Arquivo de julho 24America/Sao_Paulo 2023

Prolagos completa 25 anos movimentando vidas por meio do saneamento

Postado por [email protected] em 24/jul/2023 - Sem Comentários

Investimentos no tratamento da água e do esgoto, e ações socioambientais ajudam a impulsionar o desenvolvimento da Região dos Lagos

Ao redor do Poço da Bomba, no Centro de Armação dos Búzios, as integrantes da Associação de Mulheres Caiçaras da cidade se reúnem para conversar. O local traz à memória a antiga aldeia de pescadores, antes da divulgação mundial do balneário após a visita da atriz Brigitte Bardot, quando as pessoas andavam descalças pelas ruas de terra, o fogão à lenha era comum, assim como bacias sob a cabeça para lavar as roupas nos poços do município.  A simplicidade vivida na década de 1960 também faz lembrar de momentos de muita dificuldade para fazer atividades básicas do dia a dia. “Eu morava na Praia do Canto, ali na Rua das Pedras, e a gente ia com as bacias na cabeça cheias de roupas para lavar no Poço da Bomba, onde ficávamos o dia inteiro lavando roupa e conversando até que elas secassem. Ali era o nosso WhatsApp, a gente ficava sabendo de tudo o que acontecia na cidade”, relembra a moradora Sarah da Silva.

Apesar do saudosismo com as histórias vividas na então vila de pescadores, a chegada da água tratada possibilitou uma mudança na rotina e na vida das mulheres caiçaras. “Não tínhamos água em casa, somente no poço e era aquele sacrifício todo. Depois da Prolagos a vida de toda comunidade buziana foi transformada”, afirma Cilene da Silva, presidente da associação.

Assim como fez em Búzios, em 25 anos de atuação, a Prolagos já movimentou a vida de cerca de 420 mil moradores das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, e de milhões de turistas que visitam a região durante o ano. Nesse período, a concessionária investiu mais de R$1,4 bilhão em saneamento básico, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitante, do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Em 1998, somente 30% da população recebia água em suas casas, com um abastecimento precário e intermitente, e não existia tratamento de esgoto. Em 2023, o acesso à água tratada está universalizado e 80% do esgoto da região é coletado; e 100% do material captado é tratado, auxiliando no desenvolvimento da cidade, na expansão do turismo e em mais saúde e qualidade de vida para os moradores.

No meio ambiente também é possível perceber os reflexos dos investimentos em saneamento. A Lagoa de Araruama, que nos anos 2000 entrou em colapso, hoje é um verdadeiro patrimônio ambiental da Região dos Lagos. Quem vive da pesca comemora recordes de pescado e o retorno de espécies como a Carapeba e Perumbeba, que estavam ausentes da laguna desde 2009. “Pescar é a minha paixão e única profissão. Por mês, chego a capturar uma média de dez toneladas de peixes. É com a renda de espécies como a Tainha, Perumbeba, Curvina, Carapeba e Robalo, que vendemos para cidades do estado do Rio de Janeiro, e das regiões Norte e Nordeste, que sustento a minha família”, ressalta o pescador Gledison Nascimento.

Além das conquistas com a pesca, as praias lagunares viraram refúgio para os moradores e turistas e agora estão prestes a conquistar um importante diferencial: o selo ‘Bandeira Azul’ nas praias das Pedras de Sapeatiba, em São Pedro da Aldeia; e a de Ubás, em Iguaba Grande. O programa desafia autoridades locais, gestores e a própria comunidade, a alcançarem altos padrões em quatro quesitos principais: qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental. Ao longo dos anos, a certificação tornou-se um rótulo ecológico muito respeitado nos setores de turismo e meio ambiente, nacional e internacional. Hoje, as praias do Forno, em Búzios, e do Peró, em Cabo Frio, já contam com o selo.

