Postado por [email protected] em 27/ago/2020 - Sem Comentários
Ações realizadas por colaboradores da Prolagos têm o objetivo de ajudar população vulnerável
Na semana em que marca o Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto, um grupo de funcionários da Prolagos comemora o primeiro ano do Comitê de Voluntariado da empresa. Implementado no ano passado, muito antes da pandemia ser uma realidade, o Programa de Voluntariado foi criado com o objetivo de estimular a atuação dos colaboradores em apoio à sociedade, principalmente da parcela mais necessitada.
Doação de sangue, ação de Natal, mobilização para arrecadação de alimentos e outras iniciativas marcaram este primeiro ano da rede do bem formada por representantes de diversos setores e níveis hierárquicos. Além dos voluntários, responsáveis pela organização das ações, todos os empregados são convidados a se engajarem nas ações. O programa está presente em todas as unidades da Aegea Saneamento e uniu pessoas com o mesmo propósito de vida: fazer o bem. Uma delas é a advogada Roberta Souza, que desde criança faz parte do universo da solidariedade inspirada pela mãe e há 6 anos inclui atitudes de amparo ao próximo na rotina.
“Esse último ano me deu a oportunidade de me aproximar da sociedade a qual atuamos. Conseguimos alcançar pessoas, aprimorar habilidades, descobrir talentos e nos inspirar com o altruísmo, criatividade e dedicação dos colegas em suas ações. O trabalho voluntário nos apresenta realidades diversas, nos torna mais humano, nos permite tocar vidas levando amor, esperança e transformação. Nessas ações percebemos que ganhamos muito mais do que aqueles aos quais estamos atendendo. Se doar é descobrir que um gesto simples pode mudar a história de uma pessoa!”, comenta Roberta, que atua no setor Jurídico e preside o comitê de Voluntariado da Prolagos.
Ao longo deste primeiro ano, além de impulsionar iniciativas já realizadas pela concessionária, como a doação de sangue, o programa mobilizou colaboradores com diferentes experiências no voluntariado. Alguns nunca haviam praticado, outros foram beneficiados por projetos como esse durante a vida e outros já engajados em causas humanitárias, inclusive, com experiência internacional, como a engenheira civil Amanda Schuenchel, que ministrou oficina de dança para crianças em situação de vulnerabilidade no Haiti.
“É possível dar o nosso melhor ao próximo, independente do que façamos. Pode ser um abraço ou uma atitude de carinho. Não depende só dos nossos dons, mas sim de doar tempo para se dedicar ao outro! Hoje, unir minha carreira a uma das coisas que mais me faz bem é um plano de vida. Sei que posso fazer muito mais e o programa veio para contribuir”, diz a voluntária Amanda, que atua no setor Comercial.
Para comemorar o Dia do Voluntário, as equipes da concessionária participam nesta sexta-feira, 28, de uma roda de conversa online sobre os desafios do voluntariado em tempos de isolamento social. A ação é aberta a funcionários das unidades da Aegea Saneamento, presente em 52 municípios além da área de concessão da Prolagos, e faz parte de uma iniciativa implantada durante a pandemia que reúne todo o grupo para bate-papos e lives semanais sobre saúde, liderança e bem-estar.
Desde março, o Voluntariado precisou se adaptar à nova realidade do distanciamento e também financeira, que impactou diretamente famílias dos cinco municípios de atuação da Prolagos. Para ajudar durante este período, os Agentes da Dignidade, forma que a concessionária denomina seus colaboradores engajados na causa, passaram a ficar mais atentos aos seus bairros e vizinhos para agirem sempre que necessário, seja ajudando com uma doação de roupa, alimentos, material de construção ou indicando pequenos comerciantes para apoiar a economia local.
Postado por [email protected] em 27/ago/2020 - Sem Comentários
A modernização da subestação de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) operada pela Prolagos será concluída neste domingo, 30 de agosto. Em função das atividades, a produção de água ficará suspensa das 8h às 12h, o que poderá reduzir as pressões do sistema de distribuição e impactar o abastecimento em localidades elevadas e finais de rede. Os imóveis que contam com reservação adequada para satisfazer as necessidades diárias de consumo de seus moradores não serão afetados.
