Postado por [email protected] em 30/nov/2020 - Sem Comentários
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente neste ano, são esperados 65.840 novos casos de câncer, muitos poderão não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social causado pela pandemia. Diante desde cenário imposto pelo novo coronavírus, as campanhas de conscientização para os cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce de doenças são ainda mais importantes. O Novembro Azul é um deles e tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
Em apoio à campanha, a Prolagos, concessionária de água e esgoto da Aegea Saneamento, desenvolveu uma série de ações ao longo do mês. A primeira foi a iluminação da sede com a cor alusiva à campanha: o tom azul, que também faz parte da identidade visual da empresa, tomou conta do prédio às margens da Rodovia Amaral Peixoto, em São Pedro da Aldeia. “A mudança de cor é uma pequena provocação para reforçar as mensagens passadas nessas campanhas. Saímos do rosa, em outubro, para o azul, em novembro. É uma medida simples, que pode servir de alerta e lembrar de marcar um médico ou exames”, comenta a coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Gabriela Negreiros.
Com uma equipe formada majoritariamente por homens, a concessionária também adotou outras medidas para impactar diretamente o público interno. A frota ganhou adesivo com o tradicional laço azul com bigode, os colaboradores de atividades externas receberam máscaras azuis e todos foram convidados a participar de uma palestra com o urologista Luis Carlos Souza. O bate-papo aconteceu no salão da sede, respeitando os protocolos de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e disponibilidade de álcool em gel.
A apresentação foi transmitida via streaming para os colaboradores que estão em home office. “Quando é feito o diagnóstico precoce do câncer de próstata, é possível chegar a 95% de cura. A demora no diagnóstico pode levar a metástase e serem fulminantes para o paciente. O PSA é um exame de sangue muito importante para o diagnóstico, mas só pega 40% a 50% dos cânceres, o toque retal faz o complemento”, esclarece o urologista.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
No Brasil, houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma redução de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer em 2020.
Postado por [email protected] em 27/nov/2020 - Sem Comentários
As principais ações desenvolvidas pela Prolagos ao longo deste ano para abastecer moradores e turistas de cinco municípios da Região dos Lagos na alta temporada foram tema de encontro entre gerentes da concessionária e membros do Cabo Frio Convention Bureau, que representa o setor turístico local. A apresentação do Plano Verão 2020/2021, elaborado pela concessionária e protocolado na Agenersa, aconteceu nesta semana, nas dependências do Hotel Caribe, no bairro Algodoal.
O plano foi detalhado pelo gerente de Operações de Água, José Vicente Marino, e contou com a participação de Ricardo Azevedo, Gerente de Responsabilidade Social, e Vitor Gabriel, Gerente Comercial. Entre os destaques para este ano estão a instalação de 22 novas estações de bombeamento e melhorias na estação de tratamento de água, como a construção de uma nova subestação de energia elétrica. “O planejamento para um verão começa quando o anterior termina e analisamos a performance para encontrar os pontos de melhoria. Ao longo do ano, fizemos todas as manutenções preventivas para evitar paradas emergenciais durante o verão e investimos em equipamentos para deixar a operação autossuficiente. Além de todas ações, a participação ativa da população e dos empresários na preparação dos imóveis também é fundamental”, reforça José Vicente.
Fazer a revisão das instalações hidráulicas, limpeza de cisternas, caixas d’água e caixa de gordura e regular as boias são algumas medidas que devem ser providenciadas. Essas dicas são reforçadas na campanha publicitária da concessionária, que neste tem como mote “Cuidar é a cara do verão”, uma referência sobre a importância de ações preventivas para evitar contratempos, que ganhou ainda mais força com a pandemia. A ação reforça, também, a importância em ter reservatório adequado ao número de pessoas que ocupam os imóveis. “Sabemos que neste período do ano as famílias recebem muitas visitas e há ainda o aluguel de imóveis por temporada, ultrapassando a capacidade do imóvel. Aqueles que possuem reserva de água adequada não percebem quando há alguma baixa na pressão na rede de distribuição”, exemplifica o gerente de Operações de Água.
