Arquivo de dezembro 29America/Sao_Paulo 2020

Lixo provoca entupimento na rede de drenagem no entorno do Minha Casa, Minha Vida

Postado por [email protected] em 29/dez/2020 - Sem Comentários

Uso inadequado do sistema provoca danos à população e ao meio ambiente. Prolagos foi acionada nesta manhã para desobstruir galeria

Uma equipe de manutenção da Prolagos amanheceu nesta terça-feira no entorno do Residencial

Balde, bolsa, parte de brinquedos e embalagens foram retirados na rede

Monte Carlo (Minha Casa, Minha Vida), no Jardim Esperança, em Cabo Frio, para desobstruir as redes drenagem e de esgoto entupidas devido ao lançamento irregular de lixo, causando transbordamento na rua. O uso inadequado das redes públicas de drenagem e esgoto, como o descarte de resíduos sólidos, é o principal vilão das operações dos sistemas, provocando transtornos para os próprios moradores.

A Prolagos alerta que neste período de alta temporada, em que aumenta o número de habitantes, a população deve estar ainda mais atenta para evitar o lançamento irregular de lixo nas redes e, também, nas vias públicas, pois o resíduo pode ir para o canal de drenagem por meio dos bueiros. Sacolas plásticas, fraldas, restos de construção, roupas entre outros objetos são despejados nos poços de visita instalados nas ruas ou descartados indevidamente em pias, vasos sanitários e ralos dos imóveis.

– Os sistemas de drenagem e esgotamento sanitário são projetados para receber água de chuva e esgoto doméstico. Qualquer elemento diferente pode causar entupimento, impedindo a passagem normal do fluxo, ocasionando extravasamentos em pontos mais baixos da rede ou até mesmo o refluxo para dentro dos imóveis, além de causar implicações no processo de tratamento – explica o gerente de Operações em Esgotamento Sanitário, Mário Márcio Gonçalves.

Rede de drenagem ficou completamente obstruída

Outro problema que afeta as redes é o lançamento de óleo de cozinha usado, que, junto com outros materiais, como panos, plásticos e cabelos, pode formar uma crosta e entupir a tubulação. Em apoio à população, a Prolagos conta com o programa De Olho no Óleo e orienta a fazer o descarte correto do resíduo, separando em garrafas pet e destinando à cooperativa para produção de sabão. A concessionária selou parcerias com associações de moradores para fazer a coleta do rejeito. Além disso, os imóveis devem ter caixa de gordura, cuja manutenção e limpeza devem ser feitas periodicamente para evitar transtornos.

Para retirar o lixo descartado indevidamente dentro das tubulações e o excesso de gordura, a Prolagos mantém cronograma de limpeza preventiva com caminhões hidrojateadores – equipamento de acesso à rede, por onde são executadas as manutenções. Mesmo com esta rotina, o papel da população é fundamental para evitar os problemas causados pela poluição.

Prolagos mantém selo ISO 9001:2015 nos setores de Atendimento e Fiscalização

Postado por [email protected] em 28/dez/2020 - Sem Comentários

Norma reforça a preocupação da concessionária em seguir, mesmo durante a pandemia, na busca pela excelência dos processos

Com foco na busca pela melhoria contínua e satisfação dos clientes, a Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, manteve a sua certificação do selo ISO 9001:2015 nos setores de Fiscalização e Atendimento ao Cliente. Os departamentos passaram por auditoria em que foi avaliado o sistema de gestão de qualidade e sua eficácia. O selo garante maior eficiência nos processos adotados pela concessionária e reflete a gestão da qualidade dos serviços prestados.

Em razão das medidas de prevenção à Covid-19, a auditoria externa foi realizada de forma remota pelo auditor líder Fabricio Assis Carvalho, da Fundação Vanzolini. As auditorias de supervisão fazem um novo exame amostral do sistema de gestão, encerram pendências deixadas nas avaliações anteriores e percorrem novamente processos, controles, registros e avaliam como as organizações estabelecem estratégias e ações para alcançar os objetivos traçados, bem como seus resultados. Durante o processo de auditoria um dos pontos positivos destacados pelo auditor foi o conjunto de medidas adotado pela concessionária para continuar os serviços essenciais durante a pandemia.