A intervenção foi feita por etapas e faz parte do plano de melhorias elaborado pela concessionária com foco no verão, período em que o consumo de água permanece elevado por longo período devido ao aumento da população. “As manutenções preventivas na ETA sempre são executadas no inverno, quando o consumo de água é menor, gerando menos impacto para os nossos usuários. Por contas das manutenções programadas e das correções emergenciais, reforçamos que é fundamental que os imóveis tenham reservatórios adequados ao consumo”, explicou o gerente operacional da Prolagos, José Vicente Marino.
A modernização, iniciada no dia 26 de julho, visa reforçar a segurança operacional e a continuidade do abastecimento nas cidades da área de concessão. Após a retomada das operações, a normalização do fornecimento de água se dará de forma gradativa. A Prolagos é responsável pelo abastecimento de água tratada nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
A concessionária pede aos usuários que façam o uso consciente da água durante o período. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está à disposição pelo número 0800-7020-195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades). O cliente pode entrar em contato também pelo WhatsApp (22) 9.9722-8242 ou pelo aplicativo Águas APP.
Postado por [email protected] em 24/ago/2020 - Sem Comentários
Faturas também podem ser pagas com o cartão do saque emergencial do FGTS via totem, site ou aplicativo
Desde o início da pandemia, a Prolagos está ampliando as opções de serviços comerciais para facilitar a rotina dos usuários e atender suas demandas com segurança. Além de contar com diversas plataformas de autoatendimento, o cliente também pode quitar suas contas de água utilizando o auxílio emergencial ou FGTS emergencial, concedidos pelo Governo Federal. A modalidade está disponível em todos canais de pagamento, como aplicativo, totem e site, basta digitar a numeração do cartão de débito virtual disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, por meio do aplicativo Caixa Tem.
Com o anúncio do Governo Federal de que o pagamento do auxílio emergencial deve se estender até dezembro, os clientes podem contar com este recurso para regularizarem débitos e manterem as contas em dia. “Estamos atuando com foco no nosso usuário e criando opções para estar ao lado dele neste período desafiador. Além das diversas opções de pagamento, estamos abertos a negociações para as contas em atraso”, comentou o gerente comercial da Prolagos Vitor Gabriel.
Desde o fechamento temporário das lojas comerciais, a Prolagos ampliou o teleatendimento e os canais digitais de autosserviço dando mais autonomia aos usuários. A concessionária também criou o programa de atendimento Porta a Porta em que leva um agente até a casa do cliente cumprindo um protocolo de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento de um metro e meio. A empresa também capacitou leituristas que estão aptos a receberem as faturas de água para os clientes que quiserem pagar por cartão de crédito ou débito. Os funcionários da Prolagos são identificados com crachás, uniformes, veículos da empresa, não recebem dinheiro em espécie e todo atendimento acontece do lado de fora do imóvel.
A concessionária firmou ainda parceria com pequenos comércios em bairros, como padarias, farmácias e mercados para ampliar as opções de recebimento dos pagamentos. Para aqueles que não podem ficar em casa e estejam saindo, a concessionária disponibilizou totens de autoatendimento em frente às lojas em toda área de concessão. Com o número da matrícula ou CPF do titular, é possível retirar a segunda via da conta ou fazer pagamento em menos de um minuto.
Quem preferir utilizar o aplicativo, basta procurar o Águas APP, disponível para todas as concessionárias do grupo Aegea, e fazer o download gratuito. Em seguida, o cliente deve selecionar a unidade que quer atendimento, no caso, Prolagos, e o CPF do titular para buscar o serviço desejado. Além de utilizar o saldo do auxílio emergencial, é possível efetuar o pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. Além dessas opções, há ainda o Serviços Online para pagamentos com cartão de crédito e débito, disponível no site www.prolagos.com.br. Os consumidores também podem solicitar atendimento por meio do WhatsApp (22) 99722-8242 ou ligar para 0800 70 20 195.
Responsável pelos serviços públicos essenciais para a população de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a Prolagos adotou todas as medidas necessárias para garantir o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto durante a pandemia do novo coronavírus. A concessionária também vem somando esforços junto ao poder público e sociedade civil organizada com a doação de cestas básicas, equipamento de proteção para os profissionais da linha de frente, água sanitária, além de apoio na desinfecção de espaços públicos e instalação de pias públicas em locais de grande circulação de pessoas para auxiliar a população da higienização das mãos.