Além de executar as melhorias e orientar a população, a Prolagos também faz um trabalho preventivo junto aos estabelecimentos comerciais que têm grande demanda por abastecimento, como hotéis e pousadas. Equipes da concessionária vistoriam os imóveis para checar as condições de abastecimento e reservação. “Ficamos muito contentes com o que ouvimos, pois nos deu uma extrema tranquilidade. Sabemos que a alta temporada é um pouco difícil para todos por conta da lotação das cidades e para este ano acreditamos que o movimento será ainda maior por conta deste momento em que estamos vivendo. Esta preocupação não existe mais, pois sabemos que a Prolagos está disposta a atender a todas as necessidades, inclusive fazendo esta visita nos meios de hospedagens para começarmos a temporada com todos os preparativos em dia”, comenta Maria Ines Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau.
A Prolagos também preparou esquema especial de atendimento aos usuários com a reabertura das lojas, que receberam a certificação internacional SafeGuard, emitida pelo instituto Bureau Veritas, que atesta as iniciativas para conter a propagação do novo coronavírus. Além de ampliar o número de atendentes, as lojas comerciais abrirão aos sábados das 8h às 12h. Para manter a conveniência e segurança daqueles que preferirem o contato à distância, a concessionária disponibiliza o aplicativo Águas APP, que dá acesso a débitos automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos, o WhatsApp (22) 997228242, que funcionará 24 horas, assim como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível pelos números 0800 70 20 195 e (22) 2621-5095. A empresa conta ainda com a Agência Virtual no site Prolagos.com.br e totens de autoatendimento em comércios de bairro e no Shopping Park Lagos.
Postado por [email protected] em 26/nov/2020 - Sem Comentários
Representantes dos municípios e do MPRJ conheceram as estratégias da concessionária para enfrentar os desafios do verão
Diretores e gerentes da Prolagos se reuniram de maneira virtual na tarde desta quarta-feira com representantes das prefeituras da área de concessão da empresa e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para apresentar as medidas preventivas desenvolvidas pela concessionária para reduzir os impactos provocados pelo aumento do consumo de água tratada durante a alta temporada. Além do diretor-presidente, Sérgio Braga, e do diretor executivo, José Carlos Almeida, participaram da apresentação os gerentes José Vicente Marino, de Operações de Água, Mario Marcio Gonçalves, de Operações de Esgoto, Vitor Gabriel (Comercial), Niella Morato (Jurídico) e outros representantes da empresa.
A iniciativa faz parte de uma prestação de contas da concessionária, que apresentou todos os investimentos e ações realizadas nos últimos meses com foco no período de verão, quando o número de pessoas presentes nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia salta de cerca de 400 mil para mais de 1,25 milhão. Com o aumento da população e da temperatura, a demanda por água também se intensifica e, por isso, a Prolagos elaborou um conjunto de medidas para atenuar, de forma preventiva, os efeitos do aumento do consumo de água tratada nos meses mais quentes do ano.
Entre as ações realizadas pela empresa destacam-se as melhorias na Estação de Tratamento de Água, manutenções nas estações de tratamento de esgoto, limpeza e troca de equipamentos e aquisição de novos geradores. A fim de aumentar a pressão nas redes e facilitar o transporte de água, neste ano, a concessionária implantou 22 novas estações de bombeamento em todo o sistema de distribuição e modernizou as estações já existentes.
Desde o fim de outubro, a concessionária está veiculando nas redes sociais e nos veículos de imprensa de grande circulação dicas para que os usuários preparem suas casas para o verão, como verificar a capacidade de reservação do imóvel, checar torneiras, boias e conexões e encher os reservatórios. A campanha de conscientização e orientação para a população também foi apresentada aos participantes do encontro. “É importante que os moradores também se preparem, verificando as instalações hidráulicas e fazendo a limpeza de cisternas e caixas d’água. Além disso, assim como nos preparamos para receber uma visita em nossa casa, comprando mais comidas e bebidas, precisamos que os reservatórios dos nossos imóveis tenham capacidade de armazenamento de acordo com o número de pessoas que iremos receber, além de mantê-los sempre cheios. Estas são medidas simples que fazem grande diferença durante este período”, explicou o diretor executivo, José Carlos Almeida.
Além da preparação Operacional, o setor Comercial irá reforçar o atendimento a partir de dezembro com a contratação de atendentes temporários e ampliação do atendimento com equipe interna. As lojas comerciais, que nesta semana foram recertificadas pelo selo internacional Safe Guard, irão abrir a partir do dia 19 de dezembro seguindo todos os protocolos de saúde e segurança para evitar a propagação do novo coronavírus e também funcionarão aos sábados. O atendimento durante a semana será das 9h às 12h e das 13h às 17h e durante os sábados das 8h às 12h. Mas os clientes não precisarão sair casa para fazer qualquer solicitação, o Águas APP dá acesso a débitos automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos. O atendimento via WhatsApp foi reforçado e funcionará 24 horas, assim como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível pelos números 0800 70 20 195 e (22) 2621-5095.
