Arquivo de janeiro 28America/Sao_Paulo 2022

Prolagos apoia prefeitura de Búzios no combate à ligação clandestina de esgoto

Postado por [email protected] em 28/jan/2022 - Sem Comentários

Irregularidades podem causar extravasamentos e danos ao meio ambiente

 

Apesar de ser a cidade com a maior cobertura de coleta de esgoto por rede separativa na Região dos Lagos, Armação dos Búzios ainda sofre com inúmeros casos de ligações clandestinas, que podem causar extravasamentos e danos ao meio ambiente. Em apoio à Prefeitura do município, a Prolagos esteve nesta quinta-feira (27), na Praia dos Ossos, auxiliando em uma operação de combate ao lançamento irregular de esgoto, uma ação coordenada pela secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem.

Desde o início das operações para coibir esse tipo de ligações, além de ajudar na orientação da população, a concessionária também auxilia na desobstrução da rede de drenagem, com a utilização de caminhões vacol e equipe. A Prolagos também mantém uma rotina de manutenção preventiva de suas redes, com limpeza periódica. Além do Centro, essas redes exclusivas podem ser encontradas na Ferradura, Manguinhos, Geribá, e João Fernandes.

Embora o município já tenha uma das maiores coberturas no modelo separador absoluto, a Prolagos implantará nos próximos cinco anos 40 quilômetros de tubulação, um investimento de R$ 70 milhões para garantir que metade da população seja atendida por este sistema. Um projeto que prevê a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco.

Para ampliar ainda mais o acesso a este sistema a prefeitura já estuda um projeto para viabilizar essas obras. “A Prolagos está pronta para contribuir com este projeto para acelerar a universalização dos serviços de esgotamento sanitário em Armação dos Búzios. Além de operadores do sistema, somos parceiros do município e um dos agentes que contribuem para a preservação do meio ambiente”, comentou Pedro Freitas, diretor-presidente, que, nesta semana, se reuniu com o prefeito Alexandre Martins.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito e secretários de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, e de Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento. Além da ampla cobertura por rede separativa, Búzios conta ainda com uma das mais modernas estações de tratamento de esgoto, instalada no bairro São José, que opera em nível terciário. A unidade conta ainda com uma estação de água de reuso (ETAR), inaugurada em 2013, a primeira do Estado do Rio de Janeiro.

Projetos de responsabilidade social beneficiam mais de 10 mil pessoas

Postado por [email protected] em 26/jan/2022 - Sem Comentários

 

Ações promovem desenvolvimento social, cultura e educação nas cidades da área de concessão da Prolagos

 

Dona Helena Silveira, do quilombo Caveira, em Botafogo, havia acabado de sofrer 2 AVC’s quando surgiu o convite para as mulheres da comunidade onde mora, para participarem do projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”. Desenvolvida pelo Instituto Cultural Carlos Scliar e Prolagos, a ação oferece aulas de cerâmica, mas tem o intuito de ir além, fomentando a representatividade, empoderamento feminino e estimulando o potencial criativo das participantes. Assim como a dona Helena, outras 10 mil pessoas foram impactadas pelos projetos sociais da concessionária em 2021. O investimento tem foco em promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, gerando conhecimento e o fortalecimento da população para atuar no mercado de trabalho, preservando a história, cultura e o desenvolvimento turístico da região onde atua.

A empresa conta com um setor de Responsabilidade Social que desenvolve anualmente diversos programas. Só neste ano foram 12: Afluentes, Pioneiros, Portas Abertas, CaptaAção, De Olho no Óleo, Somos Divas na Luz do Candeeiro, Bolsa Socioambiental, Impulso, Respeito Dá o Tom, Voluntariado, Tarifa Social e Olho D’Água. “É uma grande oportunidade e impulso à cultura local, incentivando os jovens a se interessarem pela história do município. Também é um incentivo para ingressarmos na carreira de trabalho, abrindo novos horizontes para nos profissionalizarmos como guias de turismo” – disse o aluno, Marcos Paulo, sobre “A Natureza da Educação para o Mangue”, um dos três subprojetos do programa Impulso.