Mais empregos

O saneamento também é responsável por movimentar o mercado de trabalho na Região dos Lagos. Além dos cerca de 900 postos de empregos diretos e indiretos criados pela Prolagos, e o fortalecimento do comércio e turismo, a concessionária também investe em capacitação de jovens para o mercado de trabalho, por meio do ‘Projeto Pioneiros’; e no fomento da representatividade e da independência das mulheres quilombolas, através do ‘Somos Divas na Luz do Candeeiro’, que muito além de oficinas de cerâmica, estimula o potencial criativo e capacita as participantes para a confecção de peças que poderão apoiá-las na complementação da renda familiar.

Cada um dos mais de dez projetos realizados pela Prolagos anualmente é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. Uma das propostas da concessionária é alinhar os programas e projetos com a agenda 2030, estabelecendo metas de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS) para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade para a construção de um mundo melhor e com mais dignidade para todos. “Há 25 anos assumimos o compromisso de entregar mais que o básico para a Região dos Lagos, cuidando de famílias inteiras, ajudando a realizar sonhos e a desenvolver a região. Seguimos firmes no propósito avançar com os serviços e movimentar vidas por meio do saneamento”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Economia circular

Toda atividade humana gera algum tipo de impacto ao meio ambiente. No caso dos serviços de saneamento básico, uma das consequências do tratamento para deixar a água com qualidade ou para tratar o esgoto é a geração de lodo. No Brasil, existem muitas formas de tratamento e reaproveitamento desse resíduo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2017) indicam que menos de 5% do lodo sanitário é reaproveitado, a maioria é aplicado como compostagem, na incineração e outras formas de gaseificação.

Para reduzir os impactos ambientais causados pelo lodo, que atualmente é descartado em aterro sanitário, a Prolagos está realizando o Projeto Retransformar, uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que funciona na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Arraial do Cabo. Com uma tecnologia inovadora e sustentável, o local aplica testes para transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico em uma substância que pode ser tratada e reutilizada como gás biocombustível ou em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura. “O Retransformar é um projeto que é autossuficiente, pois além de dar uma destinação para o que antes era um resíduo, ele também utiliza a própria energia para que a unidade possa funcionar. Nesse processo não se perde nada. Isso está relacionado com as nossas metas de desenvolvimento sustentável, economia circular e com nosso objetivo final é melhorar a vida das pessoas. A intenção é construir modelos de aplicação para as diferentes condições das Estações de Tratamento de Esgoto no estado do Rio de Janeiro”, explica o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Prolagos lança iniciativa da ONU na Região dos Lagos

Postado por [email protected] em 21/jul/2023 - Sem Comentários

Por meio do Blue Keepers, concessionária e prefeituras assinam termo de compromisso de limpeza dos mares e da Lagoa de Araruama

A Prolagos e os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia deram um importante passo para o combate à poluição causada pelo descarte irregular de lixo nos mares e na Lagoa de Araruama, com a assinatura de um termo de compromisso com foco na preservação dos corpos hídricos. Por meio do Blue Keepers, projeto da Plataforma de Ação pela Água e Oceano, da Organização das Nações Unidas (ONU), serão realizadas a coleta e análise dos resíduos encontrados nesses locais, para subsidiar a criação de políticas públicas e de ações empresariais de combate ao microlixo.