Postado por [email protected] em 25/nov/2020 - Sem Comentários
A Prolagos informa que o contato com a concessionária através do telefone 0800 7020 195, que passou por instabilidades na terça-feira (24), está operando normalmente nesta quarta-feira. O telefone ficou inoperante devido a problemas de conexão da operadora, que executou as manutenções necessárias.
A concessionária reforça que conta com outros canais de atendimento: Águas App, site www.prolagos.com.br, e-mail ([email protected]), o WhatsApp da concessionária (22) 99722-8242) e as redes sociais (https://www.facebook.com/Prolagos e https://www.instagram.com/_prolagos).
Postado por [email protected] em 24/nov/2020 - Sem Comentários
A Prolagos informa que o contato através do telefone 0800 vem passando por instabilidades, durante esta terça-feira (24). O telefone 0800 7020 195 está inoperante devido a problemas de conexão da operadora – que já está realizando as manutenções necessárias.
A orientação é utilizar os outros canais de atendimento: Aguas App, site www.prolagos.com.br , e-mail ([email protected]), o WhatsApp da concessionária (22) 99722-8242) e as redes sociais (https://www.facebook.com/Prolagos e https://www.instagram.com/_prolagos).
A Prolagos permanece à disposição.
Postado por [email protected] em 23/nov/2020 - Sem Comentários
Parceria com o Shopping Park Lagos e Associação das Mulheres de Tamoios visa facilitar a rotina dos usuários
Desde o início da pandemia, a Prolagos, empresa do grupo Aegea, tem buscado alternativas para facilitar a rotina dos moradores dos municípios da área de concessão. Além de disponibilizar totens de autoatendimento em frente às lojas e firmar parceria com supermercados e comércios de bairro, a empresa ampliou os pontos para pagamentos e agora está presente em mais dois locais em Cabo Frio: Shopping Park Lagos e Associação das Mulheres de Tamoios (Amutam), no Segundo Distrito. Pelos terminais é possível retirar segunda via de conta, fazer consultas ou efetuar pagamentos de forma rápida e segura com cartão de débito e crédito, e também com o cartão virtual do auxílio emergencial.
A novidade se soma a outras medidas da empresa, que vem investindo em tecnologia para dar mais autonomia aos usuários e melhorar a experiência nos canais da concessionária. “Com as lojas comerciais temporariamente fechadas, manter o atendimento dos nossos clientes com segurança se tornou nossa prioridade. Esta opção foi pensada para aquelas pessoas que frequentam esses locais e podem aproveitar essa possibilidade para pagar a conta de água. Com a matrícula ou CPF do titular é possível acessar os serviços. Uma operação é feita em menos de um minuto”, informou o gerente comercial, Vitor Gabriel.
Na sede da Amutam, localizada na Rua Sereia, nº 24, bairro Aquarius, os moradores do Segundo Distrito de Cabo Frio podem utilizar o terminal de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A integrante da associação, Cassia Nascimento, já utilizou o totem e aprovou. “Está uma maravilha! Facilitou a minha vida porque trabalho fora e não tenho tempo de ficar em filas de banco ou na lotérica. Agora venho na associação e pago a conta da Prolagos”, comentou Cássia.
Já no Shopping Park Lagos, localizado na Avenida Henrique Terra, nº 1.700, bairro Novo Portinho, os terminais da concessionária ficam próximos ao espaço kids do shopping e estão disponíveis para uso todos os dias da semana no horário de funcionamento do shopping, das 12h às 22h.
Além dos totens, a Prolagos oferece ainda outros canais de autosserviço como o aplicativo Águas APP e a agência virtual no site, que possibilitam que os usuários resolvam suas demandas sem precisar falar com um atendente comercial. Para os clientes que utilizam o WhatsApp como canal de atendimento, a concessionária incluiu novas funcionalidades, como a automação na emissão da segunda via da conta de água, que agora passa a ser enviada sem a necessidade de interagir com um atendente. Para receber a conta, basta adicionar o número de telefone (22) 99722-8242 na agenda do celular, digitar o número da matrícula sem o dígito e seguir as orientações do atendimento eletrônico. O processo dura apenas um minuto desde a primeira mensagem até o envio código de barras ou da fatura em PDF.
