Arquivo de abril 30America/Sao_Paulo 2021

Lideranças comunitárias participam do Afluentes Digital

Postado por [email protected] em 30/abr/2021 - Sem Comentários

Encontro reuniu equipe da Prolagos e representantes de associações de moradores

Com o objetivo de estar cada vez mais próxima da comunidade, a Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, realizou nesta semana mais uma edição virtual do encontro mensal do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e lideranças comunitárias. O foco dessas reuniões é compartilhar informações sobre os serviços da concessionária e entender as principais demandas dos bairros da área de atuação da empresa.

O bate-papo, conduzido pela equipe de Responsabilidade Social, criou uma oportunidade para que as associações tirassem dúvidas com o setor Comercial da concessionária sobre como entender o consumo por meio do hidrômetro, equipamento que mede o volume de água utilizado por um imóvel. Além disso, a reunião contou com a participação de Gabriela Negreiros, coordenadora de Operações e responsável pela Estação de Tratamento de Água da empresa, que deu dicas de uso consciente da água.

“Nestes encontros, conseguimos dar autonomia aos líderes para que eles façam a gestão de seu consumo e analisamos junto com eles cada caso solicitado. Já trouxemos temas como análise de fatura, canais de atendimento e agora falamos sobre como é realizada a leitura do hidrômetro. Por meio desse contato, conseguimos levar mais conhecimento e ficar mais próximo das comunidades”, explica Angélica Braz, responsável pelo programa e principal contato com os integrantes do Afluentes.

Os representantes das associações aproveitaram o momento para tirar dúvidas, apresentar demandas dos bairros e trocar ideias que podem proporcionar uma melhor experiência aos moradores de suas localidades.

“Este é um contato que está trazendo muito esclarecimento e estamos replicando tudo aquilo que aprendemos nas reuniões. É muito importante ter o conhecimento e levar para a comunidade”, comenta Rogério Fernandes, presidente da Associação de Moradores de Monte Alegre, em Cabo Frio.

Os encontros online, realizados por meio da plataforma Microsoft Teams, ampliam o trabalho já realizado presencialmente e localmente antes da pandemia. A iniciativa apresenta diversas áreas da empresa para os líderes, que podem escolher os temas de acordo com as necessidades dos bairros.

Ligações clandestinas de água são descobertas em condomínios em Cabo Frio

Postado por [email protected] em 29/abr/2021 - Sem Comentários

De acordo com o código penal (artigo 155), a irregularidade é considerada crime

Uma ação conjunta entre os setores de Leitura e Fiscalização da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, identificaram ligações clandestinas de água em dois condomínios de Cabo Frio, uma em um prédio em construção, no Centro, e outra no Braga. O ato foi identificado após agentes da concessionária detectarem discrepâncias no consumo registrado no hidrômetro. A irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155).

Em um dos locais, o medidor foi retirado e realizada uma ligação diretamente na rede. Os responsáveis foram multados e receberão cobrança retroativa referente aos meses de consumo indevido. “Uma ligação fraudulenta pode causar impactos no abastecimento de água da cidade, além de haver o risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição” explica o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.

O chamado ‘gato de água’ é considerado crime pelo Código Penal (artigo 155). Antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Prolagos investe no desenvolvimento de tecnologias para aprimorar eficiência operacional

Postado por [email protected] em 28/abr/2021 - Sem Comentários

Ações têm foco na redução de perdas e aperfeiçoamento dos serviços prestados

Pistola pneumática, hidro jato, abraçadeira para adutoras. Estas e outras tecnologias são desenvolvidas constantemente pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. O investimento tem como objetivo aprimorar a eficiência operacional, resultando em redução de perdas e no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. As ações fazem parte do Plano de Melhoria Contínua da concessionária.

Os equipamentos são idealizados pela equipe técnica da companhia. A cada nova necessidade, caso não haja as ferramentas necessárias no mercado, os colaboradores desenvolvem os dispositivos.

“Esses aparelhos são utilizados diariamente nos reparos do sistema de abastecimento de água e esgoto. Eles tornam nosso trabalho mais eficiente, diminuindo a abertura do solo, reduzindo o tempo das operações e a perda de água” – explica Dinomar Mendes, supervisor operacional da Prolagos.