As ações são desenvolvidas com as comunidades escolar, pesqueira e quilombola, além de associações de moradores. “Precisamos adaptar as ações, com a diminuição do número de participantes e cumprindo os protocolos de prevenção, mas felizmente, com a redução dos casos de Covid-19, flexibilização e ampla cobertura vacinal, conseguimos retomar os projetos, após um ano paralisados por causa da pandemia” – explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. “Promover a cultura, educação e geração de renda também é um compromisso nosso, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social. Nossa intenção é contribuir para uma agenda comum de desenvolvimento focada nas pessoas, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região onde atuamos” – pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

 

Conheça os programas e projetos sociais da concessionária:

https://www.prolagos.com.br/responsabilidade-social/

Mais de 3 mil donativos são enviados para as regiões Serrana e Noroeste do Rio de Janeiro

Postado por [email protected] em 24/jan/2022 - Sem Comentários

 Materiais foram arrecadados pela campanha “Fluxo do Bem”, uma parceria entre Prolagos, Águas do Rio e Inter TV, em apoio às famílias afetadas pelo temporal

 

A manhã desta segunda-feira (24) foi de muito trabalho para o Comitê de Voluntariado da Prolagos, formado pelos colaboradores da concessionária. Após organizarem as doações recebidas nas lojas de atendimento da companhia, os voluntários armazenaram os itens nos caminhões que seguiram para as regiões Serrana e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, em prol das famílias afetadas pelo último temporal que gerou transtornos em diversas cidades. Em pouco mais de uma semana, a campanha “Fluxo do Bem”, realizada pela companhia em parceria com a Águas do Rio e a Inter TV arrecadou mais de 3 mil donativos.

O resultado foi alcançado graças à participação da população. Entre os materiais arrecadados estão: roupas, calçados, colchonetes, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de alimentos não perecíveis. “Temos um programa de voluntariado muito atuante, que promove ações durante todo o ano. Assim como o movimento da água, o “Fluxo do Bem” deve continuar fluindo, com uma grande mobilização social. Mesmo após a campanha, prosseguiremos incentivando nossos colaboradores e a população a ter um olhar mais cuidadoso com o próximo e a colocar a solidariedade em prática” – ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos e diretor superintendente da Águas do Rio.

Todos os donativos arrecadados serão entregues para as secretarias de Assistência Social de Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro e São Sebastião do Alto, na Região Serrana, e Aperibé, Cambuci, Itaocara e Miracema, no Noroeste, que ficarão responsáveis pela distribuição em cada localidade. Apesar do período de chuva já ter passado, as consequências continuam para muitas famílias. Por essa razão a corrente do bem continua sem prazo para terminar. As doações podem ser entregues em uma das lojas de atendimento ao cliente das concessionárias envolvidas na ação. Para saber o endereço da unidade da Águas do Rio mais próxima, basta acessar https://aguasdorio.com.br/contato/. As agências da Prolagos podem ser conferidas no site www.prolagos.com.br/contato/.

 

O que pode ser doado:

  • Materiais de higiene pessoal
  • Materiais de limpeza
  • Roupas e calçados limpos e em boas condições de uso
  • Álcool gel e máscaras

Comunicado

Postado por [email protected] em 23/jan/2022 - Sem Comentários

Devido ao rompimento de uma adutora na noite de sábado (22), o abastecimento pode estar comprometido em algumas localidades.

O reparo foi concluído às 3h30 deste domingo (23) e a normalização está acontecendo de maneira gradativa.

As localidades de Tamoios, Rasa, Alto da Rasa, Maria Joaquina, Armação dos Búzios, São Matheus e Botafogo, poderão ser impactadas. A Prolagos orienta que os moradores façam o uso inteligente da água.