Postado por [email protected] em 14/ago/2020 - Sem Comentários
Campanha da Prolagos com a Reveg Resíduos vai reverter óleo de cozinha usado em alimentos para as famílias carentes
A pandemia do novo coronavírus impôs novos hábitos e formas de se relacionar mesmo à distância e na Prolagos, empresa do grupo Aegea, não foi diferente. As reuniões antes feitas presencialmente na sede da empresa ou das associações de moradores agora são online. Nesta semana, a Prolagos realizou um encontro digital com líderes comunitários de 14 entidade com o objetivo de estimular a arrecadação de óleo de cozinha usado para a campanha ‘De Olho no Óleo’, lançada no mês passado.
O bate-papo, conduzido pela equipe de Responsabilidade Social, criou uma oportunidade para que as associações trocassem ideias e experiências sobre a mobilização de solidariedade. Parcerias com grandes empresas de outros segmentos, restaurantes e lanchonetes, foram algumas das soluções levantadas para coletar mais resíduo e assim, levar mais alimentos ou produtos de limpeza e higiene para as comunidades participantes. ‘’Aqui no bairro estamos divulgando a campanha e nos mobilizando para passar em comércios, restaurantes e casas. Pretendemos conseguir alcançar uma grande quantidade de doações”, comenta Leandro Goulart, que representou a Associação de Moradores do Porto do Carro.
A presidente da Associação Viva Vida Mulher, Silvia Andrade, está contando com o apoio dos voluntários da entidade que vão recolher o óleo de cozinha usado no dia a dia. “Já temos vários parceiros que estão trazendo garrafas pets com óleo e estamos torcendo para conseguir um bom resultado para levar alimentos às famílias que já estão cadastradas em nossa associação”, diz Silvia, que também participou do encontro.
Os líderes comunitários, representantes dos bairros e equipes da Prolagos estão unidos com o mesmo propósito: arrecadar o máximo de óleo usado para ajudar as famílias que estão em situação vulnerável neste período. Por isso, a reunião virtual também foi realizada para informar uma novidade: para trocar o resíduo por alimentos não perecíveis ou produtos de higiene, as associações precisam arrecadar mil litros de óleo usado, metade do que foi proposto inicialmente. “Entendemos o momento que estamos passando e estamos presentes para ajudar os municípios que atendemos. O nosso foco com o ‘De Olho no Óleo’ vai além de conscientizar os moradores sobre a importância do descarte correto, estamos buscando minimizar os impactos financeiros causados pelo período de quarentena, que prejudicou diversos segmentos da economia”, declara Ricardo Azevedo, gerente de Responsabilidade Social da concessionária.
O programa de Olho no Óleo foi lançado no ano passado a fim de orientar a população a utilizar corretamente as redes públicas. O uso incorreto gera transtornos como transbordamentos de poços de visita, extravasamentos e até mesmo o retorno para os imóveis. O lançamento do resíduo nos ralos e vaso sanitário pode provocar entupimento da tubulação interna e atrair pragas que podem causar doenças como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.
Caso uma associação queira se inscrever na ação, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prolagos (www.prolagos.com.br). Para apoiar as entidades e o meio ambiente com a destinação correta do resíduo, basta espera-lo esfriar, colocar em uma garrafa de plástico e deixar na Associação de Moradores mais próxima.
Postado por [email protected] em 13/ago/2020 - Sem Comentários
A Prolagos fará manutenção programada na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, no próximo domingo, 16 de agosto, quando dará continuidade à modernização da Subestação Principal de Energia Elétrica. O serviço, que começou no dia 26 de julho, está sendo executada por etapas e visa reforçar a segurança operacional e a continuidade do abastecimento nas cidades da área de concessão.
A produção de água ficará suspensa das 8h às 12h, o que poderá reduzir as pressões do sistema de distribuição e impactar o abastecimento em localidades elevadas e finais de rede. Após a retomada das operações, a normalização do fornecimento de água nestes locais se dará de forma gradativa. Para minimizar os impactos, a concessionária manterá os reservatórios cheios e orienta a população que faça o mesmo.