A cerimônia, realizada na Praia Grande, em Arraial do Cabo, contou com a presença do governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; prefeito do município, Marcelo Magno; e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Jorge Oliveira (Arraial do Cabo); Rosalice Fernandes (Cabo Frio); Vinícius Lavalle (Iguaba); Mário Flávio Moreira (São Pedro) e Evanildo Cardoso (Búzios). “O projeto já é internacionalmente reconhecido, e o objetivo é engajar o setor empresarial para a ODS 14, que é relacionada à vida marinha. O que vai permear o nosso trabalho é capacitar equipes locais para a coleta dos materiais nas praias e fazer a separação, gravimetria, para qualificar esse estudo. Depois voltaremos com as informações para o sistema produtivo que o Pacto Global tem acesso para rediscutir o que foi encontrado de resíduo, pensar em estratégias de como as empresas podem reaproveitar os materiais descartados e como os governos podem atuar”, explica Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Prolagos é a segunda unidade da Aegea, grupo responsável pela concessionária, a aderir ao projeto, mostrando o comprometimento da empresa com a preservação ambiental. “É uma grande honra e responsabilidade trazer o selo de sustentabilidade da ONU para a nossa região. Por meio do saneamento, trabalhamos todos os dias para assegurar um legado ambiental para as cidades da nossa área de concessão, permitindo uma verdadeira transformação do meio ambiente, do turismo, da geração de emprego e renda. É muito importante que cada um de nós seja um agente de transformação, e o Blue Keepers vai nos auxiliar a mapear e definir estratégias efetivas no combate à poluição causada pelo lixo. Em 2023, a Prolagos completa 25 anos e reforçamos o compromisso de entregar mais que o básico para a Região dos Lagos, cuidando de famílias inteiras, avançando com nossos serviços e criando cidades mais azuis”, comenta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Em complemento à assinatura do Termo de Compromisso, a concessionária também apoiou o lançamento do projeto Lixo Fora D’água, em Arraial do Cabo, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Com o objetivo de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas mais sustentáveis, a iniciativa, que faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, irá elaborar um estudo sobre a origem, quantidade e tipos de resíduos encontrados nas praias. “Saneamento é coleta e tratamento do esgoto, mas é também regular a questão do descarte dos resíduos sólidos, que impactam de uma forma muito sensível os nossos recursos hídricos. Por esse motivo ambas são iniciativas tão importantes para a criação de políticas públicas que irão trazer resultados significativos para a população e o meio ambiente”, ressalta o governador em exercício, Thiago Pampolha.

Comunicado

Postado por [email protected] em 11/jul/2023 - Sem Comentários

O abastecimento de água em Figueira e Monte Alto, distritos de Arraial do Cabo, está temporariamente reduzido, devido ao rompimento de uma adutora ocasionado por uma retroescavadeira de terceiros.

O reparo deve ser concluído até às 20 horas e a normalização acontecerá de maneira gradativa. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.

A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone: 0800 7020195.

Circuito Prolagos 25 anos anima população com primeira corrida em São Pedro da Aldeia

Postado por [email protected] em 11/jul/2023 - Sem Comentários

Mais de 400 pessoas participaram da competição

Neste domingo (9), na Praça Hermógenes Freire da Costa, em São Pedro da Aldeia, o dia amanheceu cheio de energia para a primeira corrida do circuito em comemoração aos 25 anos de concessão da Prolagos. Foram mais de 400 corredores, entre adultos e crianças, que percorreram as ruas do município para conquistar medalhas e troféus. Além de São Pedro da Aldeia, o Circuito 25 anos Prolagos passará por Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio nos próximos meses, incentivando a prática de atividade física e os cuidados com a saúde.

Para a corredora Luciana de Oliveira, a saída do resultado da corrida foi momento de comemoração. “Eu adorei participar da prova principalmente porque conquistei o primeiro lugar na categoria feminina geral. Nós treinamos bastante todos os dias para isso, então, quando conseguimos atingir essa colocação, é uma sensação muito recompensadora”, comenta Luciana.

Mais do que uma competição para conquistar o tão sonhado troféu, o esporte também promove a saúde e qualidade de vida da população. “Há 48 anos, eu comecei a ter problemas de pressão alta e a tomar muitos remédios. Então, comecei a caminhar devagar, depois, comecei a ir mais rápido. Quando fui ver, já estava correndo. Assim, eu parei de tomar meus remédios”, conta Maria da Penha Dias, de 71 anos, que alcançou a primeira colocação em sua categoria.

