resíduos nos ambientes aquáticos ou simplesmente fazer uma grande campanha de conscientização”, ressaltou a porta-voz do Blue Keepers.
O diretor-presidente da concessionária, Pedro Freitas, destacou o significado inovador da vinda do projeto Blue Keepers à região.
“Trata-se de um momento singular, pois é a primeira vez que uma iniciativa desse tipo na região recebe o selo da ONU. O estreitamento dessa parceria entre a Prolagos e o Pacto Global, por meio do Blue Keepers, representa um marco dentro das nossas ações de monitoramento da qualidade da Lagoa de Araruama e das praias da região, que refletem os investimentos em saneamento feitos pela empresa ao longo dos últimos 25 anos”, ressaltou.
Além da Praia do Forte, estão sendo realizadas coletas nas Praias do Sudoeste, em São Pedro da Aldeia; dos Anjos, em Arraial do Cabo; do Popeye, em Iguaba Grande, e no Mangue de Pedra, em Armação dos Búzios.
Conheça o projeto
O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do oceano por resíduos sólidos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema.
Como promotor do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) 14, que tem foco na vida na água, o projeto, criado em 2020, visa a conservação e uso dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Postado por [email protected] em 26/nov/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água nos bairros Pitória, Porto da Aldeia, Mossoró, Poço Fundo, Sudoeste e Baleia, em São Pedro da Aldeia, pode ser impactado neste domingo (26) devido à dois rompimentos na rede de distribuição que abastece as localidades.
Equipes já estão atuando no local e a previsão de finalização dos reparos é às 17 horas. A concessionária recomenda que os moradores adiem atividades de alto consumo de água.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 24/nov/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água nos municípios atendidos pela concessionária pode ser impactado nesta sexta-feira (24) devido ao rompimento de uma adutora, tubulação de grande porte que transporta água, ocasionado por terceiros. Equipes já estão atuando no local e a previsão de finalização dos reparos é às 14 horas.
Imóveis com reservatório não devem ser afetados e, os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 22/nov/2023 - Sem Comentários
Ação foi realizada pelo Inea no Jardim Peró, em Cabo Frio, com apoio da Prolagos e da polícia; quantidade furtada é suficiente para atender 8 mil pessoas por dia
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) flagrou dois pontos de abastecimento clandestino de caminhões pipa, durante uma operação realizada nesta terça-feira (21), no Jardim Peró, em Cabo Frio. A ação contou com apoio de equipes da Prolagos, para a retirada das ligações hidráulicas; e das Polícias Civil e Militar. Estima-se que a quantidade de água furtada seja suficiente para atender 8 mil pessoas por dia.
A ação foi realizada após uma denúncia anônima feita ao Inea por moradores. Somados os dois locais, havia 21 ligações para a rede, feitas de maneira irregular. Também foram encontradas bombas hidráulicas e outras instalações. Cinco caminhões foram flagrados fazendo o abastecimento ilegal para toda a região. Os suspeitos fugiram do local, antes da chegada dos agentes, mas dois boletins de ocorrência foram registrados.
Ligações clandestinas como essa podem causar grande impacto no abastecimento de toda a região, principalmente durante a alta temporada ou em feriados, períodos em que as cidades da área de concessão recebem milhares de visitantes.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
Prática prejudica restabelecimento do sistema após oscilações de energia
A captação clandestina e fraudulenta de água é, além de crime previsto na legislação, um empecilho para o pleno funcionamento do sistema de abastecimento como um todo. Em períodos como o atual, de constantes oscilações na energia elétrica que impactam no funcionamento da Estação de Tratamento (ETA), o furto de água despressuriza a rede, dificultando a chegada da água, principalmente aos pontos mais elevados e distantes da rede.
“A população pode contribuir, denunciando anonimamente os casos de captação de água irregular. Além de ilegal, essa prática afeta o abastecimento e representa risco de contaminação da rede, podendo causar um prejuízo coletivo à saúde pública”, explica o diretor-executivo da concessionária, José Carlos Almeida.