Um dos destaques é a abraçadeira. Desenvolvida na própria concessionária para reparos em adutoras (tubulação de grande porte que transporta a água para os centros de distribuição), ela torna desnecessário cortes nas tubulações, minimizando o desperdício desse bem precioso. O hidro jato, por outro lado, é um equipamento que já existe no mercado, mas foi adaptado para desentupir ramais, usando água em altas pressões, reduzindo os casos de abertura na rede de abastecimento.

“Nosso objetivo é tornar nossa operação cada vez mais eficiente e sustentável, por isso estamos sempre investindo em tecnologia e estimulando a cultura da inovação dentro da Prolagos” –  falou José Carlos Almeida, diretor executivo da concessionária.

Prolagos inicia programa de educação ambiental e geração de renda em Búzios  

Postado por [email protected] em 27/abr/2021 - Sem Comentários

“A Natureza da Educação para o Mangue” prepara guias turísticos com foco no desenvolvimento sustentável do Mangue de Pedra

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, iniciou nesta semana, um programa gratuito de formação de guias turísticos, para pessoas com idades entre 16 e 18 anos, dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Búzios. O programa “A Natureza da Educação para o Mangue” segue até o dia 5 de maio, com aulas presenciais, respeitando todas as medidas de segurança para prevenção da Covid-19.

Os encontros serão realizados de segunda a sexta-feira, no Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (Inefi), com formação 30 horas de duração, divididas em 3 horas por dia, durante duas semanas.

“Essa é uma oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho, aprendendo sobre a história da comunidade e valorizando o local onde vivem. Eles também poderão ser multiplicadores do aprendizado, ajudando a capacitar outras pessoas” – falou Angélica Braz, assistente de Projetos Sociais da Prolagos.

Ao todo, 20 jovens estão participando do curso. Para a composição do programa, a região do Mangue de Pedra, na Rasa, foi mapeada para a elaboração de um roteiro com conteúdo turístico, étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração, o Mangue de Pedra.

Mangue de Pedra, Armação dos Búzios – Foto de Ronald Pantoja, finalista no 2º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental

“É uma grande oportunidade e impulso à cultura local, incentivando os jovens a se interessarem pela história. Também é um incentivo para ingressarmos na carreira de trabalho, abrindo novos horizontes para nos profissionalizarmos” – disse o aluno, Marcos Paulo.

O projeto “A Natureza da Educação para o Mangue” é um dos três subprogramas do projeto Impulso, lançado de forma virtual no dia 23 de março pela Prolagos e que também acontece nas cidades de Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

“Essa é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, envolvendo desde uma estrutura de governança local, até o fortalecimento dos indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, resgatando e preservando sua história, cultura e apoiando o desenvolvimento turístico das cidades” – afirmou o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.

Implantação de tecnologia garante serviços de água e esgoto mais eficientes em Búzios

Postado por [email protected] em 26/abr/2021 - Sem Comentários

Ação faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, realizou melhorias no sistema de abastecimento de água e esgoto, no reservatório do Forno, em Armação dos Búzios. No local foram implantados sensores de monitoramento, que vão proporcionar melhor comunicação com o sistema de esgotamento sanitário e garantir um abastecimento de água mais eficiente para o município.

A implantação faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária. A operação vai expandir os sistemas de automação (modelo que permite o funcionamento dos processos de forma automatizada, sem a necessidade da presença de um colaborador) e de telemetria (medição à distância), permitindo que os dados coletados sejam integrados com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

“A instalação vai proporcionar a redução de perdas e mais eficiência na distribuição de água, além de maior controle nos processos da estação elevatória de esgotamento sanitário” – explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.

A ação preventiva, é realizada periodicamente em todas as cidades da área de concessão da Prolagos (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Prolagos interliga novas adutoras ao sistema principal

Postado por [email protected] em 26/abr/2021 - Sem Comentários

Intervenção será nesta quarta-feira, 28 de abril, e pode impactar abastecimento em Cabo Frio e Arraial do Cabo

A Prolagos fará uma parada programada no sistema de distribuição de água que abastece os municípios de Cabo Frio (exceto Tamoios) e Arraial do Cabo para interligar novas adutoras ao sistema principal. A ação acontecerá nesta quarta-feira (28/04), a partir das 8h, em área próxima à RJ-106 e deverá ser encerrada às 18h, podendo ser antecipado, caso não ocorra nenhum evento fora do esperado.