Desde que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto nas cidades da Região dos Lagos, a Prolagos busca ir além dos seus serviços, estando presente na vida dos usuários nas mais diversas áreas. “Para celebrar esse marco tão importante, estamos promovendo este evento, porque entendemos que levamos saúde e qualidade de vida por meio do saneamento básico, mas também queremos ir além disso, movimentando vida através do esporte, meio ambiente, saúde e economia”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Além da população, colaboradores da empresa também foram estimulados a participarem do circuito. “Eu estou muito feliz. Fui a primeira mulher da concessionária a cruzar a linha de chegada. Tenho muito orgulho em pertencer à empresa que tanto se dedica aos cuidados da saúde dos colaboradores para que possamos cuidar da vida da sociedade e do meio ambiente”, comenda Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

O evento é uma organização da Seven, com realização da Prolagos e apoio da Prefeitura de São Pedro. Além da competição, a iniciativa contou com a apresentação da peça de teatro “Prolaguito em Defesa das Águas Claras” e o Kids Run para a criançada abaixo dos 12 anos. “Essas ações impulsionam a prática de atividade física regular, pois é importante para a socialização, educação e garantia de uma vida saudável”, salienta o secretário de Esporte e Lazer do município, Ricardo Ramos, que esteve presente no evento.

A próxima etapa será em Iguaba Grande no dia 10 de setembro. Para acompanhar as novidades sobre as próximas fases do Circuito 25 anos Prolagos, a população pode acessar as redes sociais da Prolagos (Instagram @_prolagos  e Facebook @prolagos) e da Seven (Instagram @seven.eco7). 

Prolagos abre inscrição para programa gratuito de capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Postado por [email protected] em 07/jul/2023 - Sem Comentários

Por meio do Pioneiros, participantes realizam imersão no universo do saneamento e concorrem a vaga de Jovem Aprendiz na concessionária

A quinta edição do Pioneiros, programa gratuito de capacitação para o mercado de trabalho realizado pela Prolagos, disponibiliza 30 vagas para estudantes de 15 a 18 anos da rede pública de ensino para uma imersão no cenário do saneamento básico através de palestras, workshops, visitas em instalações operacionais e atividades de campo. Os participantes poderão concorrer a duas vagas de Jovem Aprendiz, além de bolsas na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio.

Para se candidatar as vagas, os participantes precisam atender alguns requisitos: fazer parte de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, ou ser de comunidades de pescadores ou quilombolas; ou ter parentesco com algum colaborador da concessionária, além de estar frequentando regularmente a escola e demonstrar efetivo interesse em participar do projeto do início ao fim.

O programa tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos jovens no mercado de trabalho e na atuação em diferentes profissões. Após dois meses de imersão, os participantes deverão produzir um projeto inovador visando solucionar um problema ou contribuir para a melhoria do saneamento básico na região, com apoio da equipe técnica da empresa. Os melhores projetos vão concorrer à etapa regional e os jovens vencedores se credenciarão para a etapa nacional, disputando com representantes de outras unidades da Aegea Saneamento, grupo no qual a Prolagos faz parte.

“O programa, criado em 2019 dentro das reuniões com a liderança comunitária, tem sido um grande sucesso para a concessionária. Já tivemos quatro jovens da nossa região que apresentaram os melhores projetos no âmbito nacional, conquistando vagas de Jovem Aprendiz na Prolagos e que trabalham com a gente até hoje e ocupam funções nas áreas administrativas da empresa”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.

Em 2022, uma dupla da Região dos Lagos venceu a etapa nacional. Pedro Henrique Alves e Vitor Moreira propuseram a implementação do projeto Mundo Verde que consiste na implementação de um jardim de chuva no bairro Boa Vista da cidade Iguaba Grande, no Rio de Janeiro, para conter pontos de alagamentos. Ao todo, 116 jovens já passaram pelo programa.

“Foi minha primeira experiência em uma empresa grande. No programa, eu conheci o mundo do tratamento de água e esgoto e como se relaciona com a preservação do meio ambiente. Além disso, me deu uma grande experiência com o mundo corporativo. A dica que eu dou para quem vai entrar no programa este ano é aproveitar todo conteúdo apresentado com as palestras e workshops”, comentou Laryssa Nascimento dos Santos, atendente do setor comercial, que participou da primeira turma do Pioneiros e teve seu primeiro emprego na concessionária em 2019, como Jovem Aprendiz.