“O ano de 2020 foi desafiador para todos, em especial para as organizações que tiveram que manter os serviços essenciais em pleno funcionamento em meio a uma pandemia. Dos aspectos positivos que demonstraram a efetiva manutenção deste sistema de gestão, me chamou a atenção as estratégias de enfrentamento dos impactos da pandemia e manutenção da operação essencial e também a abertura de canais digitais de atendimento”, comentou o auditor.

A norma ISO 9001:2015 é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços.

“A melhoria nos processos é uma busca constante para ofereceremos um serviço de excelência aos nossos usuários. E durante esta pandemia mantemos o cuidado com o principal elemento das nossas operações: as pessoas. É por isso que disponibilizamos diversos canais para auxiliar os nossos clientes no que for preciso. Estamos nas ruas para assegurar que a água tratada chegue aos nossos usuários, que o esgoto seja coletado e tratado e que os clientes recebam o atendimento que precisam. Não abrimos mão das medidas de segurança para que as operações permaneçam de maneira ininterrupta, afinal, levamos saúde e qualidade de vida para todos”, comenta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Na Prolagos, o setor de Atendimento ao Cliente possui a certificação na Norma ISO 9001 desde dezembro de 2013. Em dezembro de 2015, o auditor representante da Fundação Vanzolini, recomendou a certificação para o setor de Fiscalização. Periodicamente são realizadas auditorias externas para uma validação do certificado, sendo realizada ainda, anualmente, auditoria interna e externa para garantir a manutenção do selo.

Por causa da pandemia, as lojas comerciais permanecem fechadas, porém os clientes podem contar com os canais digitais da empresa. A concessionária disponibiliza o aplicativo Águas APP, que dá acesso a débitos automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos, o WhatsApp (22) 997228242, assim como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível pelo número 0800 70 20 195. A empresa conta ainda com a Agência Virtual no site Prolagos.com.br e totens de autoatendimento em comércios de bairro e no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio.

Mergulhadores fazem limpeza da captação do Rio Salgado, em Iguaba

Postado por [email protected] em 23/dez/2020 - Sem Comentários

Melhoria no sistema de esgotamento sanitário coleta em tempo seco faz parte do Plano Verão da Prolagos

Como ação preventiva para a alta temporada, a Prolagos contratou mergulhadores profissionais para executarem a limpeza no sistema de captação do Rio Salgado, em Iguaba Grande. A medida teve como objetivo garantir o pleno funcionamento do sistema operado no modelo coleta em tempo seco, que faz a captação das contribuições de esgoto que chegam pela rede de drenagem. Todo trabalho foi feito com a elevatória operando normalmente, ou seja, bombeando o esgoto para a estação de tratamento.

A medida faz parte do Plano Verão da concessionária na operação de esgotamento sanitário, que conta ainda com melhorias nas estações elevatórias e de tratamento. “Fizemos a manutenção preventiva em todas as nossas unidades, investimos na aquisição de novos equipamentos, como bombas reservas e geradores para garantir o pleno funcionamento das estações. Além das melhorias operacionais, algumas unidades foram revitalizadas”, explica o gerente de Operações em Esgoto, Mário Márcio Gonçalves.

A elevatória do Rio Salgado é o último ponto de captação de esgoto e a responsável por bombear o esgoto até a estação de tratamento. Com capacidade para receber seis milhões de litros de esgoto por dia, a ETE Iguaba trata 100% do que é coletado e opera em sistema terciário com desinfecção por ultravioleta, o que representa maior nível de eficiência e uma das tecnologias mais modernas disponíveis no país.

O sistema de esgotamento sanitário em vigor na região é o coleta em tempo seco, que intercepta as contribuições presentes na rede de drenagem, evitando o lançamento em algum corpo hídrico. A estrutura operada pela Prolagos nos cinco municípios da área de concessão (Arraial, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro) é composta por 7 estações de tratamento, 80 estações elevatórias, 186 quilômetros de rede coletora.

Extensão de rede leva água potável aos quiosques da Praia do Peró

Postado por [email protected] em 22/dez/2020 - Sem Comentários

Pelo terceiro ano consecutivo, orla recebe a certificação da Bandeira Azul

Além do hasteamento da Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo, a temporada de verão 2020/2021 traz uma importante iniciativa para a Praia do Peró, em Cabo Frio: uma rede de água potável já disponível para atender os quiosques da orla. A implantação de 550 metros de tubulação foi executada pela concessionária Prolagos, após a liberação da secretaria de Meio Ambiente, que emitiu certidão ambiental autorizando o início da obra.