Postado por [email protected] em 19/nov/2020 - Sem Comentários
O racismo estrutural é um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido no cotidiano e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. No mês da consciência negra, a Prolagos, por meio do comitê Gabriel da Casa da Flor, do programa Respeito Dá Tom, compartilha vídeos nas redes sociais com palavras e expressões que parecem corriqueiras, mas que carregam um teor racista. Com o mote “Racismo é crime. Racismo não. Racismo nunca.”, os colaboradores convidam a população a refletir sobre esses termos, como “mulata” e “serviço de preto”, e sugere novas palavras para substituí-los.
“Para combater a desigualdade racial é necessário começar. Por isso, neste mês, resolvemos trazer uma atitude simples que pode ajudar nesta luta: excluir expressões preconceituosas do nosso dia a dia. Precisamos fazer novas escolhas para o nosso vocabulário e lutar diariamente para que práticas e palavras que reforçam o racismo estrutural sejam abandonadas”, comenta Tayane Pimentel, que está a frente do comitê de igualdade racial da concessionária.
Contribuir para reduzir a desigualdade e fazer com que a diversidade étnico-racial da Região dos Lagos esteja representada em seu quadro de profissionais é o propósito da Prolagos, que desde 2017 conta com o programa de igualdade racial Respeito Dá o Tom, desenvolvido pela Aegea, holding de saneamento da qual a empresa faz parte.
O programa está baseado em 3 pilares em prol da Igualdade Racial: Empregabilidade, Desenvolvimento e Relacionamento. As ações vão desde rodas de conversa para informação e sensibilização sobre o tema entre os profissionais da empresa até adequações nos processos de recrutamento e seleção, com foco em ampliar a diversidade racial no quadro de trabalhadores, inclusive em funções de liderança.
Além de iniciativas voltadas ao público interno, a concessionária também promove ações afirmativas com foco na população local. Atualmente, em parceria com a Casa Scliar, mulheres do Quilombo Baía Formosa, de Armação dos Búzios, participam de oficina de cerâmica. O projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro visa promover o empoderamento da mulher negra por meio da geração de renda e valorizar a cultura dos povos tradicionais.
Desde o início do programa outras ações foram desenvolvidas, como exposição Respeito Dá o Tom, na Casa Scliar, com obras de Carlos Scliar e artistas locais; a confecção do busto de Teixeira e Sousa, por conta da semana que homenageia o cabo-friense que foi o primeiro romancista brasileiro; e discussão sobre racismo nas escolas municipais com rodas de conversa conduzidas pelo rapper, compositor, roteirista, ator, produtor áudio visual, youtuber e gari carioca Jota Jr.
O programa é conduzido por um comitê formado por colaboradores de diversas áreas. Batizado de Gabriel da Casa da Flor, o grupo homenageia o aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, filho de ex-escravizado, que trabalhou nas salinas da região, nunca frequentou a escola, e com materiais recolhidos no lixo e refugos de construções construiu a Casa da Flor, em São Pedro da Aldeia, símbolo da arquitetura espontânea.
Redes sociais da Prolagos
https://www.facebook.com/Prolagos
https://www.instagram.com/_prolagos/
Postado por [email protected] em 16/nov/2020 - Sem Comentários
A Região dos Lagos que, tradicionalmente, atrai um grande número de visitantes durante o verão, vive a expectativa de cidades ainda mais cheias nesta temporada. Com as fronteiras fechadas para os brasileiros em diversos países por conta da pandemia, o turismo doméstico ganha ainda mais força. Esta previsão é reforçada pelo levantamento realizado pelo portal de viagens Kayak, que aponta ainda a preferência por lugares mais próximos dos viajantes. As viagens em família são a principal motivação de 63% dos brasileiros entrevistados e os destinos de praia e natureza estão no topo da lista de desejos.
Nesse período em que as cidades veem a população triplicar, a superlotação impacta a rotina dos moradores, a mobilidade urbana e a prestação de todos os tipos de serviços. Na última temporada (2019/2020), os municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia somaram mais de um milhão e 250 mil pessoas (entre moradores e visitantes), de acordo com o monitoramento realizado pela Prolagos por meio do contador de veículo.
Para se preparar para este grande desafio, abastecer um grande número de pessoas acima do previsto em contrato, a Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos nessas cinco cidades, desenvolve todos os anos um plano especial, elaborado em parceria com o poder público e protocolado na agência reguladora. Além das próprias ações, a concessionária conta com a iniciativa dos usuários para que, também, providenciem as manutenções preventivas dos imóveis, como vistoria nas instalações hidráulicas, higienização dos reservatórios e, principalmente, abasteça as cisternas e caixas d’água antes da chegada dos turistas.