As inscrições acontecem entre os dias 7 e 21 de julho, no site da Prolagos (www.prolagos.com.br).  Os resultados sairão entre os dias 24 e 28 de julho, com início das aulas em 1º de agosto. Para se cadastrar é preciso dos seguintes documentos:

– Cópia do histórico escolar;

– Comprovante de matrícula da instituição de ensino em que o aluno está matriculado;

– Cópia do RG e CPF do estudante;

– Cópia do RG e CPF da mãe, pai ou representante legal, se menor de idade;

– Termo de autorização e de uso de imagem assinado pelo responsável legal, fornecido pela concessionária;

– Cópia do Comprovante de Residência.

Búzios é alvo de operação de combate à exploração ilegal de recursos hídricos

Postado por [email protected] em 07/jul/2023 - Sem Comentários

Ação realizada pelo Inea e pela Prolagos desativou sete poços artesianos e uma ligação irregular na rede de água tratada

O famoso balneário que atrai turistas de todo o mundo foi alvo, nesta semana, de uma operação de combate à exploração ilegal de recursos hídricos. Uma força-tarefa entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prolagos identificou dois pontos de captação irregular de água no bairro Rasa, em Armação dos Búzios. Um dos locais era utilizado para abastecer caminhões pipa irregulares e o outro era uma fábrica de gelo. A operação foi realizada após o recebimento de denúncias anônimas por meio da Linha Verde, programa da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com o Disque Denúncia.

Na Rua Justiniano de Souza, foram encontrados três poços artesianos e uma ligação clandestina, que eram utilizados para abastecer caminhões pipa que fornecem água irregularmente. Após a chegada dos agentes, as captações foram desativadas e as bombas apreendidas. Já na fábrica de gelo, localizada no mesmo bairro, havia quatro poços, que foram embargados e o estabelecimento foi interditado. Os responsáveis serão multados e foram autuados pela execução de atividade e pela captação de recursos hídricos sem licença de operação. As multas variam entre R$400 mil e R$1 milhão.

Os poços e as ligações clandestinas podem causar risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como de toda a rede de distribuição. Os chamados ‘gatos de água’ também podem causar grande impacto no abastecimento de toda a região, principalmente durante a alta temporada ou em feriados, períodos em que as cidades da área de concessão recebem milhares de visitantes. “Para evitar irregularidades, a realizamos inspeções periódicas em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, com base em um trabalho de inteligência de dados, comparando o comportamento de consumo dos clientes e avaliando caso a caso”, explica Saimon Moreira, gerente Comercial da Prolagos.

A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas de forma anônima pela Linha Verde pelos telefones 0300 252 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253 1177 (capital). Ou ainda, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou WhatsApp da Prolagos, por meio do 0800 70 20 195, onde o responsável também pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização.

Iguaba Grande ganha colônia de pescadores

Postado por [email protected] em 06/jul/2023 - Sem Comentários

Espaço construído pela Prolagos em parceria com a prefeitura do município servirá de casa e abrigo da identidade da classe pesqueira

Nesta quinta-feira (6), a comunidade pesqueira de Iguaba Grande amanheceu em festa: foi inaugurada a sede da Colônia dos Pescadores (Z-29), no bairro Cidade Nova, ao lado da Vila dos Pescadores. O local será um espaço para oficinas de capacitação, reuniões e estruturação da classe. A iniciativa é uma parceria da Prolagos com a Prefeitura de Iguaba Grande, que cedeu o terreno.

Após muita luta por parte da classe pesqueira, o presidente da Colônia Z-29, Cícero Vanderley Neto, pôde ver seu sonho realizado. “Fizemos a primeira reunião debaixo de uma varanda emprestada da casa de um amigo. Agora, nós temos nossa própria sede para realizar nossas atividades”, conta Cícero, que há duas décadas sonhava com essa construção.