Prolagos amplia cobertura de coleta de esgoto por rede separativa na Ferradura, em Búzios

Postado por [email protected] em 19/jan/2022 - Sem Comentários

Extensão de rede faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária

 

Um dos bairros mais charmosos de Armação dos Búzios está recebendo uma importante obra de saneamento que vai proporcionar mais qualidade de vida para os moradores e cuidado para o meio ambiente. Até a próxima sexta-feira, a Prolagos concluirá a implantação de 200 metros de rede coletora de esgoto na rua Beatriz de Larragoiti Lucas, na Ferradura, ampliando a cobertura de coleta de esgoto em rede separativa no município. A obra faz parte faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária, que tem foco em levar mais saneamento para a população por meio de obras de extensão de rede de água e de coleta de esgoto, ampliação e melhorias nas estações de tratamento e implantação de novas unidades de bombeamento.

O esgoto coletado no local será enviado para a estação elevatória já existente, de onde o material será levado para a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro São José, com capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia. A ETE Búzios opera também uma das tecnologias de reciclagem de água mais modernas no país, produzindo ao final do processo água de reuso que hoje é utilizada para irrigação. “Após finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio” – explica Adibe Santos, coordenador de Engenharia da Prolagos.

Ferradura não é a primeira localidade de Búzios a receber rede separativa de esgoto. Bairros como: Manguinhos, Geribá, Centro, João Fernandes, entre outros, já contam com a rede exclusiva. Até 2026, metade da população buziana terá acesso à rede coletora, fazendo a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, para Separador Absoluto, até lá serão implantados 40 km de tubulação. Em complemento, estão previstas ainda a construção de 07 estações elevatórias, 2,48 km de rede para bombeamento do esgoto, além de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto.

Praias da Região dos Lagos recebem Projeto Botinho nesta terça-feira (18)

Postado por [email protected] em 18/jan/2022 - Sem Comentários

Colônia de férias promovida pelo Corpo de Bombeiros acontece em Armação dos Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

 

 

Nas praias do Forte, em Cabo Frio; Santo Antônio, em Tamoios; do Centro, em São Pedro da Aldeia; e de Geribá, em Armação dos Búzios, cerca de 600 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, participam do Projeto Botinho, uma colônia de férias promovida pelo Corpo de Bombeiros, em todo estado do Rio de Janeiro. Com atividades físicas na areia, aulas sobre preservação ambiental e orientações sobre as condições do mar e primeiros-socorros, o projeto teve início nesta terça-feira (18) e segue até o dia 28 de janeiro.

O Botinho já é uma tradição do Verão Fluminense. Desde 1963, o projeto alia educação e diversão, com o objetivo de prevenir afogamentos e preservar a natureza. A ação focada na conscientização das novas gerações, conta com a parceria da Prolagos, na Praia do Forte, em Cabo Frio, com a “Estação da Água”, onde os participantes podem se hidratar e um chuveiro para que as crianças se refresquem no fim do treinamento. Após duas semanas, os inscritos recebem um certificado e fazem demonstrações do que aprenderam ao longo do curso.  “Ao aprender, a criança se torna uma multiplicadora de boas práticas. Muito além de uma colônia de férias, o projeto ensina noções de prevenção a acidentes e afogamentos, primeiros socorros.  O apoio da concessionária é essencial para nos auxiliar com o bem-estar das crianças e dos monitores” – afirma o comandante da unidade militar, tenente-coronel Torres.

Essa não é a única parceria entre o 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e a concessionária. Pelo segundo ano consecutivo, as praias do Forte, Peró, Conchas e Foguete, em Cabo Frio; Unamar e Santo Antônio, no distrito de Tamoios; e a Praia Grande, em Arraial do Cabo; contam com uma ação adicional: pulseiras de identificação serão distribuídas para famílias com crianças. A medida visa facilitar e agilizar o acionamento dos responsáveis, caso os menores se percam.