Com este foco, a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada às margens da Lagoa Juturnaíba, no município de Araruama, passou por melhorias que possibilitarão uma operação mais segura e eficiente. Na unidade, que tem capacidade para tratar 1500 litros por segundo, foi instalado um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de gerador de hipoclorito de sódio, substituindo o uso do cloro gás, o que representa maior segurança operacional e ambiental.
O novo método utiliza como matéria prima um item que já foi a principal economia da Região dos Lagos: o sal de cozinha. “O processo funciona de maneira simples utilizando sal de cozinha, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto”, comenta Rogério Marins, coordenador de Operações na ETA.
A estação também recebeu uma nova subestação de energia e dois grupos de geradores. Outras medidas também foram tomadas para garantir a eficiência da unidade, como a limpeza dos decantadores e dos reservatórios. A higienização das três câmaras com capacidade total de 3,6 milhões de litros de água, o equivalente a duas piscinas olímpicas, foi realizada em apenas dois dias e contou com o apoio de mergulhadores profissionais. “Todo o trabalho foi desenvolvido com a estação em plena operação e distribuição normalizada, sem impactar a rotina dos nossos usuários”, explicou José Vicente Marino, gerente de Operações de Água da Prolagos.
Postado por [email protected] em 13/nov/2020 - Sem Comentários
Obra realizada pela Prolagos leva mais saneamento para os bairros Manguinhos, Geribá, Centro e Alto de Búzios
Um dos destinos turísticos mais procurados durante o verão, Armação dos Búzios agora conta com uma nova rede coletora em funcionamento e integrada ao sistema principal de esgotamento sanitário operado pela Prolagos. Com cerca de 6,5 mil metros de rede, o investimento de mais de R$2 milhões contempla os bairros de Manguinhos, Geribá, Centro e Alto de Búzios e beneficia quase 600 imóveis.
A obra, iniciada em maio deste ano, foi realizada em cinco etapas e com um regime especial de trabalho para minimizar os impactos para os moradores, contando com a abertura e fechamento das valas no mesmo dia. A nova rede coletora foi interligada ao sistema existente, levando o efluente às estações elevatórias que atendem cada localidade e bombeando para a estação de tratamento no bairro São José, uma das mais modernas do país, que opera em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta, e tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia.
A ampliação da cobertura de coleta de esgoto no modelo separador absoluto, em complemento ao tempo seco, que capta as contribuições que chegam pela rede de drenagem, se soma as ações que visam a melhoria dos serviços de esgotamento sanitário em toda área de concessão da Prolagos.
“Esses investimentos refletem diretamente no desenvolvimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, aumentando a proteção ao meio ambiente, valorizando os imóveis e impulsionando o crescimento econômico das cidades que possuem o turismo como principal atrativo, principalmente no período do verão”, comentou José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.
Com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio.
Com a intervenção, os quatro bairros se somam a outros locais do balneário que contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura e Praia dos Ossos. A nova rede faz parte da estrutura de esgotamento sanitário dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.
Postado por [email protected] em 11/nov/2020 - Sem Comentários
Em visita à sede do 18º GBM, Presidente da Prolagos, Sérgio Braga, reafirma a disposição de trabalhar em conjunto no verão
O presidente da Prolagos, Sérgio Braga, e o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Ricardo Azevedo, foram recebidos nesta quarta-feira, 11/11, pelo comandante do 18° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Cabo Frio, Tenente Coronel José Carlos Torres, e o Coronel Capelli, Comandante do CBA – Baixadas Litorâneas.
Tanto a Prolagos quanto o 18° GBM tem no verão um grande desafio, devido à quantidade de turistas que vem para a região. Os cinco municípios da área de concessão são os mesmos do Grupamento de Bombeiros e na alta temporada a população chega a mais de 1,3 milhão (Armação dos Buzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia).
“Viemos aqui colocar a nossa empresa à disposição do Corpo de Bombeiros em todos os momentos do ano, em especial na alta temporada. Faremos o que for necessário para facilitar o trabalho dos bombeiros no verão em relação ao abastecimento de água”, afirma o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.
O Tenente Coronel José Carlos Torres agradeceu a visita e afirmou que é muito bom poder contar com uma empresa como a Prolagos. “Nosso trabalho no verão é muito intenso e juntos podemos dar uma resposta ainda melhor à população”.