Com a parte estrutural finalizada, inclusive com a instalação dos hidrômetros, para ativar a ligação os comerciantes precisam formalizar a adesão ao serviço de abastecimento junto ao setor Comercial da empresa. Para agilizar o atendimento, agentes da Prolagos estão no local conversando com os proprietários e apresentando o contrato de adesão.

Bandeira Azul: No último domingo, 20, a “Bandeira Azul” foi hasteada na Praia do Peró e, pela primeira vez, ficará por uma temporada inteira, 12 meses. Anteriormente, a bandeira permaneceu por um período de seis meses. A certificação é emitida pela Fundação para a Educação Ambiental, organização internacional com sede em Copenhague, na Dinamarca, que premia os melhores exemplos ao redor do mundo na gestão ambiental de marinas, praias e embarcações de turismo. Um júri internacional avalia quatro aspectos: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança. No estado do Rio, além da Praia do Peró, somente a Prainha e a Praia da Reserva, ambas na cidade do Rio de Janeiro, receberam o selo para a temporada 2021.

Manutenção emergencial na ETA Juturnaíba

Postado por [email protected] em 22/dez/2020 - Sem Comentários

A Prolagos informa que devido a uma manutenção emergencial, a Estação de Tratamento de Água, localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama, está operando com capacidade reduzida em alguns momentos do dia, o que pode afetar o abastecimento em algumas localidades.

Técnicos da concessionária estão focados na resolução do problema e farão duas intervenções: hoje, das 18h às 24h, e nesta quarta-feira, também das 18h às 24h. A partir da conclusão dos serviços, a estação volta a trabalhar com capacidade máxima e o abastecimento será normalizado de forma gradual.

A empresa orienta a população que faça o consumo consciente da água. O atendimento emergencial a hospitais e postos de saúde será feito por meio de caminhões-pipa até a normalização do sistema. A Prolagos é responsável pelos serviços de água e esgoto dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Qualquer ocorrência que necessite intervenção da concessionária deve ser registrada nos canais oficiais de relacionamento com o cliente: 0800-7020-195 e pelo WhatsApp (22) 9.9722-8242. Os usuários contam também com o autoatendimento por meio do aplicativo Águas APP ou pela plataforma Serviços Online, disponível no site www.prolagos.com.br.

Oficina de cerâmica empodera mulheres quilombolas da Baía Formosa

Postado por [email protected] em 21/dez/2020 - Sem Comentários

Primeira fase do projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro encerra com roda de ciranda e exposição de peças na Casa Scliar

 

As trocas de conhecimento vividas nos últimos meses durante as oficinas de cerâmica do Somos

Peças produzidas pelas alunas ficaram expostas na sala principal da Casa Scliar

Divas na Luz do Candeeiro não irão ficar na Casa Scliar, em Cabo Frio. Após aprenderem a transformar argila em bonecas, pratos, panelas, travessas entre outros objetos, as seis alunas que participaram da primeira edição do projeto realizado pelo Instituto Cultural Carlos Scliar e Prolagos querem, agora, compartilhar todo o aprendizado no quilombo de Baía Formosa, em Armação dos Búzios.

Nos últimos três meses, as divas Cássia da Conceição, Elisa Fernandes, Elizeth Antunes, Esila Pereira, Elizabeth Fernandes e Valquíria da Conceição se reuniram nos jardins da Casa Museu, no bairro São Bento, onde aprenderam a modelar a argila, pintar, queimar e aplicar ilustrações, transformando barro em peças decorativas e utensílios domésticos. “Agora queremos levar esse aprendizado para o quilombo e ensinar a todos que queiram aprender. No começo não tínhamos noção de como seria, mas com o tempo nos encantamos com essa arte e agora vamos continuar a produção para expor e vender no quilombo e no site. A ideia é que seja mais uma fonte de renda”, comentou a artesã Esila Pereira de Andrade.

As novas ceramistas da região exibem com orgulho o certificado

O projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro foi idealizado pela arquiteta Cristina Ventura, Coordenadora da Casa Scliar, com o objetivo de estimular o empoderamento feminino, especialmente de mulheres negras, por meio da geração de renda. “Estávamos ensinando para elas virarem ceramistas e produzirem as peças, mas assim que entenderam o que estavam fazendo, a expectativa delas passou a ser a de ensinar, de multiplicar. Isso foi totalmente inusitado e engrandecedor para a equipe do instituto. Agora queremos partir para uma próxima etapa que é poder instrumentalizar o espaço de cada uma, criando condições para fazer o trabalho e ensinar”, acrescenta Cristina.