A peça na cor branca conta com espaço para o nome do responsável e telefone para contato, além do brasão da corporação e a marca da empresa. Com a identificação, os banhistas que encontrarem as crianças perdidas podem contatar os responsáveis, permitindo que os salva-vidas mantenham a atenção no mar. Assim como o apoio ao Botinho, a confecção de 5 mil pulseiras impermeáveis, que permitem que as informações se mantenham visíveis mesmo após a criança ter entrado no mar, fazem parte do Plano Verão da Prolagos. “O verão é o período mais desafiador tanto para a nossa operação quanto para o 18º GBM. Como trabalhamos na mesma área de atuação, somamos forças e dividimos o propósito de zelar pelo bem estar da população, garantindo que todos possamos aproveitar a alta temporada da melhor forma” – pontua Pedro Freitas, diretor presidente da concessionária.

Campanha arrecada roupas e itens de higiene para apoiar moradores das cidades afetadas pelas chuvas

Postado por [email protected] em 13/jan/2022 - Sem Comentários

Empresas se unem para mobilizar a população. Materiais podem ser entregues nas lojas de atendimento da Águas do Rio e da Prolagos

A Prolagos, Águas do Rio e a Inter TV se uniram para promover o “Fluxo do Bem”, uma campanha de arrecadação e doação de materiais de higiene pessoal e limpeza, roupas e calçados em condições de uso imediato para moradores das regiões Serrana e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Com as fortes chuvas dos últimos dias, diversas cidades foram fortemente atingidas por alagamentos, deslizamentos e muitos moradores estão desabrigados ou desalojados.

Os donativos podem ser entregues em uma das lojas de atendimento da Águas do Rio ou da Prolagos. Além de mobilizar a população, o Comitê de Voluntariado da Prolagos também irá arrecadar doações entre os funcionários. “É urgente nos unirmos para oferecer o apoio necessário para essas pessoas que estão enfrentando momentos tão difíceis. O nosso papel vai além de levar saneamento básico e, por isso, estamos contribuindo para engajar as pessoas, despertar a empatia e o olhar mais caridoso em relação ao próximo”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos e diretor superintendente da Águas do Rio.

Além de garantir a regularidade no fornecimento de água tratada nos municípios da área de concessão, a Águas do Rio está mobilizada em apoio às cidades com cessão de maquinário, equipes, doação de cestas básicas, água mineral, itens de higiene e colchões. Todos os materiais arrecadados serão entregues às prefeituras de cada localidade.

Para dar ainda mais visibilidade à ação, a campanha foi lançada nesta quinta-feira (13), no RJ Inter TV 1ª Edição. “É nosso dever como cidadão e como empresa de Comunicação, ajudar neste momento tão difícil. Com a cobertura que a gente tem em 50 municípios, são 3,5 milhões de pessoas, a informação irá alcançar muita gente que poderá colaborar”, pontua Fabio Braidatto, diretor regional da Intertv.

 

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira os endereços dos pontos de arrecadação:

 

Lojas da Prolagos na Região dos Lagos

Cabo Frio – Avenida Assunção, 01 – Centro.

Tamoios – Av. Independência, s/nº, Lote 16, Quadra 15, Tamoios.

Arraial do Cabo – Rua Rui Barbosa, 46, Praia dos Anjos.

Armação dos Búzios – Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 5396, lojas 02 e 03, Manguinhos.

Iguaba Grande – Rua Nossa Senhora de Fátima, n° 15, Centro.

São Pedro da Aldeia – Avenida Nilo Peçanha, 46, Centro.

Lojas da Águas do Rio

Região Serrana

Duas Barras – Avenida Getúlio Vargas, 10

Cordeiro – Rua Bechara Mussi, 57, Parque Raul Veiga

Cantagalo – Rua Euclides da Cunha, 44

São Sebastião do Alto – Rua Doutor Júlio Vieitas, 29

Noroeste

Itaocara – Av. Mal. Floriano Peixoto, 72 Jardim Da Aldeia

Aperibé – Rua Augusto Gomes da Silva, 56 Centro

Cambuci – Av. José de Souza Faria, 320

Miracema – Rua Santo Antônio, 359

Norte

São Francisco de Itabapoana – Estrada Júlio Gomes Marinheiro, 2 Centro

Baixada Litorânea

Barra de São João – Rua Samuel Barreira, 87.