A Prolagos é responsável pelo abastecimento de água tratada nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A concessionária pede aos usuários que façam o uso consciente da água durante o período. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está à disposição pelo número 0800-7020-195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades). O cliente pode entrar em contato também pelo WhatsApp (22) 9.9722-8242 ou pelo aplicativo Águas APP.
Postado por [email protected] em 10/ago/2020 - Sem Comentários
Destino turístico com destaque internacional, Armação dos Búzios está recebendo importante obra em saneamento básico: a implantação de 6,5 mil metros de rede de esgoto em quatro diferentes bairros: Manguinhos, Geribá, Centro e Alto de Búzios. Mais de 70% da tubulação já foi assentada e a previsão é que todo trabalho esteja concluído até novembro. As atividades estão sendo executadas seguindo as medidas de segurança contra o novo coronavírus recomendadas pelas autoridades de saúde.
O investimento de mais de R$ 2 milhões amplia a cobertura de coleta de esgoto no modelo separador absoluto, em complemento ao tempo seco, que capta as contribuições que chegam pela rede de drenagem, sistema em vigor na região. Com a intervenção, os quatro bairros se somam a outros locais no balneário que já contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura e Praia dos Ossos.
O projeto foi elaborado em parceria com a prefeitura, que definiu as cerca de 30 ruas contempladas. “Não foi uma escolha aleatória, focamos nos locais onde já havia este tipo de sistema com o objetivo de concluirmos as áreas atendidas pela rede exclusiva de coleta de esgoto. A ideia é progressivamente atendermos todo o município neste modelo”, explica o secretário de Obras, Paulo Abranches, que acompanha todo o trabalho de perto.
Para minimizar os impactos para os moradores, a obra está sendo executada neste período em que a circulação de pessoas e automóveis está restrita por conta da pandemia. Além disso, foi implantado regime especial de atividades com a abertura e fechamento das valas no mesmo dia de trabalho, liberando a via. A ampliação da cobertura em esgotamento sanitário tem relação direta no desenvolvimento dos municípios, melhorando a qualidade de vida, aumentando a proteção ao meio ambiente e valorizando o imóvel.
Para que o investimento tenha eficácia, após a disponibilidade da infraestrutura os proprietários dos mais de 600 imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. “Deixamos um terminal de ligação em frente de cada casa ou comércio para que a conexão seja feita. É preciso adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação neste ponto, garantindo que o esgoto tenha a destinação adequada”, reforça o engenheiro da Prolagos, Adibe Santos.
As novas redes coletoras serão interligadas às existentes, levando o efluente para a estação de tratamento no bairro São José. A ETE Búzios tem capacidade para tratar 17 milhões de litros por dia, atua em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta e é uma das mais modernas no país.
Postado por [email protected] em 06/ago/2020 - Sem Comentários
Equipes da concessionária farão atendimento domiciliar neste sábado, oferecendo facilidades nas negociações
A Prolagos, empresa do grupo Aegea, estará com atendimento itinerante para negociação de débitos e regularização com condições especiais no Grande Jardim Esperança, em Cabo Frio, neste sábado (8). Agentes da concessionária farão atendimentos porta a porta das 8h às 14h, e também estarão disponíveis para recebimento de demandas diversas, como solicitação de nova ligação e adesão na tarifa social.
A iniciativa, que também irá acontecer em outros bairros da área de concessão nos próximos meses, visa regularizar a situação cadastral dos clientes e facilitar o acesso ao abastecimento de água tratada, aliada essencial no combate ao novo coronavírus. Para a ação, a equipe Comercial da concessionária preparou condições especiais com parcelas flexíveis e descontos que podem chegar em até 50%. “É importante conversar e encontrar a melhor proposta de acordo com a realidade de cada usuário. Entendemos as dificuldades que a população vem enfrentando durante esse momento de pandemia e estamos dispostos à juntos encontrarmos soluções que atendam às necessidades de todos”, comenta o supervisor comercial Rodrigo Pereira.