Com a Casa Museu fechada para visitações, o espaço foi adaptado para receber as participantes de maneira segura: todos os encontros foram realizados cumprindo as regras de convivência para evitar a propagação do novo coronavírus, com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Durante o encerramento das atividades, as peças produzidas durante as aulas ocuparam o salão principal da Casa Scliar, dividindo espaço com a obra do patrono da casa. Durante a pequena comemoração, as seis divas fizeram uma roda de ciranda, cantando as tradicionais músicas do quilombo, que também animaram as tardes de quinta, durante as aulas.

O projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro” faz parte das comemorações do centenário de nascimento do pintor Carlos Scliar, patrono da Casa Museu, que representou a luminária rudimentar em diversas peças. A ação afirmativa visa dar projeção à história e cultura quilombola e está alinhada ao programa de diversidade e igualdade racial Respeito Dá o Tom, desenvolvido pela Prolagos e todas as empresas do grupo Aegea. “Entendemos que nosso trabalho vai além do saneamento, estamos em busca da melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas nos municípios onde atuamos. Por isso, nossas ações visam aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baseadas no tripé educação, saúde e geração de renda, como o Somos Divas”, conclui Francine Melo, Coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Conheça as divas:

 

Prolagos orienta população a manter cisternas cheias

Postado por [email protected] em 16/dez/2020 - Sem Comentários

Reservação de acordo com o número de pessoas e manutenção das instalações hidráulicas também fazem parte da campanha de conscientização da concessionária

 

“Cuidar é a cara do verão” – este é o slogan da campanha publicitária que a Prolagos está veiculando na mídia desde o mês de outubro e que se intensificou em dezembro. São dicas para que os usuários preparem suas casas para a alta temporada, como checar torneiras, boias e conexões e encher os reservatórios (caixas d’água e cisternas) antes da chegada dos turistas. Além disso, é fundamental que a capacidade de reservação do imóvel seja suficiente para atender o número de ocupantes por um período de cinco dias. Cada indivíduo consome, em média, 200 litros de água por dia.

No período de verão, o número de pessoas presentes nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia salta de cerca de 400 mil para mais de 1,25 milhão. Com o aumento da população e da temperatura, a demanda por água também se intensifica e, por isso, a Prolagos elaborou várias ações para atenuar os efeitos do aumento do consumo de água, mas é preciso que a população faça sua parte.

“É importante que os moradores também se preparem, verificando as instalações hidráulicas e fazendo a limpeza de cisternas e caixas d’água. Além disso, é fundamental que os reservatórios dos imóveis tenham capacidade de armazenamento de acordo com o número de pessoas que irão receber, além de mantê-los sempre cheios. Estas são medidas simples que fazem grande diferença durante este período”, explicou o diretor executivo, José Carlos Almeida.

22 novas estações de bombeamento foram instaladas para este verão

Entre as medidas realizadas pela Prolagos para reduzir os impactos provocados pelo aumento do consumo de água tratada durante a alta temporada, destacam-se as melhorias na Estação de Tratamento de Água, manutenções nas estações de tratamento de esgoto, limpeza e troca de equipamentos e aquisição de novos geradores. A fim de aumentar a pressão nas redes e facilitar o transporte de água, neste ano, a concessionária implantou 22 novas estações de bombeamento em todo o sistema de distribuição e modernizou as estações já existentes.

O setor Comercial reforçou o atendimento com a contratação e ampliação da equipe interna da área. Mas os clientes não precisarão sair casa para fazer qualquer solicitação, o Águas APP dá acesso a débito automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos. O atendimento via WhatsApp foi reforçado e funcionará 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível pelos números 0800 70 20 195.

Ligação clandestina de água é descoberta em lavanderia em Búzios

Postado por [email protected] em 11/dez/2020 - Sem Comentários

Irregularidade é considerada crime pelo Código Penal (artigo 155)

 Em ação conjunta nesta sexta-feira, agentes da Prefeitura de Armação dos Búzios e da Prolagos identificaram ligações irregulares de água em quatro imóveis no bairro São José. Uma denúncia anônima levou as equipes até o local onde as fraudes foram encontradas em um condomínio com três casas e uma lavandeira. Após vistoria, os agentes localizaram o mesmo tipo de ligação clandestina em uma casa vizinha.