Postado por [email protected] em 21/nov/2023 - Sem Comentários
O abastecimento nos bairros Balneário das Conchas II, Praia Linda, Parque dos Meninos, Flexeira, e nos loteamentos Sol e Mar, Catarino Mota e Bosque Pomerode, está temporariamente reduzido, nesta terça-feira (21), devido a um furto de cabos de energia da estação de bombeamento de água que abastece as localidades. A previsão de finalização dos reparos é às 19 horas e a normalização acontecerá de maneira gradativa.
Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.
A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.
Postado por [email protected] em 18/nov/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, está temporariamente impactado devido à falha de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água da Prolagos. Esta é a terceira ocorrência na estação de tratamento nesta semana.
Assim que foi identificada a situação, às 21h43 deste sábado (18), a Prolagos prontamente atuou com o uso de geradores para reduzir os impactos e entrou em contato com a empresa de energia. Técnicos da concessionária de energia elétrica estão na estação de tratamento e em outros pontos críticos do sistema de distribuição buscando solucionar o problema.
Mesmo com todas as medidas de reforço, com a forte onda de calor registrada nos últimos dias e a chegada de mais de 260 mil turistas na região, o consumo de água aumenta, o que pode impactar na recuperação plena do sistema.
A concessionária lamenta pelo ocorrido e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado.
Para atender as ocorrências pontuais, as áreas mais impactadas estão sendo atendidas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
[Atualizado às 7h50, de 19/11]
Postado por [email protected] em 17/nov/2023 - Sem Comentários
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, está temporariamente impactado devido à falha de energia elétrica da Enel na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos. Assim que foi identificada a situação, às 8h desta sexta-feira (17), a Prolagos prontamente atuou com o uso de geradores para reduzir os impactos da falha.
Desde o dia 1º de novembro, o sistema de distribuição de água da concessionária tem sofrido com constantes oscilações de energia elétrica. Na segunda-feira, dia 13, as falhas atingiram a estação de tratamento, além de estações de bombeamento primordiais para o abastecimento da região. O sistema como um todo continua sofrendo com oscilações com danos a equipamentos e prejudicando a plena retomada do sistema de distribuição de água.
Como forma emergencial de atendimento à população, a Prolagos está antecipando as ações de reforço do Plano Verão 2023/2024, previsto originalmente para começar na segunda quinzena de dezembro. No entanto, mesmo com todas as medidas de reforço, com a forte onda de calor registrada nos últimos dias e o feriado nacional, que trouxe mais de 200 mil turistas para a Região dos Lagos, o consumo de água aumenta, o que pode impactar na recuperação do sistema.
A Prolagos ressalta que possui equipes exclusivas dedicadas na operação e manutenção do sistema de abastecimento e mantém contato permanente com lideranças comunitárias e associações de moradores. Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas.
A concessionária agradece a compreensão da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais até que o abastecimento esteja normalizado. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.
Postado por [email protected] em 13/nov/2023 - Sem Comentários
[ATUALIZAÇÃO – 22H40]
O fornecimento de energia elétrica da Enel ainda não foi normalizado na Estação de Tratamento de Água da Prolagos. A concessionária segue atuando com geradores para reduzir o impacto no abastecimento da região. A Enel está realizando o reparo e a previsão é que o serviço seja finalizado durante a madrugada. A Prolagos orienta os moradores a evitarem atividades de alto consumo de água.
O abastecimento será normalizado de forma gradativa após a estabilização dos serviços. Casos emergenciais poderão ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
—————————————————————————————————————————————————————
O abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, está temporariamente impactado devido às constantes oscilações no fornecimento de energia elétrica da Enel na Estação de Tratamento de Água da Prolagos e em todo o sistema de distribuição da região.
Assim que foi identificada a situação, às 12h desta segunda-feira (13), a Prolagos prontamente atuou com o uso de geradores para reduzir os impactos da falha. Porém, com as altas temperaturas e o rompimento da adutora que abastece Búzios, Tamoios e bairros de São Pedro, algumas localidades podem ser mais impactadas. A Prolagos orienta os moradores a evitarem atividades de alto consumo de água e a fazerem o uso responsável do abastecimento.
A empresa de energia já foi acionada, e a concessionária está acompanhando de perto as ações para retomada do sistema. A previsão é que o abastecimento seja normalizado de forma gradativa após a estabilização dos serviços.
Casos emergenciais poderão ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.