Com sala de recepção, almoxarifado, três banheiros, sala da presidência e um salão para reuniões, em um lote de 110m², a sede vai estimular e promover o ambiente de pesca iguabense. “A pesca em nossa cidade é muito importante, não só do ponto de vista cultural, como também no econômico. Nós temos dezenas de pescadores que levam comida para os moradores e turistas da nossa região e transformam isso em renda para o orçamento familiar”, ressalta Vantoil Martins, prefeito do município.

O espaço recebe o nome do antigo pescador José Rodrigues de Souza, pai da Dona Ciléia de Souza Freire, de 79 anos, que esteve na inauguração e falou sobre ele. “Ele se sentiria muito feliz. Tem meninos aqui que ele ensinou a pescar. Me sinto muito orgulhosa com a homenagem”, conta Dona Ciléia.

Foto: Prefeitura de Iguaba Grande

A iniciativa veio a partir do Impulso, projeto da Prolagos financiado pelo BNDES, através do subprojeto Vida na Lagoa. “Nós notamos que Iguaba era a única cidade que não possuía uma colônia, por isso, temos o enorme prazer em oferecer um espaço que ajudará os pescadores, as famílias e a comunidade local na promoção da sua cultura, economia e lazer. Queremos fortalecer os indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, preservando sua história e apoiando o desenvolvimento turístico das cidades”, comenta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Operação para melhoria do abastecimento no verão será realizada nesta quarta (05)

Postado por [email protected] em 02/jul/2023 - Sem Comentários

Ação pode impactar o fornecimento de água nas cidades da área de concessão da Prolagos. Concessionária orienta a população manter os reservatórios cheios para o período

Na próxima quarta-feira (05), a Prolagos vai realizar uma operação de melhoria no sistema de distribuição de água tratada das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A ação faz parte do Plano Verão 2023/2024 e tem foco no período da alta temporada, quando as cidades ficam repletas de turistas e aumenta a demanda por água. Em função do serviço, o abastecimento poderá ficar comprometido em toda área de concessão, principalmente nos pontos mais elevados. A concessionária orienta a população a manter cisternas e caixas d’água cheias e o registro do hidrômetro sempre aberto para a retomada do fornecimento. Para minimizar os impactos, atividades que utilizam muita água, como lavagem de roupa, limpeza de casa ou similares devem ser evitadas durante a parada programada.

A ação começará a partir das 6h e deve ser encerrada às 18h, podendo terminar antes caso não ocorra nenhum evento fora do esperado. A normalização do abastecimento se dará de forma gradativa. Durante o dia, será realizada a integração dos novos módulos construídos para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, com os já existentes, garantindo a plena interface de todo o sistema da ETA. Com a obra, a capacidade de produção passará dos atuais 1500 litros por segundo, para 1800 l/s, permitindo o avanço na universalização da distribuição de água em toda a área de concessão.

No local foram construídos mais um decantador (equipamento aplicado na remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão presentes na água); um floculador (módulo que une as impurezas da água transformando em flocos); e quatro novos filtros, com uma tecnologia que usa sopradores para injetar ar no fundo do reservatório, levantando as impurezas e facilitando a filtragem. “Durante o verão, a região recebe milhares de turistas. Além disso, como foi constatado no Censo 2022, divulgado na última semana, que o número de habitantes nas cidades atendidas pela concessionária cresceu muito na última década. Em Búzios por exemplo, o índice populacional elevou mais de 45%. O aumento da capacidade de produção da ETA é essencial para acompanhar o desenvolvimento dos municípios onde atuamos”, ressalta José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

A Prolagos permanece à disposição dos usuários por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e o WhatsApp pelo número 0800 7020 195. O cliente também pode entrar em contato pelo aplicativo Águas APP ou pela agência virtual, no site www.prolagos.com.br.