Os responsáveis foram multados e receberão cobrança retroativa referente aos meses de consumo indevido. “Quando alguém faz uma intervenção na rede pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, inclusive com risco de contaminação da água. Além disso, não é justo com os consumidores que agem corretamente. Nesse período de alta temporada, quando a população triplica, elevando o consumo, o uso consciente de água se torna ainda mais essencial. Quem frauda demonstra má fé, desperdiça e não está preocupado com os outros”, afirma o Gerente Comercial Vitor Gabriel.

O chamado ‘gato de água’ é considerado crime pelo Código Penal (artigo 155). A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

 

Prolagos prorroga campanha de negociação de dívidas

Postado por [email protected] em 11/dez/2020 - Sem Comentários

Conta em Dia segue até o dia 31 de dezembro e oferece condições especiais para regularização da conta de água

 

A Prolagos prorrogou até o dia 31 de dezembro a campanha de negociação de dívidas Conta em Dia. Os usuários que estão com alguma pendência na conta de água agora podem utilizar o 13º salário para aproveitar as facilidades oferecidas e começar o próximo ano com tranquilidade. A ação oferece condições especiais de negociação, como isenção de juros e multas, descontos que chegam a 50% e parcelamento em até 60 vezes, dependendo do tempo da dívida. Os usuários cadastrados na Tarifa Social poderão ter um parcelamento ainda maior, chegando a 100 vezes.

“Por conta da pandemia antecipamos a campanha e agora estamos também prorrogando. Entendemos que este ano está sendo desafiador para todos e estamos ao lado dos nossos clientes para oferecer todas as facilidades possíveis. Sabemos que é muito importante começar um novo ano com tranquilidade e a nossa proposta é ouvir cada pessoa para juntos encontrarmos a melhor solução. Estamos oferecemos condições personalizadas, respeitando a realidade de cada usuário”, comenta o gerente Comercial, Vitor Gabriel.

O cliente que estiver interessado pode fazer toda a negociação sem sair de casa por meio de um dos canais de atendimento da concessionária como o 0800 70 20 195, WhatsApp (22) 99722 8242, ou ainda pelo e-mail [email protected]. De forma prática e segura, os usuários também podem usar o aplicativo Águas APP, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, e a Agência virtual, no site da concessionária www.prolagos.com.br.

Os benefícios são estendidos aos usuários que possuem multa por irregularidade e querem resolver a pendência junto à concessionária, acertar a situação e voltar a ter os benefícios do fornecimento de água tratada. A campanha está disponível para todos os clientes da área de concessão, composta pelos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Tamoios ganha mais um hidrante para auxiliar socorro do Corpo de Bombeiros

Postado por [email protected] em 07/dez/2020 - Sem Comentários

Equipamento instalado pela Prolagos próximo à UPA de Unamar se junta a outros dois disponíveis no segundo distrito

 

O distrito de Tamoios, em Cabo Frio, acaba de receber mais um hidrante para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios. A pedido do comandante do 18° Grupamento Bombeiro Militar, Tenente-coronel Torres, a Prolagos instalou o equipamento na Avenida Independência, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Unamar.

O ponto de captação de água foi conectado à adutora (tubulação de grande porte que transporta água), às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), por equipe própria da concessionária. Esta é a segunda unidade de abastecimento implantada pela Prolagos em Tamoios em menos de um mês. No início de novembro, outro equipamento foi disponibilizado próximo ao Condomínio Orla 500.

Os dois novos hidrantes se somam ao já existente localizado próximo ao UnaPark e facilitará o abastecimento de água das viaturas de socorro, potencializando a pronta resposta da corporação. “O distrito de Tamoios vem crescendo ao longo dos anos e esses novos equipamentos irão auxiliar a corporação no combate a incêndios. Continuaremos os estudos para a implantação de novos hidrantes em pontos estratégicos nos cinco municípios da área de concessão”, comenta o gerente de Operações de Água, José Vicente Marino.

Os novos pontos de água darão mais tranquilidade aos bombeiros na atuação na localidade neste verão. Com a mesma área de atuação – Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia – representantes da Prolagos e os comandantes do 18º GBM e do CBA V – Baixadas Litorâneas se reuniram em novembro para reforçar a parceria, especialmente para os meses da alta temporada, a fim de oferecer a melhor resposta para a população.