Esta será a primeira de uma série de três intervenções que resultará na ampliação do sistema, garantindo ainda mais segurança operacional e eficiência nos serviços prestados à população, principalmente no verão, quando aumenta a demanda. Assim que as atividades forem concluídas, o abastecimento será retomado e a normalização do fornecimento de água se dará de forma gradativa.

A concessionária pede que as pessoas façam uso inteligente e, se possível, se preparem reservando água com antecedência. Para minimizar os impactos, atividades que utilizam muita água, como lavagem de roupa, limpeza de casa ou similares devem ser evitadas durante a parada programada.

O atendimento emergencial, caso necessário, a hospitais e postos de saúde será feito por meio de caminhões-pipa até a normalização do sistema. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está à disposição pelo número 0800-7020-195. O cliente pode entrar em contato também pelo WhatsApp (22) 9.9722-8242, pelo aplicativo Águas APP ou pela agência virtual, no site www.prolagos.br.

Ligação à rede de abastecimento garante água de qualidade à população

Postado por [email protected] em 22/abr/2021 - Sem Comentários

Ação faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária

Ter acesso à agua tratada é garantia de mais saúde e bem-estar para a população. Para assegurar a qualidade desse bem precioso, a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, segue rígidos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que vão desde a captação, na Lagoa de Juturnaíba, até o abastecimento das residências das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. As ações fazem parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária.

Mas antes de chegar nas torneiras dos habitantes, a água é tratada em quatro etapas, na Estação de Tratamento (ETA), localizada no distrito de São Vicente, em Araruama. Durante esse processo, a qualidade é monitorada a cada duas horas, contabilizando mais de quatro mil análises por mês.

“O tratamento reúne processos físicos e químicos para que a água fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que ela se torne potável. Esse processo a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Além disso, as coletas e análises laboratoriais são realizadas diariamente, em diversas partes do sistema de abastecimento” – explica o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Mais de 200 famílias de Tamoios foram beneficiadas com a chegada da rede de água tratada.

Para se conectar à rede de abastecimento é simples e fácil. Basta entrar em contato com a concessionária, por meio por meio dos canais de atendimento:  aplicativo Águas App, telefone 0800 7020 195, mensagens pelo WhatsApp no (22) 99722-8242 ou pelo e-mail [email protected], e solicitar uma vistoria para apontar se o local já é atendido pelo sistema público ou se será necessária a implantação de uma nova rede. A concessionária está oferecendo condições especiais para novos clientes, como 30% de desconto à vista e parcelamento do valor em até 60x na conta de água. A taxa da nova ligação vai custear a execução do serviço, como mão de obra, equipamentos e a recomposição do local, além da utilização do hidrômetro aferido pelo Inmetro e a troca do medidor quando necessária.

Mesmo com índice de cobertura em 98%, a Prolagos mantém os investimentos para aumentar a oferta de água na área de concessão com foco na universalização do abastecimento. A concessionária intensificou as ações do Programa de Melhoria Contínua e, recentemente, realizou pequenas extensões de rede de água nos bairros Tucuns, em Armações dos Búzios, Baleia, em São Pedro da Aldeia, no bairro Maria Joaquina e no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. Até o final do ano serão implantados mais de 30 mil metros de tubulação beneficiando moradores de diversas localidades, como Botafogo e Florestinha, em Cabo Frio, e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.

Colaboradores da Prolagos têm acesso a cursos gratuitos

Postado por [email protected] em 20/abr/2021 - Sem Comentários

Academia Aegea lança curso de resolução de conflitos

Cuidar faz parte da natureza da Prolagos e cuidar dos colaboradores também está na essência da concessionária. Pensando nisso, com o apoio da holding, Aegea Saneamento, a companhia investe na capacitação contínua dos colaboradores. Por meio da Academia Aegea, plataforma de ensino online, mensalmente são disponibilizados cursos de qualificação. As trilhas foram iniciadas em março, com o tema “Negociação” e em abril, foi lançada a trilha “Resolução de Conflitos”. Os treinamentos são elaborados conforme a visão estratégica da empresa, com base nos apontamentos de cada unidade quanto à necessidade de desenvolvimento.