Além de realizar a negociação de débitos, os clientes que preenchem os requisitos poderão fazer a adesão na Tarifa Social durante o atendimento itinerante. Em vigor desde 2012 e aprovada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio e Janeiro (Agenersa), o programa oferece desconto de 50% na conta de água. “Para receber o benefício, o cliente precisa ter renda familiar de até três salários mínimos, imóvel com construção de até 50 m², fazer parte de algum programa social do governo e ter média de consumo anual de 10 m³ de água. Durante a ação no Grande Jardim, estaremos fazendo a vistoria e a inclusão dos clientes no programa”, completa Rodrigo.
Os agentes poderão ser acionados pelos moradores ou o atendimento poderá ser previamente agendado pelo 0800 7020 195, que funciona 24h por dia, ou o WhatsApp (22) 99722-8242. Os funcionários da empresa estarão circulando de moto pelo bairro, devidamente identificados com uniforme e crachás e utilizando as medidas de proteção determinadas pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do coronavírus, como máscaras e álcool em gel e respeitando a distância entre o cliente o colaborador. Nenhum agente da Prolagos recebe dinheiro em espécie e o atendimento é do lado de fora do imóvel.
Postado por [email protected] em 04/ago/2020 - Sem Comentários
Campanha “De Olho no Óleo” reverterá o resíduo em alimento para famílias carentes
A Prolagos, empresa do grupo Aegea, está estimulando as associações de moradores de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia a se movimentarem por um mesmo propósito: destinar corretamente o óleo de cozinha usado e apoiar as comunidades afetadas financeiramente pela pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 17 associações e colônias de pescadores já se inscreveram na campanha deste ano do ‘De Olho no Óleo’.
“O programa foi lançado no ano passado e desde então realizamos gincanas com as associações de moradores, escolas municipais e restaurantes de Cabo Frio com o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte correto desse resíduo. Neste ano, convidamos novamente as associações e estamos realizando uma campanha onde todos podem sair vitoriosos. Com essa ação buscamos minimizar os impactos financeiros causados pelo período de quarentena”, explica Angélica Braz do setor de Responsabilidade Social da concessionária.
Além de dar um destino sustentável ao óleo, que será recolhido e transformado em sabão e biodiesel pela empresa parceira Reveg Resíduos, a ação mobiliza a população em prol da solidariedade, porque a cada dois mil litros de óleo arrecadados pelas entidades, será feita a doação de mil reais em alimentos que serão entregues às associações, responsáveis pela distribuição para as famílias que mais precisam.
“Nós das associações de moradores ficamos muito gratos por participar dessa iniciativa que vai ajudar muitas pessoas. As ações em parceria com a Prolagos têm trazido muitas coisas boas para a nossa comunidade. O nosso objetivo é movimentar os moradores para trazerem o óleo aqui na sede da associação e também vamos sair pedindo nos restaurantes, quiosques, praças, onde tiver barraquinha com frituras nós vamos estar recolhendo”, comenta Renato Fragoso, presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança, que venceu a gincana do ano passado ao coletar 870 litros do resíduo.
Para participar dessa rede do bem e descartar corretamente o resíduo, basta espera-lo esfriar, colocar em uma garrafa de plástico e deixar em um dos locais participantes. Caso uma associação queira se inscrever, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prolagos.
Confira as associações inscritas:
Associação de Moradores do bairro São Cristóvão, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Unamar – Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Canto do Forte, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Guarani, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Vila do Peró, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Jardim Esperança, Cabo Frio
Associação de Moradores do Residencial Monte Carlo – Minha Casa Minha Vida, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Morubá, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Parque Eldorado III, Cabo Frio
Associação de Mulheres de Cabo Frio, Distrito de Tamoios, Cabo Frio
Amutam – Associação Mulheres de Tamoios
Associação de Moradores do bairro Vila do Ar, Cabo Frio
Associação de Moradores do bairro Parque das Garças, Figueira, 2º Distrito de Arraial do Cabo
Associação de Moradores do bairro Recanto do Sol, São Pedro da Aldeia
Colônia de Pescadores de Cabo Frio (Z-4)
Colônia de Pescadores de São Pedro da Aldeia
Colônia de Pescadores de Iguaba Grande (Z-29)