Metropolitana

Rio Bonito – Rua Nilo Peçanha, 130 Centro

Cachoeiras de Macacu – Rua Mauricio de Abreu, 190 Centro

Inea e Polícia Civil desmontam ligação clandestina de água no Guriri, em Cabo Frio

Postado por [email protected] em 06/jan/2022 - Sem Comentários

 Local era utilizado para abastecer caminhões pipa irregulares

 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Polícia Civil, identificaram uma ligação clandestina de água na tarde desta quinta-feira (06), em um imóvel no bairro Guriri, em Cabo Frio. A operação foi realizada após a Prolagos ter recebido uma denúncia anônima. O local era utilizado para abastecer caminhões pipa irregulares. A ligação clandestina foi desfeita pela equipe de Fiscalização da concessionária e os equipamentos foram apreendidos pelos policiais. O responsável irá responder um processo criminal por furto, já que a ação é considerada crime, segundo o código penal (artigo 155).

De acordo com o Inea, as operações de combate à fraude são intensificadas durante o verão, pois a venda ilegal de água costuma crescer na alta temporada. “Com o aumento da população, muitos pipeiros vendem água para grandes consumidores, como condomínios, hotéis e pousadas, por exemplo, mas esse ato é irregular. Por isso, reforçamos a fiscalização neste período. Além disso, quando uma pessoa faz uma ligação irregular pode causar risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição” – explica Alexandre da Mata, chefe de Fiscalização do instituto.

Para evitar irregularidades, a Prolagos também realiza inspeções periódicas em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. “As ligações clandestinas podem impactar toda a rede de abastecimento, pois a localidade pode não ter sido dimensionada para este tipo de fornecimento, despressurizando o sistema” – pontua Rodrigo Pereira, coordenador Comercial da Prolagos.

A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Lojas de atendimento da Prolagos passam a abrir aos sábados

Postado por [email protected] em 04/jan/2022 - Sem Comentários

 

Novo cronograma vai funcionar até o dia 3 de março e faz parte de Plano Verão da concessionária

 

A partir do dia 8 de janeiro, os clientes da Prolagos das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, além do distrito de Tamoios, poderão ser atendidos nas lojas da concessionária, também aos sábados, das 8h às 12h. O reforço no cronograma das unidades, que segue até o dia 5 de março, faz parte do Plano Verão e tem como objetivo atender o aumento da demanda ocasionado pelo crescimento populacional na alta temporada.

Os espaços físicos da empresa contam com sinalizações de distanciamento seguro instaladas nos pisos, regras de higienização de equipamentos, recipientes de álcool em gel instalados em áreas estratégicas, além de ser obrigatório o uso de máscara. Estas e outras medidas garantiram à Prolagos a recertificação emitida pelo instituto Bureau Veritas, o selo Safe Guard. Para evitar filas e aglomeração de pessoas, os usuários podem agendar o atendimento pelo site https://aegea.agendamento.ai. “Estamos preparados para solucionar as demandas dos usuários. Tanto as lojas quanto os nossos canais de atendimento, receberam reforço nas equipes. Por isso, é importante que os clientes só procurem as unidades físicas quando necessário” – pontua o gerente Comercial da Prolagos, Saimon Moreira.

A concessionária oferece ainda outros canais de autosserviço como totens instalados na área externa das lojas e em locais parceiros, o aplicativo Águas APP e a agência virtual no site, que possibilitam que os usuários resolvam suas demandas sem precisar falar com um atendente comercial. Os canais digitais se somam ainda ao SAC 0800 7020195 e WhatsApp (22) 997228242, onde é possível solicitar religação de água, acessar a 2ª via da fatura, efetuar pagamento por cartão de crédito e acompanhar o cronograma de leitura informar sobre vazamentos e fazer denúncias.

 

Confira os horários das lojas de atendimento:

 

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sábado, das 8h às 12h.