“Em 2020 os gestores de Recursos Humanos realizaram um levantamento minucioso e pontual das necessidades das concessões, respeitando as peculiaridades da gestão para elaboração das trilhas” – explica Fernanda de Oliveira Paula Lima, coordenadora de RH da Prolagos.

A plataforma também disponibiliza diversos treinamentos e até mesmo o curso de ensino superior “Processos Gerenciais” com ênfase em saneamento básico, reconhecido pelo MEC.  Nove colaboradores concessionária passaram no vestibular e estão cursando o ano letivo.

“Acreditamos que é essencial investirmos nos nossos colaboradores, capacitando-os para melhorarem a performance, evoluírem e estarem aptos a novos desafios. Mesmo diante da pandemia, estamos oferecendo oportunidades para aquisição de novos conhecimentos e habilidades. O mundo virtual está aí e podemos usá-lo a nosso favor” – afirma José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

A colaboradora Danielly Carvalho passou em primeiro lugar no vestibular para graduação em “Processos Gerenciais”. Ela relata que é muito gratificante trabalhar em uma companhia que valoriza e incentiva o crescimento profissional dos funcionários.

“Assim que soube da aprovação fiquei muito feliz. Por mais que quisesse muito, eu não imaginava que iria passar, muito menos que seria em primeiro lugar. Trabalhar em uma empresa que reconhece o valor de investir em um colaborador traz muita satisfação e certeza de que estou no caminho certo. O saneamento é encantador e minha meta é mergulhar ainda mais dentro desse mundo” – diz Danielly.

Prolagos realiza melhorias no sistema de abastecimento de água

Postado por [email protected] em 19/abr/2021 - Sem Comentários

Ação realizada em Búzios, vai permitir melhor distribuição de água e garantir um abastecimento mais eficiente para o município

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, realiza nesta semana, melhorias no sistema de abastecimento de água em Armação dos Búzios. Por meio da atualização de sensores de monitoramento, a ação vai proporcionar melhor distribuição de água e garantir um abastecimento mais eficiente para o município.

A operação vai expandir os sistemas de automação (modelo que permite o funcionamento dos processos de forma automatizada, sem a necessidade da presença de um colaborador) e de telemetria (medição à distância), permitindo que os dados coletados sejam integrados com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

“Com os dois em funcionamento na unidade, é possível fazer o monitoramento e análise dos dados operacionais, conseguindo aplicar mais inteligência no sistema de abastecimento de água e nas estações elevatórias de esgoto, melhorando a nossa prestação de serviço” – explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.

A ação preventiva, é realizada periodicamente em todas as cidades da área de concessão da Prolagos (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

 

 

 

 

 

Prolagos inicia “Operação Caça Vazamentos”

Postado por [email protected] em 16/abr/2021 - Sem Comentários

Ação tem o objetivo de identificar vazamentos de água na rede de distribuição das cidades da área de concessão

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, iniciou nesta semana a “Operação Caça Vazamentos”. A ação realizada com o auxílio de escutas, tem o objetivo de identificar escapes de água tratada na rede de distribuição das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Antes do início das atividades, a equipe passou por um mês de treinamento. Na primeira etapa, o trabalho vai percorrer 500 km de redes e adutoras, em 75 bairros das cinco cidades. A varredura no sistema de tubulação é feita durante a noite. Com o apoio do geofone eletrônico (uma haste de escuta mecânica), a equipe faz a identificação de sinais de vibração ou ruído na ligação. Com o auxílio do aparelho é possível localizar vazamentos ocultos sem que seja necessário causar danos ao solo.

“Vários vazamentos não afloram na superfície, indo para galerias ou para o próprio solo quando é arenoso. São os chamados vazamentos invisíveis. Esse serviço é realizado à noite por conta do menor índice de ruídos nas ruas, então se as pessoas verem nossos funcionários utilizando colete reflexivo e uniforme escrito “a serviço da Prolagos”, passando com estes equipamentos e lanternas, podem ficar tranquilas” – explica Rogério Marins, coordenador de Perdas da Prolagos.

O foco da ação é encontrar vazamentos causados devido à rede antiga, ao solo arenoso, rachaduras ou até interferência de obras, mas ainda é possível detectar ligações irregulares, mais conhecidos como “gatos”. Neste caso, antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização, por meio dos canais de atendimento: 0800 70 20 195 ou WhatsApp (22) 99722-8242.